Nome do Projeto
Laboratório Obeduc-Geale: Observatório de Pesquisa e Práticas de Formação Docente, Leitura e Escrita nos Anos Iniciais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/10/2025 - 30/09/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Alfabetização, leitura e escrita
Resumo
O Observatório de Pesquisa e Práticas de Formação Docente, Leitura e Escrita nos Anos Iniciais, doravante identificado como Obeduc-Geale, visa oportunizar condições para a pesquisa e a formação docente, oferecendo ferramentas conceituais e metodológicas, com base no estudo de teorias sobre a aquisição da escrita e da leitura, a formação docente e as práticas pedagógicas, proporcionado subsídios para os processos de avaliação e de planejamento do ensino da linguagem nos anos iniciais. Desse modo, constitui-se como um espaço de fomento e articulação das atividades de pesquisa, ensino e extensão universitária. O Observatório de Pesquisa e Práticas de Formação Docente, Leitura e Escrita nos Anos Iniciais resulta de um amplo projeto de pesquisa, intitulado “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Formação de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental)”, identificado pela sigla Obeduc-Pacto, proposto e conduzido por pesquisadoras do GEALE, entre 2013-220, e financiado pelo programa Observatório da Educação da CAPES.

Objetivo Geral

Construir um espaço para estudos e reflexões pedagógicas em que estará disponível um acervo com materiais e recursos didáticos direcionados para as práticas de pesquisa e ensino nos anos iniciais, com ênfase nos processos de alfabetização e letramento e de ensino da Língua Portuguesa, contribuindo para o desenvolvimento profissional docente por meio de atividades de investigação e de formação no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.

Justificativa

No Obeduc-Geale são conduzidos processos de formação profissional por meio de atividades de leitura e estudo, análise e produção de materiais, observação, avaliação e planejamento de situações didáticas, diálogos entre estudantes e professores (da universidade e das redes de ensino públicas), visando, dessa forma, produzir conhecimentos e práticas colaborativas de formação e de docência nos anos iniciais. O Obeduc-Geale organiza-se como um espaço pedagógico que tem como foco ações voltadas para o aprender a ser professor dos anos iniciais, por meio de estratégias formativas envolvendo elementos teóricos e didáticos.
As atividades de pesquisa e formação visam, por um lado, a formação teórica e, por outro, o desenvolvimento da capacidade de avaliação e de planejamento de situações didáticas, bem como a produção de materiais e de recursos didáticos que contemplam a oralidade, a leitura, a escrita, a ortografia e os níveis de consciência fonológica, a partir de variados gêneros textuais que circulam socialmente.

Metodologia

A abordagem metodológica envolve a organização de espaço formativo (ambiente de estudo, pesquisa, produção e empréstimo de material didático) como de promoção e realização de processos formativos com professoras da Educação Básica por meio de encontros, eventos, cursos, grupos de estudo entre outros formatos, como de produção de conteúdo para mídias digitais e redes sociais.
Nesse sentido, como espaço de criação e de experimentação pedagógica, o Obeduc-Geale potencializa a construção das relações entre as teorias estudadas ao longo de cursos de licenciatura com as práticas realizadas nas escolas, caracterizando-se como um local que proporciona a construção de um conhecimento específico do professor: o conhecimento pedagógico de conteúdo. É nesse movimento de combinar conteúdo e pedagogia, junto à reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, que se desencadeia a compreensão sobre diferentes aspectos da docência nos anos iniciais.

Indicadores, Metas e Resultados

METAS
I. Oferecer ao/à estudante de cursos de licenciatura, professor/a das redes de ensino e professor/a da universidade espaço para a leitura, o estudo e a construção de conhecimentos sobre processos de formação docente e de ensino da linguagem nos anos iniciais.
II. Desenvolver estudos sobre a aquisição da escrita e os processos de alfabetização e letramento, bem como sobre o ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão visando garantir condições para a apropriação conceitual e a reflexão pedagógica;
III. Sistematizar conhecimentos teórico-práticos sobre a docência alfabetizadora e o desenvolvimento de sua profissionalidade, com ênfase na produção do conhecimento pedagógico do conteúdo;
IV. Desenvolver processos de formação profissional docente articulando investigação acadêmica e formação inicial e continuada;
V. Organizar e oferecer espaço físico com acervo bibliográfico e didático qualificado, garantindo um espaço de estudo e trocas de experiências entre estudantes e professores/as;
VI. Fomentar práticas de produção e empréstimo de materiais e recursos didáticos;
VII. Fortalecer a interlocução entre escola e universidade por meio da troca de experiências e a socialização de estudos e práticas.

INDICADORES:
- participação regular de discentes e egressos dos cursos de Pedagogia e Pós-Graduação em Educação e de profesores da Educação Básica nas ações promovidas pelo Laboratório Obeduc-Geale.
- retirada e uso dos materiais didáticos disponibilizados pelo Acervo do Laboratório Obeduc-Geale.
- elaboração e divulgação de produtos técnicos desenvolvidos em razão das atividades de estudo e formação promovidos no âmbito do Laboratório.

RESULTADOS ESPERADOS:
1. fortalecimento da parceria entre universidade e escolas da rede pública da mesorregião de Pelotas;
2. oferta de atividades e processos voltados para a formação docente, explorando conteúdo das áreas de conhecimento, enfatizando o processos de planejamento, avaliação e registro das práticas pedagógicas;
3. qualificar profissionais docentes dos anos iniciias de escolas públicas da mesorregião de Pelotas;
4. desenvolver cursos e oficinas, anualmente, na Universidade e/ou na Escola/redes de ensino, ampliando os espaços de inserção e atuação colaborativa entre estudantes de licenciatura, em especial, dos cursos e Pedagogia, e docentes da educação básica, potencializando a formação teórica e didática;
5. produzir material e recursos didáticos para o Acervo do Laboratório Obeduc-Geale;
6. sistematizar experiências educativas investindo na produção acadêmica (artigos, TCCs, Relatórios de estágios, livros, trabalhos em eventos, planejamentos de ensino) e na divulgação científica para a comunidade em geral (mídias e redes sociais).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA RUTH MORESCO MIRANDA33
CARMEN LUCIA BARRETO MATZENAUER30
CARMEN REGINA GONÇALVES FERREIRA
EVELIN NASCIMENTO LIMA
GEANMARCOS GARCIA TERRA
JULIANA ANDRADE LUND
LISSA PACHALSKI
LORENZO STEINHORST RICHETTI
LUIS AUGUSTO WACHHOLZ MACHADO
MARCELE DA SILVA FERNANDES
MARCIA LORENA SAURIN MARTINEZ32
MARTA NORNBERG33
NATANI BIERHALS WITH
NILTON JOSÉ NEVES CORDEIRO
PATRICIA PEREIRA CAVA32
RAFAELA ELERT STRELOW
SHELDA MENDES RIBEIRO COSTA
SÍLVIA NILCÉIA GONÇALVES
THAIANY D'AVILA ROSA
VIVIAN RAFAELA HOLZ

Página gerada em 11/11/2025 15:53:38 (consulta levou 0.235105s)