
Resumo
Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1998); Mestrado (2002) e Doutorado (2017) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Formação em Yoga (Anandam/POA; 2008). Atuou como docente nos cursos de Educação Física e Pedagogia em EAD da ULBRA (2002-2010); Educação Física/ IPA (2004-2005) e Pedagogia FACOS (2005) e em cursos de pós-graduação lato-sensu nas áreas de Educação Inclusiva; Psicopedagogia; Psicomotricidade e Educação Física Escolar. Foi professora de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre (2005-2010). Desde 2010, é professora efetiva da ESEF/UFPel. Na ESEF/UFPel coordena o Observatório de Práticas Integrativas: educação e saúde. Atualmente, é docente integrante do Projeto Unificado vinculado à Faculdade de Medicina intitulado "Mata Sensorial CuidATIVA: Inspirar Expirar Ação". Está, desde julho de 2019, na chefia do Departamento de Ginástica e Saúde desta unidade. É membro do NDE dos cursos de Licenciatura em Educação Física/UFPel. Membro do Conselho Departamental ESEF/UFPel (desde julho de 2019). Atua como docente no Programa de Residência Multiprofissional e em Àrea Profissional da Saúde na disciplina de ?Atividade física e saúde da criança?. Primeiramente como aluna da pós-graduação e pesquisadora integrou (2012-2017) o Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE/UFRGS), atualmente, integra o referido grupo como pesquisadora externa. No âmbito deste Núcleo, participou do Projeto de Pesquisa: Políticas de educação especial e inclusão escolar do Programa Observatório da Educação CAPES/INEP (2013-2017). No momento, também no NEPIE, participa dos Projetos de pesquisa intitulados "Políticas de Inclusão: configurações de atendimento educacional especializado" e "Projeto integrado em rede colaborativa de pesquisa: educação especial, saúde e processos inclusivos". Tem experiência na área de Educação Inclusiva, tendo interesse principalmente nos seguintes temas: autismo; medicalização; ludicidade e psicomotricidade; além das relações entre corpo, yoga, pensamento sistêmico e educação.
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017)
Mestrado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002)
Graduação em Educação Física (Universidade Federal de Pelotas, 1998)
Áreas de atuação
Educação Física - Educação Inclusiva
Educação - Educação Física Escolar
Educação - Ritmo e ludicidade
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Extensão | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Educação Física Hospitalar | 13/08/2018 | 13/08/2026 | 10 | |
As práticas integrativas e complementares e a promoção de saúde | 13/06/2022 | 13/06/2026 | 1 | |
Mata Sensorial CuidATIVA: Inspirar Expirar AÇÃO | 16/11/2020 | 16/11/2024 | 2 | |
Brincando de GinásticaCOORDENADOR DO PROJETO | 30/05/2022 | 30/12/2022 | 2 | |
40º Simpósio Nacional de Educação Física – Ecos da Pandemia: Educação Física e as crises de nosso tempo... | 03/08/2021 | 31/03/2022 | 44 | |
Observatório de Práticas Integrativas: Educação e SaúdeCOORDENADOR DO PROJETO | 22/06/2020 | 22/06/2021 | 6 | |
38º SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA e I ENCONTRO GAÚCHO DE GESTÃO | 10/08/2019 | 29/11/2019 | 43 | |
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Grupo de Interlocução Pedagógica ESEF/UFPel: práticas de compartilhamento e (re)construção de saberes | 01/07/2021 | 31/12/2024 | 1 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.