Nome do Projeto
D´Generus: Núcleo de Estudos e Pesquisas Feministas e de Gênero
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/06/2020 - 02/07/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
Vivenciamos um contexto sócio-histórico e político marcado por um crescimento de poderes conservadores, antidemocráticos e neoliberais que ampliam de modo expressivo a vulnerabilidade de minorias historicamente oprimidas. Esse cenário tem sido agravado pela resposta falha ou insuficiente que tem sido apresentada pelas instituições de Estado e organizações privadas no que tange ao combate à pandemia, o que afeta de forma especialmente deletéria as parcelas da mais vulneráveis da população, como mulheres, idosxs, negrxs, LGBTQI+, trabalhadorxs em situação de precarização e moradorxs de periferias. Entendemos que a articulação entre comunidade acadêmica/universitária, movimentos sociais e grupos populares podem desenhar um saber, uma práxis e intervenções que possibilitam alternativas progressistas, inclusivas e democráticas. O “D ́Generus: núcleo de estudos feministas e de gênero” se constitui como uma iniciativa de docentes e discentes de diferentes cursos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e de outras organizações parceiras, que busca fomentar diversas atividades de educação, arte e prevenção e promoção de saúde junto à comunidade acadêmica e população da cidade de Pelotas. O D`Generus apresenta um caráter interdisciplinar, marcado por orientações teórico-conceituais circunscritas por diversas correntes epistemológicas que problematizam o conhecimento patriarcal e eurocentrado, buscando construir uma outra epistemologia, alicerçadas nos saberes populares e das comunidades do Sul global. Nossos referenciais se ancoram em epistemologias de(s)coloniais, pedagogias e feminismos de cunho popular e marxista, e teorias queer. Desde sua constituição em 2017, alguns dos temas-alvo do grupo têm sido: (1) a precarização do mundo do trabalho e suas interseccionalidades com gênero, raça/etnia e classe; (2) violências diversas contra mulheres, pessoas negras e população LGBTQI+ e (3) promoção e prevenção da saúde de mulheres e de pessoas LGBTQI+ e de pessoas que vivem com HIV/AIDS; (4) incorporação e abordagem da temática de gênero e diversidade nos currículos escolares e não-escolares. Algumas das áreas de conhecimento que contemplamos são: psicologia, educação, arquitetura, enfermagem, filosofia, sociologia, direito, artes, letras.
Objetivo Geral
O Núcleo 'Generus tem como objetivo fomentar a construção de espaços de formação e aprendizagem coletivos, que possam reunir as pessoas, tanto da comunidade acadêmica como da sociedade civil, para promover ações específicas que visem agenciar discussões sobre gêneros, sexualidade e suas interseccionalidades política, sociais e psicológicas. Desse modo, buscamos uma aproximação entre teoria e prática social para construir uma práxis que possibilite fortalecer as pautas de gênero e diversidade, buscando fazer o devido enfrentamento ao patriarcado e as estruturas de poder, de caráter colonialista, imperialista e alimentado por políticas racistas, sexistas, classistas e capitalistas. Portanto, o D`Gênerus procura se constituir em um programa que possa abarcar diversas atividades, tanto de ensino, como de pesquisa e extensão e de forma interdisciplinar e politicamente engajada.
Justificativa
No Brasil vivemos um contexto de aumento dos índices de violências sofridas pelas mulheres e pela população LGBTQI+, o que tem se mostrado mais grave ainda em tempos de pandemia e isolamento social. Quando falamos em violência, nos referimos a vários tipos, não apenas na violência física. Temos vivido um contexto de aumento das violências física contra as mulheres e pessoas LGBTQI+, mas também convivemos com diversos tipos de discriminações, como no mercado de trabalho, que deflagra diferenças importantes entre os gêneros no que tange à salário e empregabilidade e a jornada tripla (trabalho assalariado e o doméstico) que afeta, especificamente, mulheres. A essas discriminações se somam o racismo estrutural, que amplia e aprofunda as desigualdades históricas já existentes. Dessa forma, a existência do Núcleo D`Generus se justifica por estruturar um espaço de discussão e formação inter e multidisciplinar que busca a superação das referidas injustiças junto à comunidade acadêmica e a sociedade civil.
Nosso grupo teve início com a construção de um programa de extensão denominado Observatório de Gênero e Diversidade, vinculado à então Pró-Reitoria de Extensão, que teve atuação fortemente extensionista entre os anos de 2014 até 2016. Desde então produzimos, conjuntamente, uma série de ações na universidade e na comunidade pelotense e da região, voltadas à educação, à promoção e prevenção de saúde, pautadas por tópicos relativos a questões de gênero e diversidade sexual. O grupo ainda tem edificado uma série de pesquisas observacionais e aplicadas em articulação com estudantes de graduação e pós-graduação que se materializam em apresentações em congressos, artigos, livros e capítulos de livro. Desse modo, o presente projeto de extensão tem por meta oficializar e estimular a continuidade e ampliação dessas ações e produções.
Nosso grupo teve início com a construção de um programa de extensão denominado Observatório de Gênero e Diversidade, vinculado à então Pró-Reitoria de Extensão, que teve atuação fortemente extensionista entre os anos de 2014 até 2016. Desde então produzimos, conjuntamente, uma série de ações na universidade e na comunidade pelotense e da região, voltadas à educação, à promoção e prevenção de saúde, pautadas por tópicos relativos a questões de gênero e diversidade sexual. O grupo ainda tem edificado uma série de pesquisas observacionais e aplicadas em articulação com estudantes de graduação e pós-graduação que se materializam em apresentações em congressos, artigos, livros e capítulos de livro. Desse modo, o presente projeto de extensão tem por meta oficializar e estimular a continuidade e ampliação dessas ações e produções.
Metodologia
A metodologia a ser utilizada nas ações do grupo poderão se constituir nas mais variadas, sempre considerando as demandas solicitadas e as condições de execução das atividades planejadas. Neste momento específico de pandemia, que afeta nosso país e nossa cidade, não serão possíveis atividades presenciais, mas apenas à distância. Essa característica dificulta a execução de algumas metodologias que, neste momento, ficam inviabilizadas. Durante a pandemia e o afastamento social foram desenhadas ações à distância mediadas pela Internet: cursos livres e palestras online, lives e webconferências, buscando promover e multiplicar a práxis crítica, progressista, emancipadora e descolonial, nos temas de gênero e diversidade. Pensamos que estar em diálogo direto com xs discentes e a comunidade em geral pode auxiliar na promoção de novos paradigmas de compreensão sobre a realidade social e como conscientemente podemos atuar e colaborar com grupos mais fragilizados e vulneráveis que não tenham acesso a uma formação mais consistente. Assim que as atividades se normalizarem, ações presenciais serão desenhadas e implantadas utilizando de diversas métodos ativos e integradores de ensino-aprendizagem presencial.
Indicadores, Metas e Resultados
Neste momento de excepcionalidade, em função da epidemia de coronavirus, nossas atividades não serão presenciais, mas ocorrerão em plataformas digitais. Dessa forma, todas as metas e resultados esperados serão devidamente mensurados de forma online, acompanhando-se e medindo o nível de participação das pessoas, tanto da Universidade como da comunidade externa. A partir do momento em que as atividade presenciais puderem ser retomadas, novas ações serão desenhadas e executadas.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ADRIANA LESSA CARDOSO | |||
| AMANDA MOURA QUINZEN | |||
| ANA CAROLINA GIUDICE BEBER | |||
| ANDRESSA CAROLINE DE LIMA | |||
| ANDREZZA SILVA DA SILVA | |||
| ANELISE ASSUMPÇÃO CORDEIRO | |||
| ANGELICA DOS SANTOS KARSBURG | |||
| ANNA LUIZA MARTINS SCHUCH | |||
| ANNE SANTOS STONE | |||
| AUGUSTO IMANISHI BONAVITA | |||
| BIANCA PINHEIRO MARQUES | |||
| BRENDA LOPES AMARAL | |||
| CAMILA DUARTE ROBALLO | |||
| CAMILA NAZZARI MARRA | |||
| CAROLINA BARILI BRANDI | |||
| CAROLINA FREITAS DE OLIVEIRA SILVA | |||
| CASSIAN MARÍN PEREIRA RAMIREZ | |||
| DAIANA LOPES DIAS | |||
| DAIANE PHILIPPSEN MADERS | |||
| DANIELA DE BORBA FERNANDES | |||
| EDUARDA PIZARRO DE MAGALHÃES | |||
| FERNANDA SOARES FARIAS | |||
| FRANCYNE DE OLIVEIRA DIAS | |||
| GABRIELLA GONÇALVES PEREIRA | |||
| GISELE MORALES | |||
| GRAZIELA RINALDI DA ROSA | |||
| GUSTAVO PIRES IBEIRO | |||
| HELENA DOS SANTOS CARDOSO | |||
| HELENA SOUTO GOMES | |||
| HUDSON CRISTIANO WANDER DE CARVALHO | 9 | ||
| INAÊ DUTRA VALÉRIO | |||
| ISABELLA STRELOW FONSECA | |||
| ISADORA LANGLOIS MASSARO OSÓRIO | |||
| JAMILE WAYNE FERREIRA | |||
| JESSICA DOS SANTOS FROIS | |||
| JESSYCA SIEMIONKO DE ANTONI | |||
| JOÃO PEDRO BOTELHO PINTO | |||
| JULIANA DA SILVA LACERDA | |||
| LARA ANTUNES GOMES DA SILVA | |||
| LARISSA DA SILVEIRA SOARES | |||
| LETÍCIA GARCIA SILVA | |||
| LETÍCIA MOSSATE JOBIM | |||
| LIGIA MARIA AVILA CHIARELLI | |||
| LUANA COSTA BIDIGARAY | |||
| LUCIANA ALVES DOMBKOWITSCH | |||
| LUCIANE FARIAS DA SILVA | |||
| LUCIANO PEREIRA DOS SANTOS | |||
| MARCIA ALVES DA SILVA | 13 | ||
| MARINA SOARES MOTA | 6 | ||
| MYLENA GRAEBNER PEREIRA | |||
| PAMELA OLIVEIRA DA ROSA | |||
| PAULO JOSE GERMANY GAIGER | 2 | ||
| RAFAEL MENDES | |||
| RAFAELA SOARES VILLAR | |||
| RAQUEL CORDEIRO SORMANI | |||
| RAYSSA FERREIRA RIBEIRO | |||
| RENATA BEHLING DE MELLO | |||
| RENATA KABKE PINHEIRO | 2 | ||
| RODRIGO PAIVA DA ROSA | |||
| SILVANA DE ARAUJO MOREIRA | |||
| SUELEN BORGES LOTH CORREA | |||
| TAIANE FEIJO RICARDO | |||
| TAMARA INSAURIAGA BUENO | |||
| TAMIRES JARA GOULART | |||
| THAÍS GARCIA SAMPAIO | |||
| VITÓRIA PERES TREPTOW | |||
| VITÓRIA PINHO JUNGES | |||
| WENDEL FARIAS RODRIGUES |