Nome do Curso / Conceitos (*)
CC (2016)4
Nível / Grau
Graduación / Tecnológico
Modalidade
Presencial
Turno
NOTURNO
Curso em extinção com alunos matriculados
Código UFPel
7500
Código e-MEC
1128121
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso criado pelo Conselho Superior conforme Portaria nº 1.478 de 28/09/2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 294 de 07 de julho de 2016. Publicada na Seção 1, página 12 do D.O.U. de 11/07/2016.
Curso reconhecido pela Portaria nº 294 de 07 de julho de 2016. Publicada na Seção 1, página 12 do D.O.U. de 11/07/2016.
Contextualização
Objetivos
Objetivo Geral
O Curso Superior de Tecnologia em Transportes Terrestre possui como objetivo oferecer uma educação com vistas à formação, qualificação e requalificação de profissionais com competência para compreender e analisar tecnologias relacionadas ao transporte terrestre. Que contemple ações de planejamento, operação, manutenção, proposição e gerenciamento de soluções tecnológicas para infraestrutura. Abrange transporte de pessoas e bens, mobilizando - de forma articulada - saberes e tecnologias relacionadas ao controle de trânsito e tráfego, cálculo e leitura de diagramas e mapas, normas técnicas e legislação.
Objetivos Específicos
O Curso Superior de Tecnologia em Transportes Terrestre possui como objetivo oferecer uma educação com vistas à formação, qualificação e requalificação de profissionais com competência para compreender e analisar tecnologias relacionadas ao transporte terrestre. Que contemple ações de planejamento, operação, manutenção, proposição e gerenciamento de soluções tecnológicas para infraestrutura. Abrange transporte de pessoas e bens, mobilizando - de forma articulada - saberes e tecnologias relacionadas ao controle de trânsito e tráfego, cálculo e leitura de diagramas e mapas, normas técnicas e legislação.
Objetivos Específicos
- Formar profissionais com competência para desenvolver habilidades, conhecimentos e atitudes necessárias ao bom funcionamento da organização de forma ética e sustentável na área de Transporte Terrestre;
- Propiciar ao profissional a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias do Transporte Terrestre;
- Possibilitar ao profissional o conhecimento de condições estratégicas e técnicas para a tomada de decisão no que tange o Transporte Terrestre;
- Permitir ao profissional o contato com ferramentas gerenciais aplicadas ao Transporte Terrestre;
- Promover ao profissional a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho;
- Propiciar ao profissional a flexibilidade, a interdisciplinaridade, à contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos.
Perfil do Egresso
Competências e habilidades
O Tecnólogo em Transporte Terrestre atua nas seguintes áreas:
- Nos sistemas de transporte de cargas e passageiros, nos sistemas viários, de engenharia de tráfego, da segurança, da educação para o trânsito;
- Promove a capacitação para que possam gerir planos e projetos nas áreas de planejamento urbano, de transportes e de circulação;
- Atua no desenvolvimento de novos processos produtivos, de pesquisa, de planejamento, de operação e fiscalização dos sistemas de transportes terrestres;
- Influi no incremento da qualidade dos serviços prestados ao transporte terrestre e trânsito;
- Estuda a viabilidade de investimentos em projetos de transporte, demanda e oferta dos serviços públicos, incluindo planejamento, operação e movimentação de cargas e pessoas;
- Operação de terminais e estacionamentos, e assuntos relacionados à segurança do trânsito.
Organização Curricular
Procedimentos e metodologias de ensino
A metodologia de ensino se dá pela aplicação de diferentes métodos no processo ensino-aprendizagem. Os principais métodos de ensino usados no Brasil são: método Tradicional (ou Conteudista), o Construtivismo e o Sociointeracionismo.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
A avaliação do desempenho dos alunos nas disciplinas seguirá, a não ser pelas exceções, o Regimento Geral da UFPel (1977), Cap. V do Sistema de Ensino, artigos 183 a 198. A avaliação do processo ensino-aprendizagem na função de determinar a aprendizagem abrange aspectos de assiduidade e avaliação do conhecimento, considerando as habilidades e competências esperadas.
O processo de avaliação será construído buscando-se uma avaliação mediadora, oportunizando ao aluno diversos momentos para expressar suas ideias através de discussões propostas de situações e realidades reais e possíveis de serem por eles vivenciadas em suas práticas profissionais fazendo as conexões entre o conteúdo trabalhado em sala de aula. A avaliação contínua e sucessiva, ajudando o aluno a superar as dificuldades no decorrer do processo de aprendizagem, é fundamental no processo de construção do conhecimento.
A operacionalização do processo de avaliação constará no plano de ensino das disciplinas e deverá ser apresentado pelo professor e discutido com os alunos no início do semestre. Este processo será instituído com a sugestão de que os professores façam uma avaliação da sua disciplina e de seu desempenho, junto aos alunos, buscando o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem.
A avaliação das disciplinas ofertadas na modalidade EAD será realizada em conformidade com o Plano de Trabalho apresentado pelo professor, respeitando os princípios e normas da Educação à Distância.
Quanto à avaliação do curso, considerando os novos instrumentos de avaliação dos cursos, será formado um Núcleo Docente Estruturante (NDE), composto, inicialmente, por professores que compõe a comissão de estruturação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Este núcleo tem a missão de pensar os cursos de forma constante e sistemática no sentido de buscar sempre a melhoria de sua estrutura administrativa - pedagógica criada a partir de regras internas da Universidade.
A avaliação deverá ser feita continuamente, através da análise do andamento de disciplinas, da integração destas, observando se as conexões entre estas estão ocorrendo. Para isso a participação e o engajamento dos professores serão fundamentais no momento que ele tem seu papel na identificação do crescimento intelectual do aluno.
Além disso, o colegiado buscará ficar em constante troca com os professores que atuam no curso, no sentido de buscar identificar as práticas pedagógicas e a constante atualização da estrutura curricular. Todas estas ações são possíveis se existir um comprometimento entre coordenação, professores e que estes tenham um espaço frequente para discutir as questões do dia a dia do curso. Entre as práticas pensadas, destacamos reuniões periódicas e acompanhamento semestral, buscando o ajuste da proposta curricular, sendo que as avaliações, preferencialmente, deverão ser realizadas anualmente.
Outros instrumentos para avaliação e coleta de dados poderão ser adotados e serão discutidos em colegiado. Todas estas ações, de maneira conjunta, deverão ser instrumentos úteis para o aperfeiçoamento das disciplinas, do crescimento dos alunos e do ajuste da proposta pedagógica do curso.
O processo de avaliação será construído buscando-se uma avaliação mediadora, oportunizando ao aluno diversos momentos para expressar suas ideias através de discussões propostas de situações e realidades reais e possíveis de serem por eles vivenciadas em suas práticas profissionais fazendo as conexões entre o conteúdo trabalhado em sala de aula. A avaliação contínua e sucessiva, ajudando o aluno a superar as dificuldades no decorrer do processo de aprendizagem, é fundamental no processo de construção do conhecimento.
A operacionalização do processo de avaliação constará no plano de ensino das disciplinas e deverá ser apresentado pelo professor e discutido com os alunos no início do semestre. Este processo será instituído com a sugestão de que os professores façam uma avaliação da sua disciplina e de seu desempenho, junto aos alunos, buscando o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem.
A avaliação das disciplinas ofertadas na modalidade EAD será realizada em conformidade com o Plano de Trabalho apresentado pelo professor, respeitando os princípios e normas da Educação à Distância.
Quanto à avaliação do curso, considerando os novos instrumentos de avaliação dos cursos, será formado um Núcleo Docente Estruturante (NDE), composto, inicialmente, por professores que compõe a comissão de estruturação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Este núcleo tem a missão de pensar os cursos de forma constante e sistemática no sentido de buscar sempre a melhoria de sua estrutura administrativa - pedagógica criada a partir de regras internas da Universidade.
A avaliação deverá ser feita continuamente, através da análise do andamento de disciplinas, da integração destas, observando se as conexões entre estas estão ocorrendo. Para isso a participação e o engajamento dos professores serão fundamentais no momento que ele tem seu papel na identificação do crescimento intelectual do aluno.
Além disso, o colegiado buscará ficar em constante troca com os professores que atuam no curso, no sentido de buscar identificar as práticas pedagógicas e a constante atualização da estrutura curricular. Todas estas ações são possíveis se existir um comprometimento entre coordenação, professores e que estes tenham um espaço frequente para discutir as questões do dia a dia do curso. Entre as práticas pensadas, destacamos reuniões periódicas e acompanhamento semestral, buscando o ajuste da proposta curricular, sendo que as avaliações, preferencialmente, deverão ser realizadas anualmente.
Outros instrumentos para avaliação e coleta de dados poderão ser adotados e serão discutidos em colegiado. Todas estas ações, de maneira conjunta, deverão ser instrumentos úteis para o aperfeiçoamento das disciplinas, do crescimento dos alunos e do ajuste da proposta pedagógica do curso.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
Os professores do CSTTT desenvolvem pesquisas nas áreas temáticas do curso e tendo um grupo de pesquisa vinculado ao CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2464357279383319).
Acompanhamento de Egressos
http://wp.ufpel.edu.br/csttt/egressos/
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000046 | CÁLCULO E ESTATÍSTICA APLICADA | Obrigatória | 4 | 60 |
21000047 | ÉTICA E CIDADANIA | Obrigatória | 2 | 30 |
21000043 | FUNDAMENTOS DE MARKETING | Obrigatória | 2 | 30 |
21000044 | INFORMÁTICA BÁSICA | Obrigatória | 4 | 60 |
21000041 | INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE | Obrigatória | 2 | 30 |
21000042 | MODELOS DE GESTÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
21000045 | TÉCNICAS COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA EMPRESARIAL | Obrigatória | 2 | 30 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000048 | ENGENHARIA DE TRÁFEGO21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE | Obrigatória | 4 | 60 |
21000052 | GESTÃO DA QUALIDADE21000042 - MODELOS DE GESTÃO | Obrigatória | 2 | 30 |
21000051 | INFRAESTRUTURA DOS TRANSPORTES TERRESTRES I21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE | Obrigatória | 4 | 60 |
21000050 | LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE | Obrigatória | 4 | 60 |
21000049 | LOGÍSTICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
21000053 | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO | Obrigatória | 2 | 30 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000023 | GESTÃO DE CUSTOS21000046 - CÁLCULO E ESTATÍSTICA APLICADA21000049 - LOGÍSTICA I | Obrigatória | 3 | 45 |
21000025 | INFRAESTRUTURA DOS TRANSPORTES TERRESTRES II21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE21000051 - INFRAESTRUTURA DOS TRANSPORTES TERRESTRES I | Obrigatória | 4 | 60 |
21000022 | LOGÍSTICA II21000049 - LOGÍSTICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
21000087 | METODOLOGIA E PESQUISA21000045 - TÉCNICAS COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA EMPRESARIAL | Obrigatória | 2 | 30 |
21000021 | PLANEJAMENTO DOS TRANSPORTES21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE | Obrigatória | 4 | 60 |
21000024 | TRANSPORTE I - CARGA21000049 - LOGÍSTICA I21000051 - INFRAESTRUTURA DOS TRANSPORTES TERRESTRES I | Obrigatória | 3 | 45 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000030 | MOBILIDADE URBANA21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE21000048 - ENGENHARIA DE TRÁFEGO | Obrigatória | 2 | 30 |
21000033 | ORIENTAÇÃO PARA O PROJETO INTERDISCIPLINAR21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE21000087 - METODOLOGIA E PESQUISA | Obrigatória | 2 | 30 |
21000027 | SEGURANÇA VIÁRIA21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE21000048 - ENGENHARIA DE TRÁFEGO | Obrigatória | 4 | 60 |
21000029 | TECNOLOGIA DOS TRANSPORTES TERRESTRES21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE | Obrigatória | 2 | 30 |
21000032 | TRANSPORTE E MEIO AMBIENTE21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE21000025 - INFRAESTRUTURA DOS TRANSPORTES TERRESTRES II21000051 - INFRAESTRUTURA DOS TRANSPORTES TERRESTRES I | Obrigatória | 4 | 60 |
21000028 | TRANSPORTE II - PASSAGEIROS21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE | Obrigatória | 3 | 45 |
21000031 | TRANSPORTE NÃO MOTORIZADO21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE | Obrigatória | 3 | 45 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000076 | CUSTOS DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS21000022 - LOGÍSTICA II | Obrigatória | 3 | 45 |
21000034 | ECONOMIA DE TRANSPORTES21000023 - GESTÃO DE CUSTOS21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE | Obrigatória | 3 | 45 |
21000036 | EDUCAÇÃO PARA O TRANSITO | Obrigatória | 2 | 30 |
21000152 | ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS APLICADA AO SETOR DE TRANSPORTES21000052 - GESTÃO DA QUALIDADE21000053 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO | Obrigatória | 4 | 60 |
21000282 | ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO | Obrigatória | 13 | 195 |
21000038 | LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E TRANSPORTE TERRESTRE21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE21000032 - TRANSPORTE E MEIO AMBIENTE21000050 - LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO | Obrigatória | 4 | 60 |
21000037 | SOCIOLOGIA DO TRÂNSITO | Obrigatória | 2 | 30 |
21000039 | TÓPICOS AVANÇADOS EM TRANSPORTES TERRESTRES21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE | Obrigatória | 4 | 60 |
21000040 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE21000087 - METODOLOGIA E PESQUISA21000033 - ORIENTAÇÃO PARA O PROJETO INTERDISCIPLINAR | Obrigatória | 2 | 30 |
21000035 | TRANSPORTE III - TÓPICOS ESPECIAIS21000041 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRANSPORTE | Obrigatória | 3 | 45 |
66
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000284 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 60 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
21000283 | ATIVIDADES DE EXTENSÃO (ACE) | Obrigatória | 14 | 210 |
Optativas
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000084 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I ) | Optativa | 4 | 60 |
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2024 / 2
Versão do Currículo: 1091
5º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
21000054 - ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIOProfessor responsável pela turma: LETICIA DEXHEIMER Professor Regente: EDUARDO DE OLIVEIRA WILK Horários
| P1 | 15 | 2 | ||||||
21000040 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOProfessor responsável pela turma: CLARA NATALIA STEIGLEDER WALTER Horários
| M1 | 15 | 6 |
Versão do Currículo: 1369 (ATUAL)
5º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
21000040 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOProfessor responsável pela turma: CLARA NATALIA STEIGLEDER WALTER Horários
| M1 | 15 | 6 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
CLAUDIO ROBERTO ALVES DE CARVALHO | 2018 | 1 |
JERRI SANTOS DA SILVA | 2018 | 1 |
LEANDRO MACIEL DE MACIEL | 2018 | 1 |
TARSO MUZARANHA | 2018 | 1 |
JOSIMAR VERNES CARDOSO | 2017 | 1 |
JULIO CESAR DIAS ANGEESKI | 2016 | 1 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
CARLOS ALEXANDRE DIAS LOPES | 2011 | 2013 |
DANIEL NUNES DA CRUZ | 2011 | 2013 |
ELIANA DOS SANTOS TAVARES | 2011 | 2013 |
GIOVÂNI LUÍS DE CÉSARO CAETANO | 2011 | 2013 |
MICHELE LINDNER LOPES | 2011 | 2013 |
Bruno da Silva Kalata | 2011 | 2014 |
DANIELA VIEGAS DIAS | 2012 | 2014 |
FAGNER BITENCOURT DE OLIVEIRA | 2012 | 2014 |
LUCIANO ANTUNES NEUMANN | 2012 | 2014 |
MARCELO VIEIRA ZIMMER | 2011 | 2014 |
MARCO ANTÔNIO SIMONETTI | 2012 | 2014 |
ALBERTO BUSS PINTO | 2013 | 2015 |
CARLA ELISA KOHL | 2013 | 2015 |
EDSON SILVA DA SILVA | 2011 | 2015 |
MARIA IVETE GALLAS | 2013 | 2015 |
MARIO JOSE PINHEIRO DA ROCHA | 2012 | 2015 |
RODRIGO BORGES | 2012 | 2015 |
RODRIGO MACHADO FLORES | 2012 | 2015 |
ROGÉRIO LAGO DOS SANTOS | 2012 | 2015 |
ALESSANDRO GROSS DO AMARANTE | 2013 | 2016 |
ALEXANDRO DIAS MESQUITA | 2013 | 2016 |
GLAUCO ALEXANDRE OESTREICH SILVEIRA | 2012 | 2016 |
HEITOR DE MORAES PIMENTEL | 2012 | 2016 |
LUIZ FERNANDO ARAÚJO LEAL | 2013 | 2016 |
ROBSON CÁSSIO CARVALHO | 2013 | 2016 |
SANDRO CARLOS ESTEVÃO DOS SANTOS | 2012 | 2016 |
ANDRÉ CAFRUNI | 2014 | 2017 |
CLAUDIOMIRO PEREIRA DAS NEVES | 2012 | 2017 |
EDERSON ANTÔNIO MACIEL | 2012 | 2017 |
EDICEIA WILHELM | 2013 | 2017 |
ELIZETE SANTOS DA SILVA | 2012 | 2017 |
GIOMAR GONÇALVES DA SILVA | 2014 | 2017 |
JORGE ANTÔNIO SILVEIRA DA SILVA | 2011 | 2017 |
JOYCE DA SILVA ANTUNES | 2012 | 2017 |
LETICIA GUIMARÃES CARDOSO | 2012 | 2017 |
MAURICIO PEDROSO COSTA | 2012 | 2017 |
RICARDO KLEIN CAMARGO | 2013 | 2017 |
TARSO DE OLIVEIRA GONÇALVES | 2014 | 2017 |
ANA PAULA MENDIETA DOS SANTOS | 2013 | 2018 |
FELIPE SOARES | 2013 | 2018 |
FLÁVIA CRISTINA CARVALHO FERRAZ | 2013 | 2018 |
HAMILTON COSTA RODRIGUES JÚNIOR | 2011 | 2018 |
JANDIR VIANA BRAZIL | 2012 | 2018 |
JEFERSON SOUZA DOS SANTOS | 2016 | 2018 |
MARCELO MOURA MARQUES | 2016 | 2018 |
MAURICIO BRZEZINSKI PEREIRA | 2016 | 2018 |
RICARDO ALBERTO SILVESTRIN | 2011 | 2018 |
SAMUEL FRANCISCO DA SILVA | 2011 | 2018 |
VANESSA MACHADO ROBALO | 2013 | 2018 |
VINICÍUS PEREIRA DE OLIVEIRA | 2015 | 2018 |
ALEXSANDRO DE MEDEIROS FAGUNDES | 2017 | 2019 |
LEONARDO WEBSTER QUINTEIRO | 2016 | 2019 |
LUCAS BORGES AGRA | 2015 | 2019 |
LUÍS GUSTAVO OLIVEIRA LUCAS | 2015 | 2019 |
MARCELO DE MOURA CHAGAS | 2015 | 2019 |
RAFAEL HOCHMÜLLER RODRIGUES | 2015 | 2019 |
THIAGO ZENON CIGERZA | 2015 | 2019 |
ALESSANDRO BORBA DA SILVA | 2016 | 2020 |
EVERALDO ANTÔNIO GOI | 2016 | 2020 |
FERNANDA BITELLO CORRÊA | 2016 | 2021 |
FERNANDO COREA COUTO | 2015 | 2022 |
SHEILA RENATA DE SOUZA COSTA | 2018 | 2023 |
MARINDIA DE MELO OLIVEIRA | 2018 | 2024 |
RODRIGO DE SOUZA PEREIRA | 2018 | 2024 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
Localização e contatos
- Rua Francisca Azevedo da Silva, 319 Sala 3
92990-000 Eldorado Do Sul, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 16h às 22h. - clique para ver o e-mail
- /groups/csttt