Nome do Projeto
Florescer
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
19/09/2025 - 27/02/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
A atuação como consultores ambientais representa para o biólogo uma excelente oportunidade de inserção imediata no mercado de trabalho, e as chances de êxito são maiores quando o profissional já tem uma relativa preparação técnico-científica. Na graduação, as disciplinas que abordam a área de botânica e afins, dão a base do conhecimento teórico-prático, mas nem sempre há o direcionamento deste conhecimento à pratica da profissão propriamente. Neste sentido, os projetos extracurriculares se mostram como uma ótima oportunidade de complementar e ampliar o conhecimento adquirido nas disciplinas regulares; e, de fato, preparar o acadêmico para o mercado de trabalho por meio de um direcionamento mais específico. Na presente proposta serão abordadas diferentes atividades pedagógicas, dentre elas, a elaboração de laudos e projetos que são demandados aos consultores na prática da atuação do cargo. Sendo assim, o presente projeto tem por objetivo o estudo multidisciplinar das espécies arbóreas nativas e exóticas da flora brasileira e a aplicação deste conhecimento em atividades práticas inerentes ao cargo de consultor ambiental, a fim de capacitar os alunos para a atuação neste nicho de trabalho.
Objetivo Geral
Estudo multidisciplinar das espécies arbóreas nativas e exóticas da flora brasileira e a aplicação deste conhecimento em atividades práticas inerentes ao cargo de consultor ambiental, a fim de capacitar os alunos para a atuação neste nicho de trabalho.
Justificativa
Uma das oportunidades de trabalho que o Biólogo recém formado tem é o de atuar como consultor ambiental, onde pode realizar diversas atividades, dentre elas, a elaboração de laudos de cobertura vegetal. A atuação como consultor ambiental é legalmente regulamentada pelo Conselho Regional de Biologia (CRBio), exigindo formação superior e, muitas vezes, registro no referido Conselho. Neste tipo de atividade, saber identificar corretamente espécies arbóreas é de suma importância, pois é o grupo vegetal preferencialmente considerado pelos órgãos ambientais licenciadores.
Além da elaboração de laudos de cobertura vegetal, o conhecimento mais abrangente da biologia da espécie arbórea, permite ao consultor ambiental elaborar outros tipos de projetos, a exemplo, aqueles de cunho paisagístico. Nestes casos, o profissional precisa saber indicar corretamente quais espécies são mais adequadas para o fim desejado, respeitando suas particularidades morfológicas e ecológicas.
As disciplinas regulares que abordam as áreas de Botânica e afins, são importantes por darem a base do conhecimento teórico-prático, mas nem sempre há o direcionamento deste conhecimento à pratica da profissão propriamente.
Neste sentido, os projetos extracurriculares são importantes colaboradores no processo de aprendizagem, onde se é possível abranger uma gama de áreas das ciências, que nem sempre são contempladas na grade curricular da graduação cursada. Estes projetos conseguem ampliar o conhecimento e oportunizar os acadêmicos a dar sequência ao estudo botânico iniciado em sala de aula nas disciplinas regulares. Sobretudo, são meios onde se consegue com mais direcionamento, capacitá-los para o mercado de trabalho de forma mais efetiva.
Na presente proposta, serão trabalhadas diferentes atividades pedagógicas, onde a atividade final corresponderá a uma das demandas que normalmente faz parte da atuação do consultor da área da botânica. A ideia é de que, o conhecimento adquirido nas atividades anteriores seja aplicado na realização desta última atividade, oportunizando o aluno a experienciar a realidade da vida profissional.
Além da elaboração de laudos de cobertura vegetal, o conhecimento mais abrangente da biologia da espécie arbórea, permite ao consultor ambiental elaborar outros tipos de projetos, a exemplo, aqueles de cunho paisagístico. Nestes casos, o profissional precisa saber indicar corretamente quais espécies são mais adequadas para o fim desejado, respeitando suas particularidades morfológicas e ecológicas.
As disciplinas regulares que abordam as áreas de Botânica e afins, são importantes por darem a base do conhecimento teórico-prático, mas nem sempre há o direcionamento deste conhecimento à pratica da profissão propriamente.
Neste sentido, os projetos extracurriculares são importantes colaboradores no processo de aprendizagem, onde se é possível abranger uma gama de áreas das ciências, que nem sempre são contempladas na grade curricular da graduação cursada. Estes projetos conseguem ampliar o conhecimento e oportunizar os acadêmicos a dar sequência ao estudo botânico iniciado em sala de aula nas disciplinas regulares. Sobretudo, são meios onde se consegue com mais direcionamento, capacitá-los para o mercado de trabalho de forma mais efetiva.
Na presente proposta, serão trabalhadas diferentes atividades pedagógicas, onde a atividade final corresponderá a uma das demandas que normalmente faz parte da atuação do consultor da área da botânica. A ideia é de que, o conhecimento adquirido nas atividades anteriores seja aplicado na realização desta última atividade, oportunizando o aluno a experienciar a realidade da vida profissional.
Metodologia
As atividades do projeto contemplarão:
- Aplicação de questionário avaliativo;
- Saída de campo para a coleta de material vegetal;
- Herborização do material coletado;
- Estudo teórico das famílias botânicas e respectivas espécies;
- Montagem de herbário didático;
- Ilustração botânica;
- Apresentação de seminários;
- Discussão de artigos científicos;
- Elaboração de projeto paisagístico.
- Aplicação de questionário avaliativo;
- Saída de campo para a coleta de material vegetal;
- Herborização do material coletado;
- Estudo teórico das famílias botânicas e respectivas espécies;
- Montagem de herbário didático;
- Ilustração botânica;
- Apresentação de seminários;
- Discussão de artigos científicos;
- Elaboração de projeto paisagístico.
Indicadores, Metas e Resultados
No início do projeto os alunos responderão a um questionário com o conteúdo que será abordado ao longo do mesmo, para comparar o conhecimento prévio de cada um com aquele adquirido no final.
Primeiramente, espera-se que o projeto estimule o aluno a continuar estudando botânica e áreas afins. Também, que o conhecimento botânico seja ampliado e que as ações do projeto atinjam o objetivo geral de forma satisfatória.
Primeiramente, espera-se que o projeto estimule o aluno a continuar estudando botânica e áreas afins. Também, que o conhecimento botânico seja ampliado e que as ações do projeto atinjam o objetivo geral de forma satisfatória.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRENON NATANAEL DA COSTA | |||
CAROLINE SCHERER | 2 | ||
ELEN NUNES GARCIA | 3 | ||
PATRICIA DE OLIVEIRA NEVES | 159 | ||
RAQUEL LUDTKE | 4 |