Nome da Atividade
MARCADORES MOLECULARES EM FRUTICULTURA
CÓDIGO
09010099
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Métodos de avaliação genética e sanitária para certificação de mudas. Principais classes de marcadores genéticos utilizados na certificação genética de plantas. Técnicas de marcadores moleculares aplicáveis na caracterização genética e diagnose de doenças (vírus, viróides, fitoplasmas e bactérias), em plantas frutíferas. Noções básicas sobre a aplicação de marcadores moleculares no melhoramento das principais espécies frutíferas de clima temperado, com ênfase a seleção assistida de caracteres de interesse.
Objetivos
Objetivo Geral:
Gerais:Desenvolver o conhecimento sobre a aplicação de marcadores moleculares em programas de certificação genético-sanitária e no melhoramento genético de plantas frutíferas.
Específicos:
Tomar conhecimento sobre a forma de aplicação dos marcadores moleculares no melhoramento genético de plantas frutíferas, em função da espécie e das características a serem melhoradas; Proporcionar o conhecimento sobre as atuais técnicas empregadas na certificação genético-sanitária de plantas frutíferas. Discutir a utilidade e potencialidade de aplicação das diferentes técnicas moleculares em programas de certificação e de melhoramento genético de plantas frutíferas.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica: