Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional e Neurociências - NeuroLiga
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/09/2025 - 15/09/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A Fisioterapia Neurofuncional atua para promover saúde e reabilitar os movimentos de pessoas com comprometimentos neurológicos, enquanto a Neurociências, de um modo geral e simplificado, busca estudar e compreender o sistema nervoso em seus diferentes aspectos e relações. Assim, abordar ambos os saberes oportuniza compreender melhor as interfaces relacionadas ao movimento e cognição humana, especialmente após lesões neurológicas. Neste contexto, o fisioterapeuta que atua nesta área tem a oportunidade de fazer parte do processo de reabilitação de pessoas pós lesões neurológicas e, pode atuar em diferentes níveis de atenção a saúde. Sabe-se que quanto mais precoce a reabilitação iniciar e de forma adequada para cada caso, as chances de recuperação são maiores. Assim, possibilitar que acadêmicos de fisioterapia se qualifiquem e aprofundem mais nesta área, é de suma importância para o desenvolvimento, aprimoramento de profissionais mais capazes de atuar de forma baseada em evidências e com o cuidado e humanização necessárias para o momento. Assim, uma liga acadêmica - NeuroLiga- pode auxiliar a desenvolver essas habilidades e competências nos acadêmicos, bem como oportunizar o desenvolvimento científico e a extensão universitária.

Objetivo Geral

Desenvolver a área da fisioterapia neurofuncional, neurociências e áreas afins, promovendo a discussão continuada através de um grupo de estudo, auxiliando no desenvolvimento de habilidades e competências tanto para um pensamento crítico e reflexivo, quanto para atuação prática futura em contextos que envolvam a fisioterapia neurofuncional e a neurociências.

Justificativa

O curso de fisioterapia é um curso recente na UFPel, com uma turma formada até o momento e em expansão quanto à projetos e áreas. Têm sido notável o interesse de vários acadêmicos em expandir seus conhecimentos de forma extracurricular na área da fisioterapia neurofuncional e das neurociências. Há essa lacuna no curso, a qual uma liga nessa área poderá auxiliar a preencher. Além disso, as futuras ações desta liga acadêmica poderão beneficiar não somente a comunidade acadêmica como a comunidade de forma geral, o que vai ao encontro com os objetivos da universidade pública.

Metodologia

Ênfase Ensino:
Serão realizadas reuniões quinzenais com duração de 2h (até 25 participantes), com a seguinte dinâmica: Apresentação de artigos científicos e/ou casos clínicos por parte de ligantes com posterior discussão em turma com vistas a aprimorar o conhecimento de todos e com complementação e orientação do(s) docente(s) participante(s). Planejamento de ações de extensão e pesquisa, bem como, esporadicamente, palestras com professores e convidados referência na área.
Os(As) participantes deverão ter frequência de 75% nas reuniões para que possam ter certificado. Três faltas não justificadas excluem o(a) participante do grupo.

Ênfase pesquisa: Haverá estímulo para a realização de ações de pesquisa e produção científica, buscando instigar o interesse dos acadêmicos na participação e apresentação de trabalhos em congressos da área, bem como no congresso de ensino de graduação da UFPel, além do estímulo para o desenvolvimento de artigos científicos.


Ênfase extensão: Proporcionar aos estudantes vivências práticas na área da fisioterapia neurofuncional e neurociências, oportunizando a prática dos conhecimentos adquiridos nas reuniões da liga e pesquisas. Assim, será realizado ações de educação em saúde com pacientes e seus familiares ou cuidadores da clínica escola de fisioterapia da UFPel. Futuramente, pretende-se iniciar um grupo para promoção de exercícios físicos para pessoas com sequelas crônicas de acidente vascular cerebral, a ser realizado no ginásio (ao lado da clínica escola de fisioterapia) no Complexo de Esportes, Saúde e Cultura da UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final do projeto, após participar de leituras e discussão de artigos científicos e de casos clínicos, além de preparar, apresentar e discutir seminários, os participantes terão aprimorado seus conhecimentos em fisioterapia neurofuncional e neurociências, em lingua estrangeira e na capacidade de exposição e discussão oral. Ao estarem com maior embasamento teórico e desenvolvidas mais habilidades e competências, buscarão ampliar seus conhecimentos cada vez mais, e se manterão atualizados nos assuntos fundamentais para progressão acadêmica. Com o incentivo e maior interesse dos alunos pela área, espera-se aprimorar cada vez mais a atuação do fisioterapeuta na área neurofuncional e neurociências. Além disso, pretendemos desenvolver pesquisas e publicações para colaborar com a área e a extensão universitária, fortalecendo a universidade pública.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MANUELA AMARAL CAMINHA
NUBIA BROETTO CUNHA4
RENAN AGNES BACK
ROSSANO DE QUADROS VICÊNCIO

Página gerada em 24/09/2025 21:42:43 (consulta levou 0.111618s)