Nome do Projeto
Plano Educacional Individualizado (PEI): Proposições e adequações para a realidade Brasileira.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
05/08/2025 - 05/08/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A inclusão de pessoas com deficiências na rede regular de ensino tem sido uma prática educacional amplamente adotada e o foco de políticas públicas em diversos países, inclusive o Brasil. Desse modo, a inclusão de estudantes com deficiência no ensino comum tem aumentado significativamente. O acesso de alunos com deficiências na escola está legalmente amparado e traz diversos desafios aos professores, sobretudo em como ensinar a todos, estudantes com e sem deficiência, com qualidade e atendendo os princípios fundamentais da inclusão em que a criança não apenas está na escola, mas efetivamente participa e se beneficia dos estímulos de aprendizagem que ela proporciona. Receber estudantes com deficiência na escola também implica em desafios de gestão de tempo, pois para realmente incluir, é preciso planejamento e atenção aos objetivos de aprendizagem dos alunos, envolvendo não somente os professores, mas toda equipe pedagógica e escolar. Atualmente, O Plano educacional individualizado (PEI) e os princípios do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) podem se tornar aliados na tarefa de promover inclusão escolar de qualidade para pessoas com deficiência, superarando estes desafios. Apesar de serem utilizados em diversos contextos e países, no Brasil são poucos os estudos de elevado rigor metodológico que demonstrem a sua utilidade, viabilidade e eficácia no contexto educacional brasileiro. Em vista disto, neste projeto, propõe-se a realização de estudos envolvendo métodos qualitativos e delineamentos experimentais intra-sujeitos (single case research). Os estudos têm por objetivo investigar aspectos relativos as contribuições da tecnologia, tanto para facilitar o trabalho colaborativo da equipe escolar em torno de um Plano Educacional Individualizado (PEI) para alunos com deficiências, quanto investigar os efeitos da adoção de uma abordagem de ensino baseada no Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) para facilitar a adaptação escolar e aprendizagem de crianças com deficiência no contexto inclusivo.

Objetivo Geral

- Investigar o potencial de implementação do PEI e do DUA como promotores de inclusão escolar no contexto educacional brasileiro.

- Identificar os benefícios da implementação do PEI e do DUA no engajamento e desempenho acadêmico de estudantes com deficiência.

- Avaliar a percepção de professores sobre a validade social (viabilidade, nível de dificuldade, e eficácia) da implementação conjunta do PEI e do DUA.

Justificativa

A inclusão de pessoas com deficiência na rede regular de ensino tem sido uma prática educacional amplamente adotada e o foco de políticas públicas em diversos países, inclusive o Brasil. Desse modo, a inclusão de estudantes com deficiência no ensino regular tem aumentado significativamente. Legalmente amparado (Lei n. 13.146/2015), o acesso de alunos com deficiência na escola traz diversos desafios aos professores, sobretudo em como ensinar a todos, estudantes com e sem deficiência e atendendo os princípios fundamentais da inclusão em que a criança não apenas está presente na escola, mas efetivamente participa e se beneficia dos estímulos de aprendizagem que ela proporciona (Schmidt et al., 20116). Estes desafios são uma realidade presente nas escolas e reverberam no baixo senso de auto-eficácia dos professores para atender as necessidades educacionais específicas destes alunos (Camargo et al., 2020; Canabarro et al., 2018; Schmidt et al., 2016). Quando os professores não se sentem preparados e capazes frente a um aluno com deficiência, o baixo senso de auto-eficácia impacta diretamente a qualidade da sua prática pedagógica, que não raro, caminha na contramão dos estímulos que o estudante necessita para desenvolver habilidades acadêmicas e não acadêmicas (sociais, comunicativas e comportamentais). Isso indica que os entraves do processo de inclusão escolar não estão vinculados somente a uma necessidade de compreensão de que o direito à Educação é universal, mas que para efetivá-lo é necessário garantir a qualidade da inclusão, capacitando professores e minimizando dificuldades de permanência, participação e aprendizagem que beneficiam a todos os alunos. Atualmente, o Plano educacional individualizado (PEI) e os princípios do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) têm sido apresentado pela literatura nacional e internacional como potenciais aliados na tarefa de promover inclusão escolar de qualidade para pessoas com deficiência, superando estes desafios. Apesar de serem utilizados em diversos contextos e países há décadas, no Brasil são poucos os estudos que demonstrem a sua utilidade, viabilidade e eficácia no contexto educacional brasileiro. Ainda, posicionamentos contrários ao PEI em torno do recente Parecer n.50 do CNE (Brasil, 2023) e homologado pelo Ministério da Educação, no dia 13/11/2024, questionam a compatibilidade do PEI, que prioriza as necessidades individuais do estudante com deficiência, com a universalidade do ensino proposta pela DUA. Partindo do entendimento subsidiado pela literatura (Borges, Camargo & Valle, 2024; Borges & Schmidt, 2021; Zerbato e Mendes, 2018;) de que ambas propostas convergem para a busca de uma educação inclusiva e não excludente que considera os diferentes estilos de aprendizagem, que esse projeto pretende investigar os objetivos acima descritos.

Metodologia

Os objetivos do estudo exigem um tipo de pesquisa de caráter multi-métodos, ou seja, quantitativo-qualitativo (Anache, 2009). Quando situado na modalidade quantitativa, este estudo se relaciona com a pesquisa experimental de Caso Único (Single Case Research - SCR). Trata-se de uma metodologia de pesquisa na área da educação especial, muito presente na literatura científica. O SCR, analogamente a pesquisa de grupo, é capaz de estabelecer uma relação causal entre uma ou mais variáveis dependentes (VD) e independentes (VI) (Alberto & Troutman, 2013; Nunes & Walter 201).. Esta abordagem vai ao encontro das necessidades da educação especial para avaliar estudantes muito heterogêneos, que precisam de métodos flexíveis e adaptáveis, permitindo que o sujeito seja comparado com ele mesmo em pelo menos duas fases do estudo (fase A e fase B). Na fase A nenhuma intervenção é implementada e na fase B a iintervenção PEI ou DUA ou PEI+DUA é introduzida. Este estudo, propõe um delineamento de linha de Linhas de Bases Múltiplas (Multiple Baseline Design - MBD) através de três participantes com deficiência (Horner et al. 2005) incluídos no ensino fundamental da rede pública de ensino. Neste tipo de delineamento a VI é progressivamente introduzida para cada um dos 3 participantes enquanto os demais permanecem na fase de baseline. Isso permite demonstrar que mudanças nas VDs dos participantes ocorrem em função da introdução da intervenção na fase B e não de outras variáveis intervenientes como intervenções ou terapias extraescolares, medicamentos ou a própria maturação do individuo (Alberto & Troutman, 2013). A análise visual (variabilidade e tendência) e estatística (Tau-u effect size, significância estatística ao nível de p < 0,05 e CI =90%) serão empregadas (Parker et al., 2011). Quanto à natureza qualitativa, para verificar as percepções dos professores sobre a validade social da implementação conjunta do PEI+DUA, será utilizado um questionário de entrevista semiestruturado com questões abertas e fechadas que permitirão responder ao objetivo proposto. Os dados da entrevista serão analisados através da Análise de conteúdo de Bardin (2015). O projeto será executado no período de 4 anos, incluindo as etapas iniciais de submissão para o comitê de ética em pesquisa através da plataforma Brasil, o relatório final e prestação de contas e será financiado com recursos de taxa de bancada da bolsa de produtividade da coordenadora, recursos do Programa de Pós-Graduação e dos projetos em rede recentemente aprovados pelo INCT e FAPEMIG que envolvem essa temática.

Indicadores, Metas e Resultados

Através dos objetivos propostos neste estudo, espera-se demonstrar possíveis contribuições que a adoção do PEI e do Desenho Universal da Aprendizagem podem proporcionar para inovar e aprimorar as práticas pedagógicas dos professores para promover e favorecer a inclusão de estudantes com deficiência do ensino fundamental da rede pública de ensino. Ainda, considerando a escassez de pesquisas nacionalmente produzidas, espera-se como resultado desse estudo, compor um conjunto de dados empíricos validados para o contexto brasileiro que adicionem aos debates sobre a adoção do PEI para estudantes com deficiência nas escolas e subsidiar análises da compatibilidade do PEI com a perspectiva do DUA para promover a inclusão destes alunos. Assim, espera-se que os resultados permitam indicar a adequação e viabilidade de implementação do PEI e do DUA para favorecer a aprendizagem de todos os estudantes no contexto inclusivo. Estes dados podem subsidiar a recomendação da adoção do PEI e do DUA nas escolas pelas políticas públicas educacionais. Espera-se ainda demonstrar o impacto que a adoção de práticas baseadas em evidências pode ter na aquisição de habilidades de engajamento nas atividades escolares, resultando em melhor desempenho acadêmico, uma vez que a aprendizagem acadêmica é frequentemente negligenciada em estudos sobre inclusão e deficiência. Por último, com o envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação nas pesquisas, espera-se garantir a formação de recursos humanos qualificados a dar continuidade na busca por soluções práticas no campo da educação inclusiva brasileira.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DIULI ALVES WULFF
JÚLIA VICTORIA CASALINHO PEREIRA
KATIÚSCIA TEXEIRA DIAS ORTIZ
MARTHINA SOUZA DA SILVA
PATRICIA PETER DOS SANTOS ZACHIA ALAN
RAFAEL MENDES
SIGLIA PIMENTEL HOHER CAMARGO2

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPq / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoR$ 39.600,00Coordenador

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339036 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa FísicaR$ 1.000,00
339033 - Passagens de Despesas de LocomoçãoR$ 20.000,00
399032 - Material de Distribuição GratuitaR$ 2.000,00
339030 - Material de ConsumoR$ 2.000,00
339020 - Auxílio Financeiro a PesquisadorR$ 10.000,00
449052 - Equipamentos e Material PermanenteR$ 4.600,00

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