Nome da Atividade
PESQUISA EM EDUCAÇÃO II
CÓDIGO
17360109
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A pesquisa científica como condição necessária para a produção do saber. Revisão crítica das abordagens teórico-metodológicas qualitativas e quantitativas no campo da pesquisa educacional. Elementos definidores do processo de investigação científica. Procedimentos, técnicas e instrumentos de pesquisa. Perspectivas teórico-metodológicas de análise de dados.
Objetivos
Objetivo Geral:
Estudar as abordagens teórico-metodológicas qualitativas e quantitativas que delimitam a pesquisa educacional, empregando-a na investigação relativa ao trabalho de conclusão de curso.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- COSTA, Marisa Vorraber (org.) Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
- COSTA, Marisa Vorraber (org.) Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
- COSTA, Marisa Vorraber (org.) Caminhos investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
- LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: Manual de Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
- SANCHES, Silvio Gamboa. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó, SC: Argos, 2012.
Bibliografia Complementar:
- BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
- GATTI, Bernardete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber livro, 2012.
- MORAES, Roque, GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2020.
- SZYMANSKY, Heloisa (org.). A Entrevista na Pesquisa em Educação: a prática reflexiva. 3ed. Brasília: Liberlivros, 2010.
- YIN, Robert K.. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PREPARAÇÃO P/ TRABALHO FINAL DO CURSO | Pedagogia (Licenciatura) |
PREPARAÇÃO P/ TRABALHO FINAL DO CURSO | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) |