Nome do Projeto
Laboratório Obeduc-Geale: Observatório de Pesquisa e Práticas de Formação Docente, Leitura e Escrita nos Anos Iniciais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/10/2025 - 30/09/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Alfabetização, leitura e escrita
Resumo
O Observatório de Pesquisa e Práticas de Formação Docente, Leitura e Escrita nos Anos Iniciais, doravante identificado como Obeduc-Geale, visa oportunizar condições para a pesquisa e a formação docente, oferecendo ferramentas conceituais e metodológicas, com base no estudo de teorias sobre a aquisição da escrita e da leitura, a formação docente e as práticas pedagógicas, proporcionado subsídios para os processos de avaliação e de planejamento do ensino da linguagem nos anos iniciais. Desse modo, constitui-se como um espaço de fomento e articulação das atividades de pesquisa, ensino e extensão universitária. O Observatório de Pesquisa e Práticas de Formação Docente, Leitura e Escrita nos Anos Iniciais resulta de um amplo projeto de pesquisa, intitulado “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Formação de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental)”, identificado pela sigla Obeduc-Pacto, proposto e conduzido por pesquisadoras do GEALE, entre 2013-220, e financiado pelo programa Observatório da Educação da CAPES.
Objetivo Geral
Construir um espaço para estudos e reflexões pedagógicas em que estará disponível um acervo com materiais e recursos didáticos direcionados para as práticas de pesquisa e ensino nos anos iniciais, com ênfase nos processos de alfabetização e letramento e de ensino da Língua Portuguesa, contribuindo para o desenvolvimento profissional docente por meio de atividades de investigação e de formação no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.
Justificativa
No Obeduc-Geale são conduzidos processos de formação profissional por meio de atividades de leitura e estudo, análise e produção de materiais, observação, avaliação e planejamento de situações didáticas, diálogos entre estudantes e professores (da universidade e das redes de ensino públicas), visando, dessa forma, produzir conhecimentos e práticas colaborativas de formação e de docência nos anos iniciais. O Obeduc-Geale organiza-se como um espaço pedagógico que tem como foco ações voltadas para o aprender a ser professor dos anos iniciais, por meio de estratégias formativas envolvendo elementos teóricos e didáticos.
As atividades de pesquisa e formação visam, por um lado, a formação teórica e, por outro, o desenvolvimento da capacidade de avaliação e de planejamento de situações didáticas, bem como a produção de materiais e de recursos didáticos que contemplam a oralidade, a leitura, a escrita, a ortografia e os níveis de consciência fonológica, a partir de variados gêneros textuais que circulam socialmente.
As atividades de pesquisa e formação visam, por um lado, a formação teórica e, por outro, o desenvolvimento da capacidade de avaliação e de planejamento de situações didáticas, bem como a produção de materiais e de recursos didáticos que contemplam a oralidade, a leitura, a escrita, a ortografia e os níveis de consciência fonológica, a partir de variados gêneros textuais que circulam socialmente.
Metodologia
A abordagem metodológica envolve a organização de espaço formativo (ambiente de estudo, pesquisa, produção e empréstimo de material didático) como de promoção e realização de processos formativos com professoras da Educação Básica por meio de encontros, eventos, cursos, grupos de estudo entre outros formatos, como de produção de conteúdo para mídias digitais e redes sociais.
Nesse sentido, como espaço de criação e de experimentação pedagógica, o Obeduc-Geale potencializa a construção das relações entre as teorias estudadas ao longo de cursos de licenciatura com as práticas realizadas nas escolas, caracterizando-se como um local que proporciona a construção de um conhecimento específico do professor: o conhecimento pedagógico de conteúdo. É nesse movimento de combinar conteúdo e pedagogia, junto à reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, que se desencadeia a compreensão sobre diferentes aspectos da docência nos anos iniciais.
Nesse sentido, como espaço de criação e de experimentação pedagógica, o Obeduc-Geale potencializa a construção das relações entre as teorias estudadas ao longo de cursos de licenciatura com as práticas realizadas nas escolas, caracterizando-se como um local que proporciona a construção de um conhecimento específico do professor: o conhecimento pedagógico de conteúdo. É nesse movimento de combinar conteúdo e pedagogia, junto à reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, que se desencadeia a compreensão sobre diferentes aspectos da docência nos anos iniciais.
Indicadores, Metas e Resultados
METAS
I. Oferecer ao/à estudante de cursos de licenciatura, professor/a das redes de ensino e professor/a da universidade espaço para a leitura, o estudo e a construção de conhecimentos sobre processos de formação docente e de ensino da linguagem nos anos iniciais.
II. Desenvolver estudos sobre a aquisição da escrita e os processos de alfabetização e letramento, bem como sobre o ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão visando garantir condições para a apropriação conceitual e a reflexão pedagógica;
III. Sistematizar conhecimentos teórico-práticos sobre a docência alfabetizadora e o desenvolvimento de sua profissionalidade, com ênfase na produção do conhecimento pedagógico do conteúdo;
IV. Desenvolver processos de formação profissional docente articulando investigação acadêmica e formação inicial e continuada;
V. Organizar e oferecer espaço físico com acervo bibliográfico e didático qualificado, garantindo um espaço de estudo e trocas de experiências entre estudantes e professores/as;
VI. Fomentar práticas de produção e empréstimo de materiais e recursos didáticos;
VII. Fortalecer a interlocução entre escola e universidade por meio da troca de experiências e a socialização de estudos e práticas.
INDICADORES:
- participação regular de discentes e egressos dos cursos de Pedagogia e Pós-Graduação em Educação e de profesores da Educação Básica nas ações promovidas pelo Laboratório Obeduc-Geale.
- retirada e uso dos materiais didáticos disponibilizados pelo Acervo do Laboratório Obeduc-Geale.
- elaboração e divulgação de produtos técnicos desenvolvidos em razão das atividades de estudo e formação promovidos no âmbito do Laboratório.
RESULTADOS ESPERADOS:
1. fortalecimento da parceria entre universidade e escolas da rede pública da mesorregião de Pelotas;
2. oferta de atividades e processos voltados para a formação docente, explorando conteúdo das áreas de conhecimento, enfatizando o processos de planejamento, avaliação e registro das práticas pedagógicas;
3. qualificar profissionais docentes dos anos iniciias de escolas públicas da mesorregião de Pelotas;
4. desenvolver cursos e oficinas, anualmente, na Universidade e/ou na Escola/redes de ensino, ampliando os espaços de inserção e atuação colaborativa entre estudantes de licenciatura, em especial, dos cursos e Pedagogia, e docentes da educação básica, potencializando a formação teórica e didática;
5. produzir material e recursos didáticos para o Acervo do Laboratório Obeduc-Geale;
6. sistematizar experiências educativas investindo na produção acadêmica (artigos, TCCs, Relatórios de estágios, livros, trabalhos em eventos, planejamentos de ensino) e na divulgação científica para a comunidade em geral (mídias e redes sociais).
I. Oferecer ao/à estudante de cursos de licenciatura, professor/a das redes de ensino e professor/a da universidade espaço para a leitura, o estudo e a construção de conhecimentos sobre processos de formação docente e de ensino da linguagem nos anos iniciais.
II. Desenvolver estudos sobre a aquisição da escrita e os processos de alfabetização e letramento, bem como sobre o ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão visando garantir condições para a apropriação conceitual e a reflexão pedagógica;
III. Sistematizar conhecimentos teórico-práticos sobre a docência alfabetizadora e o desenvolvimento de sua profissionalidade, com ênfase na produção do conhecimento pedagógico do conteúdo;
IV. Desenvolver processos de formação profissional docente articulando investigação acadêmica e formação inicial e continuada;
V. Organizar e oferecer espaço físico com acervo bibliográfico e didático qualificado, garantindo um espaço de estudo e trocas de experiências entre estudantes e professores/as;
VI. Fomentar práticas de produção e empréstimo de materiais e recursos didáticos;
VII. Fortalecer a interlocução entre escola e universidade por meio da troca de experiências e a socialização de estudos e práticas.
INDICADORES:
- participação regular de discentes e egressos dos cursos de Pedagogia e Pós-Graduação em Educação e de profesores da Educação Básica nas ações promovidas pelo Laboratório Obeduc-Geale.
- retirada e uso dos materiais didáticos disponibilizados pelo Acervo do Laboratório Obeduc-Geale.
- elaboração e divulgação de produtos técnicos desenvolvidos em razão das atividades de estudo e formação promovidos no âmbito do Laboratório.
RESULTADOS ESPERADOS:
1. fortalecimento da parceria entre universidade e escolas da rede pública da mesorregião de Pelotas;
2. oferta de atividades e processos voltados para a formação docente, explorando conteúdo das áreas de conhecimento, enfatizando o processos de planejamento, avaliação e registro das práticas pedagógicas;
3. qualificar profissionais docentes dos anos iniciias de escolas públicas da mesorregião de Pelotas;
4. desenvolver cursos e oficinas, anualmente, na Universidade e/ou na Escola/redes de ensino, ampliando os espaços de inserção e atuação colaborativa entre estudantes de licenciatura, em especial, dos cursos e Pedagogia, e docentes da educação básica, potencializando a formação teórica e didática;
5. produzir material e recursos didáticos para o Acervo do Laboratório Obeduc-Geale;
6. sistematizar experiências educativas investindo na produção acadêmica (artigos, TCCs, Relatórios de estágios, livros, trabalhos em eventos, planejamentos de ensino) e na divulgação científica para a comunidade em geral (mídias e redes sociais).
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ANA RUTH MORESCO MIRANDA | 33 | ||
| CARMEN LUCIA BARRETO MATZENAUER | 30 | ||
| CARMEN REGINA GONÇALVES FERREIRA | |||
| EVELIN NASCIMENTO LIMA | |||
| GEANMARCOS GARCIA TERRA | |||
| JULIANA ANDRADE LUND | |||
| LISSA PACHALSKI | |||
| LORENZO STEINHORST RICHETTI | |||
| LUIS AUGUSTO WACHHOLZ MACHADO | |||
| MARCELE DA SILVA FERNANDES | |||
| MARCIA LORENA SAURIN MARTINEZ | 32 | ||
| MARTA NORNBERG | 33 | ||
| NATANI BIERHALS WITH | |||
| NILTON JOSÉ NEVES CORDEIRO | |||
| PATRICIA PEREIRA CAVA | 32 | ||
| RAFAELA ELERT STRELOW | |||
| SHELDA MENDES RIBEIRO COSTA | |||
| SÍLVIA NILCÉIA GONÇALVES | |||
| THAIANY D'AVILA ROSA | |||
| VIVIAN RAFAELA HOLZ |