Resumo
Professora Visitante da FURG, Professora Titular pela Universidade Católica de Pelotas, é graduada em Letras, Licenciatura Plena, pela Universidade Católica de Pelotas, graduada em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre e Doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Também possui Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É bolsista de Produtividade em Pesquisa - nível 1A do CNPq e foi membro do Comitê de Letras e Linguística do CNPq (2009-2012; 2015- 2018). Foi Presidente do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL (2004-2006). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (1997-2013). É Membro do Conselho Editorial de revistas especializadas e Consultora de Fundações de Apoio à Pesquisa. É sócia da Abralin, da Alfal, da Anpoll e Membro honorário do GT "Fonética e Fonologia" da Anpoll. Atualmente é também Professora Voluntária do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Aquisição da Fonologia, Fonologia do Português, Fonologia Clínica e Teoria Fonológica.
Formação acadêmica
Doutorado em Lingüística e Letras (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1990)
Mestrado em Lingüística e Letras (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1988)
Especialização em Lingüística Aplicada (Universidade Católica de Pelotas, 1979)
Graduação em Letras Licenciatura Plena (Universidade Católica de Pelotas, 1971)
Graduação em Direito (Universidade Federal de Pelotas, 1976)
Áreas de atuação
Lingüística - Fonética e Fonologia
Lingüística - Aquisição da Linguagem
Lingüística - Teoria e Análise Lingüística
Lingüística - Sociolingüística e Dialetologia
Lingüística - Psicolingüística
Lingüística - Lingüística Aplicada
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
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Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Francês e Português: aspectos sincrônicos e diacrônicos | 09/03/2020 | 09/03/2022 | 2 | |
Da natureza dos erros (orto)gráficos: um estudo experimental e repercussões para o ensino | 01/06/2023 | 31/12/2025 | 1 | |
Francês e Português: aspectos sincrônicos e diacrônicos | 09/03/2020 | 09/03/2023 | ||
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Ciclo de Palestras – língua(gem) e ensino | 06/07/2020 | 08/09/2020 | 2 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
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2024/2 | 1 | Aquisição e Variação da Linguagem Horários
| 68+0 | Educação (Mestrado acadêmico) Letras (Mestrado acadêmico) Letras (Doutorado) | ||||||
2024/2 | 4 | Orientação de Tese Horários
| 68+0 | Letras (Doutorado) | ||||||
2024/1 | 5 | Orientação de Tese Horários
| 68+0 | Letras (Doutorado) | ||||||
2024/1 | 5 | Orientação de Dissertação Horários
| 34+0 | Letras (Mestrado acadêmico) | ||||||
2023/2 | 5 | Orientação de Dissertação Horários
| 34+0 | Letras (Mestrado acadêmico) | ||||||
2023/2 | 6 | Orientação de Tese Horários
| 68+0 | Letras (Doutorado) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.