Nome do Projeto
S3D
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
04/05/2026 - 04/05/2031
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Curso de Cinema de Animação da Universidade Federal de Pelotas destaca-se como um dos poucos cursos federais do país na área, contemplando a animação 3D como uma de suas principais técnicas, amplamente empregada na produção audiovisual contemporânea. Diante da rápida evolução tecnológica, da complexidade dos fluxos de produção (pipeline) e das constantes transformações do setor, torna-se fundamental articular a produção de conhecimento com sua aplicação prática e circulação social. Este projeto integrado reúne ações de pesquisa e extensão, dando continuidade a investigações sobre a pipeline de animação 3D e expandindo seus resultados para além do ambiente acadêmico. No eixo de pesquisa, busca-se aprofundar a compreensão dos processos, ferramentas e dinâmicas de produção, por meio de revisão teórica, análise técnica e desenvolvimento de ferramentas de controle de produção. No eixo de extensão, esses resultados são aplicados, testados e difundidos por meio de ações já implementadas e em consolidação, como o Festival Universitário Batata Doce de Cinema de Animação, a criação de uma plataforma digital para organização e acesso público aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e a participação em eventos acadêmicos e científicos, como o SIIEPE/UFPel. A proposta articula, portanto, produção de conhecimento, circulação e impacto social, promovendo a formação de público, o intercâmbio entre universidade e sociedade e a valorização da produção universitária em animação. Ao integrar ensino, pesquisa e extensão, o projeto contribui para a qualificação da formação acadêmica, o fortalecimento do campo da animação e a ampliação da visibilidade institucional em âmbito nacional.

Objetivo Geral

Desenvolver e aplicar estudos sobre a pipeline de produção em animação 3D, integrando pesquisa teórica e técnica com ações de extensão voltadas à difusão, circulação e validação das produções acadêmicas, visando qualificar a formação dos estudantes, fortalecer a articulação entre universidade e sociedade e ampliar o impacto da produção em cinema de animação.

Justificativa

A crescente relevância da animação 3D nas indústrias do audiovisual, entretenimento e design exige uma formação que ultrapasse o domínio técnico, incorporando compreensão crítica dos processos de produção, capacidade de adaptação tecnológica e inserção em circuitos de circulação cultural.

No contexto do Curso de Cinema de Animação da UFPel, essa demanda se intensifica, considerando tanto a centralidade da animação 3D no currículo quanto a necessidade de aproximar a produção acadêmica das dinâmicas do mercado e da sociedade. Nesse cenário, a integração entre pesquisa e extensão configura-se como estratégia fundamental para qualificar o ensino e ampliar o impacto social do conhecimento produzido.

Os estudos sobre pipeline de produção permitem organizar, otimizar e compreender os processos criativos e técnicos da animação 3D. Quando articulados a ações de extensão, ampliam seu alcance ao possibilitar aplicação prática, validação em contextos reais e circulação das produções.

As iniciativas já desenvolvidas — como o Festival Universitário Batata Doce de Cinema de Animação, a plataforma digital de TCCs e a participação em eventos acadêmicos — evidenciam a consistência e o potencial de impacto dessa articulação. Ao sistematizar e expandir essas ações, o projeto contribui para a formação de estudantes mais preparados, para a democratização do acesso ao audiovisual e para o fortalecimento do campo da animação no contexto universitário e social.

Metodologia

O projeto está estruturado a partir da articulação entre os eixos de pesquisa e extensão, desenvolvidos de forma complementar e interdependente.

No eixo de pesquisa, são realizadas revisão de literatura e análise técnica voltadas à compreensão da pipeline de produção em animação 3D, contemplando seus aspectos históricos, teóricos e práticos. A partir dessa etapa, são desenvolvidas ferramentas de controle de produção, como planilhas, protocolos e manuais, com o objetivo de organizar o fluxo de trabalho, otimizar processos e qualificar as produções do curso. Como forma de avaliação, são aplicados questionários junto aos estudantes, visando analisar a compreensão e a aplicação prática das metodologias propostas no desenvolvimento dos projetos de animação.

No eixo de extensão, os resultados da pesquisa são aplicados, testados e difundidos por meio de ações estruturadas de interação com a comunidade. Entre essas ações, destacam-se a realização e consolidação do Festival Universitário Batata Doce de Cinema de Animação, que promove a exibição e circulação de produções acadêmicas; a manutenção e ampliação de uma plataforma digital para organização e acesso público aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs); e a participação em eventos institucionais e científicos, como o SIIEPE/UFPel, para divulgação dos resultados.

A integração entre os eixos ocorre de forma contínua: as ferramentas e metodologias desenvolvidas na pesquisa são aplicadas nas produções exibidas e analisadas nas ações de extensão, enquanto o retorno do público, dos estudantes e de profissionais da área é incorporado como dado para o aprimoramento dos processos investigados.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto tem demonstrado resultados consistentes na articulação entre pesquisa e extensão, evidenciados pela realização da primeira edição do festival, que contou com 40 obras inscritas de todo o Brasil, além da consolidação de um acervo com mais de 300 Trabalhos de Conclusão de Curso organizados e disponibilizados. Paralelamente, as ações de pesquisa vêm gerando produção acadêmica relevante, com mais de 10 resumos apresentados no SIIEPE, evidenciando a capacidade do projeto de produzir e difundir conhecimento na área.

A partir desses resultados, espera-se a consolidação de um modelo integrado de produção, análise e difusão da animação no contexto universitário, contribuindo para a qualificação do ensino, ampliação do acesso da comunidade às produções acadêmicas e fortalecimento da visibilidade institucional em âmbito nacional. O projeto também visa expandir redes de colaboração e sistematizar práticas em animação, com potencial de aplicação tanto no ensino quanto em contextos profissionais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA SATO PUPO NOGUEIRA
ARTUR AGUILERA URQUIZA
CARLA SCHNEIDER2
FABIO MOISES STALLBAUM
GISSELE AZEVEDO CARDOZO16
KALEB NEVES DA CRUZ LOPES
LUISA HARUMI RODRIGUES DA CUNHA KAIDA
MARIA LUIZA FERREIRA DOS SANTOS
MATHEUS PALHA STANGA
NATALIA CARDOZO MOTA
SAMUEL SOARES PEREIRA

Página gerada em 10/07/2026 23:25:05 (consulta levou 0.163040s)