Nome do Projeto
Educação Física Hospitalar
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/08/2018 - 13/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
A Educação Física tem ampliado a sua atuação em ambiente hospitalar auxiliando os profissionais de saúde em atendimentos mais humanizados, na promoção de internações de menor duração, na promoção de hábitos saudáveis e de uma melhor da qualidade de vida. No HE UFPel, a equipe de Educação Física está prioritariamente inserida nos setores da pediatria, da maternidade e no atendimento ambulatorial. Observa-se que seu papel tem demonstrado resultados positivos junto as equipes dos mencionados setores. Em concreto na Pediatria, sua atuação a partir do lúdico e com atividades recreativas tem contribuido com um espaço mais acolhedor e de amparo, não apenas as crianças mas também aos seus familiares, o que permite auxílio durante a internação e transmissão de conhecimento para aplicação pós-alta. Portanto, por um lado este projeto busca ampliar os atendimentos já realizados e por outro, proporcionar espaços de troca entre profissionais e graduandos potencializando uma constante formaçao, seja ela inicial ou continuada ou ainda em serviço.
Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo geral ampliar os atendimentos realizados pelo serviço de Educação Física no HE UFPel, promovendo a interação de conhecimento entre as área e fomentando um atendimento multiprofissional e interprofissional de qualidade, seguindo os seguintes passos de atendimento:
• Avaliar o desenvolvimento motor da criança e determinar condutas adotadas pós-avaliação e conhecimento do quadro de hospitalização;
• Realizar exercícios específicos para desenvolvimento motor em crianças que apresentem atraso de desenvolvimento;
• Realizar atividades recreativas e lúdicas com todas as crianças internadas na ala pediátrica;
• Encaminhar para atendimento ambulatorial no momento da alta crianças de 0 a 3 anos com atraso de desenvolvimento.
• Avaliar o desenvolvimento motor da criança e determinar condutas adotadas pós-avaliação e conhecimento do quadro de hospitalização;
• Realizar exercícios específicos para desenvolvimento motor em crianças que apresentem atraso de desenvolvimento;
• Realizar atividades recreativas e lúdicas com todas as crianças internadas na ala pediátrica;
• Encaminhar para atendimento ambulatorial no momento da alta crianças de 0 a 3 anos com atraso de desenvolvimento.
Justificativa
O motivador deste projeto foi uma grande inserção do serviço da Educação Física do HE UFPel com foco na atenção à saúde da criança. As experiências vivenciadas tanto pelas residentes como pelos profissionais de Educação Física tem demonstrado a importância da área no atendimento multidisciplinar neste setor. Portanto, ainda que seja um trabalho entendido de forma ampla e que abarca diferentes setores hospitalares, as ações iniciais estarão centradas na Pediatria contemplando os aspectos de Recreação Hospitalar, atendimento individualizado em leito com foco no desenvolvimento integral da criança e em concreto no desenvolvimento motor das mesmas. Portanto, este projeto se justifica na medida em que possibilita a ampliação dos atendimentos aos pacientes internados permitindo, de forma associada, a troca de experiências entre os profissionais da mesma área e também com aqueles de outras que aí atuam, fomentando ainda a formação destes e dos acadêmicos envolvidos. Todos esses critérios contemplam o entendimento do que vem a ser um Hospital Universitário, e destaca a importância de um atendimento SUS de qualidade. Trabalhar com o desenvolvimento motor da criança é de suma importância para sua saúde integral. Estudos mostram a importância do desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais e sua relação com outras áreas importantes na infância como o desenvolvimento cognitivo (BEST, 2010. e MEDINA-PAPST, J.; MARQUES, I., 2010).
Além disso, a prática regular de atividade física pode melhorar a mecânica respiratória, tornar a ventilação pulmonar mais eficaz e prevenir alterações posturais de uma criança com asma, por exemplo. A atividade física deve ser cada vez mais incentivada, pois se trata de um fator contributivo para a saúde e o bem-estar geral da criança e do adolescente (TEIXEIRA, L., 2008).
Desta forma através de exercícios físicos, lúdicos e recreativos, os profissionais de educação física buscam melhorar a qualidade de vida, diminuir o estresse frente à hospitalização e aos procedimentos nos pacientes internados, sendo estes os grandes beneficiados pelas ações.
Além disso, a prática regular de atividade física pode melhorar a mecânica respiratória, tornar a ventilação pulmonar mais eficaz e prevenir alterações posturais de uma criança com asma, por exemplo. A atividade física deve ser cada vez mais incentivada, pois se trata de um fator contributivo para a saúde e o bem-estar geral da criança e do adolescente (TEIXEIRA, L., 2008).
Desta forma através de exercícios físicos, lúdicos e recreativos, os profissionais de educação física buscam melhorar a qualidade de vida, diminuir o estresse frente à hospitalização e aos procedimentos nos pacientes internados, sendo estes os grandes beneficiados pelas ações.
Metodologia
Por ser realizado em ambiente hospitalar o projeto e seus participantes seguirão estritamente as normas do HE UFPel. Para avaliação dos pacientes, inicialmente, sob a supervisão dos profissionais de Educação Física, se consultarão os dados disponíveis em sistema informatizado sobre os pacientes internados e a evolução de seus quadros de internação; de posse das informações, se conversará com o responsável pelo paciente sobre o nascimento e os hábitos familiares; naqueles casos de crianças de 0 a 6 anos, com a permissão do responsável, se realizará uma avaliação do desenvolvimento dos pacientes utilizando o formulário de Brant sugerido pelo Ministério da Saúde. Em base a anamnese se determinará a conduta de atendimento específico seja ela da área da Educação Física ou mediante a solicitação de consultoria de outras áreas. Todos os procedimentos serão supervisionados pelos profissionais de Educação Física do HE UFPel incluindo as condutas e avaliações adotadas no prontuário do paciente, bem como, realizando a evolução de avaliação no sistema.
Indicadores, Metas e Resultados
Com este projeto pretendemos auxiliar o serviço de Educação Física do HE UFPel no atendimento ao maior número de pacientes internados, auxiliando na melhora do desenvolvimento motor das crianças com atraso avaliado; contribuindo para a manutenção de um ambiente hospitalar mais acolhedor e humano, buscando um maior bem estar dos pacientes e seus responsáveis durante a internação e estimulando uma redução do tempo da mesma. Buscamos também promover hábitos de vida saudáveis tanto para as crianças como para as suas famílias após alta hospitalar. Por outro lado, mediante a interação entre profissionais e acadêmicos buscamos fomentar uma formação inicial de qualidade associada ao estímulo de uma formação continuada em serviço instigada pela curiosidade e dúvidas dos futuros profissionais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE VIEGAS SARTORI | |||
ANDERSON TAVARES MEIRELES | |||
ANDRESSA DA COSTA MARQUES | |||
ANDRESSA FORMALIONI | |||
ANDRINE CARDOSO BARTZ | |||
ANGELA DE SIQUEIRA CAMEJO | |||
ANIE COUTINHO DE OLIVEIRA | 10 | ||
DANUSA MENEGAT | 4 | ||
DIENIFER DA SILVA GARCIA | |||
EDUARDO ALVES FERNANDES | |||
FERNANDA DE SOUZA TEIXEIRA | 20 | ||
FERNANDA GRILL DA SILVA | |||
FRANCISCO JOSÉ PEREIRA TAVARES | |||
GABRIEL BENAVENTANA SANTOS | |||
GABRIEL TIMM KNABACH | |||
GABRIELA DIEL DE ARRUDA | |||
GIOVANNA SILVA MUNARO | |||
GUILHERME DA SILVA MAGALHAES | |||
JAMILE DA ROSA RODRIGUES | |||
JOSE ANTONIO BICCA RIBEIRO | 10 | ||
JULIANA QUADROS SANTOS ROCHA | |||
KELEN GIOVANA LEITE FERREIRA | |||
LAURA DA SILVA STOCKER | |||
LIDIANE POZZA COSTA | |||
LUCIÉLE DA COSTA COSTA | |||
LUIZA TEIXEIRA DE LEAO | |||
LUIZA WINKEL DAVILA VIGHI | |||
LUIZA ZITZKE HARTWIG | |||
MARCELO ZANUSO COSTA | |||
SIMONE DA CUNHA COELHO | |||
VITORIA DA SILVA JESKE |