Nome do Projeto
LDGF-Laboratório Didático de Geografia Física
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
17/04/2020 - 16/04/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Os cursos de graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura), bem como o curso de Mestrado em Geografia, tem como característica pensar o Espaço Geográfico desde a esfera local até os fenômenos de ordem global, contextualizando, analisando e refletindo sobre as transformações que ocorrem, tendo o Homem como um dos principais agentes modificadores deste espaço. Os elementos da natureza e sua dinâmica precisam ser compreendidos para que se possa inferir sobre as possibilidades de ocupação do Espaço Geográfico, bem como as consequências do uso inadequado dos recursos naturais e dos elementos do sistema físico-ambiental. A Geografia Física tem como objetivo o estudo destes elementos do sistema físico-ambiental e de sua dinâmica espaço-temporal, a partir de um conjunto de especialidades e técnicas que, por meio do conhecimento teórico e sobretudo prático, possibilitam a formação do profissional Geógrafo nas modalidades Licenciado e Bacharel, bem como a formação continuada de
professores de Geografia e profissionais liberais em Geografia e de alunos do Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Objetivo Geral
O objetivo geral deste projeto de ensino consiste em contribuir para o aperfeiçoamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) e pós-graduação em Geografia, estimulando a busca por novos conhecimentos referentes ao Espaço Geográfico, com ênfase nos elementos e atributos do meio físico-natural.
Para subsidiar o objetivo geral, são lançados os seguintes objetivos específicos:
(1) Promover a integração e socialização de trabalhos, pesquisas e grupos de estudo voltados aos aspectos físico-naturais do Espaço Geográfico;
(2) Incentivar os acadêmicos e pós-graduandos dos cursos de Geografia à realização de pesquisas que abrangem os aspectos físico-naturais e socioambientais do Espaço Geográfico;
(3) Possibilitar um espaço para as discussões acerca de pesquisas e trabalhos vinculados às disciplinas da área de Geografia Física, a partir de grupos de estudo e monitorias de ensino;
(4) Fomentar o desenvolvimento de práticas e instrumentos de trabalho e estudo que possam contribuir para a formação do profissional geógrafo e para a atuação deste no mercado de trabalho;
(5) Fomentar a organização de cursos de formação continuada para professores de Geografia, com ênfase em temáticas voltadas à Geografia Física;
(6) Estruturar e manter um acervo de materiais bibliográficos e de instrumentos de ensino (maquetes, acervo de rochas, acervo de mapas) que possam ser utilizados pelos alunos dos cursos de Geografia e também pelos profissionais vinculados a esta área do conhecimento que necessitem dos mesmos.
Para subsidiar o objetivo geral, são lançados os seguintes objetivos específicos:
(1) Promover a integração e socialização de trabalhos, pesquisas e grupos de estudo voltados aos aspectos físico-naturais do Espaço Geográfico;
(2) Incentivar os acadêmicos e pós-graduandos dos cursos de Geografia à realização de pesquisas que abrangem os aspectos físico-naturais e socioambientais do Espaço Geográfico;
(3) Possibilitar um espaço para as discussões acerca de pesquisas e trabalhos vinculados às disciplinas da área de Geografia Física, a partir de grupos de estudo e monitorias de ensino;
(4) Fomentar o desenvolvimento de práticas e instrumentos de trabalho e estudo que possam contribuir para a formação do profissional geógrafo e para a atuação deste no mercado de trabalho;
(5) Fomentar a organização de cursos de formação continuada para professores de Geografia, com ênfase em temáticas voltadas à Geografia Física;
(6) Estruturar e manter um acervo de materiais bibliográficos e de instrumentos de ensino (maquetes, acervo de rochas, acervo de mapas) que possam ser utilizados pelos alunos dos cursos de Geografia e também pelos profissionais vinculados a esta área do conhecimento que necessitem dos mesmos.
Justificativa
Diante da importância assumida enquanto área do conhecimento, no contexto social, político, econômico, educacional e ambiental, os cursos de Geografia necessitam também de profissionais capazes de atuar na análise, pesquisa e aplicação de estudos com ênfase nos elementos e atributos do meio físico-natural que sustentam as atividades do sistema socioeconômico. O Laboratório Didático de Geografia Física (LDGF) foi criado no ano de 2010 para atender à demandas das disciplinas vinculadas a esta especialidade da Ciência Geográfica, e vem, desde então, possibilitando o acompanhamento de alunos nas disciplinas envolvidas, a oferta de cursos de formação continuada para professores da rede pública de Pelotas e de outros municípios, a possibilidade de desenvolvimento de práticas pedagógicas que poderão ser utilizadas pelos futuros professores de Geografia, o desenvolvimento e planejamento de aulas de campo e a organização de grupos de leitura que envolvem alunos dos cursos de graduação e mestrado em Geografia. Além do mais, o espaço do LDGF é utilizado para o desenvolvimento das aulas práticas das disciplinas vinculadas a esta especialidade do conhecimento, nos turnos diurno e noturno. Atualmente, os professores que atuam no LDGF são responsáveis pelas disciplinas de Sociedade e Natureza; Orientação e Profissional Geógrafo; Biogeografia; Geomorfologia; Hidrogeografia; Climatologia Aplicada à Geografia; Cartografia Geral; Metodologia e Prática de Ensino em Geografia III: Geografia Física; Geografia Socioambiental; Análise e Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas; Planejamento Ambiental e EIA/RIMA, dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia. Desta forma considera-se fundamental que o LDGF possa atuar como Projeto de Ensino Permanente, a fim de manter suas atividades que se consolidam a cada ano e ampliar a perspectiva de atuação teórica e prática a partir da utilização do espaço físico e dos equipamentos disponíveis.
Metodologia
(1) Desenvolvimento de aulas práticas no turno das atividades dos cursos de Geografia e também em turnos inversos, na modalidade 'atividades extra-classe'.
(2) Utilização do espaço físico para orientações e desenvolvimento de monografias de conclusão curso vinculadas à Geografia Física e Socioambiental;
(3) Utilização do espaço físico para a organização de cursos de curta duração com objetivo de desenvolver práticas e materiais a serem utilizados em sala de aula ou em campo;
(4) Organização de grupos de estudos voltados à discussão de obras clássicas e contemporâneas vinculadas às especialidades da Geografia Física;
(5) Continuidade das atividades de acompanhamento das disciplinas envolvidas nas atividades do LDGF;
(6) Organização de trabalhos de campo das disciplinas e projetos de extensão e pesquisa;
(2) Utilização do espaço físico para orientações e desenvolvimento de monografias de conclusão curso vinculadas à Geografia Física e Socioambiental;
(3) Utilização do espaço físico para a organização de cursos de curta duração com objetivo de desenvolver práticas e materiais a serem utilizados em sala de aula ou em campo;
(4) Organização de grupos de estudos voltados à discussão de obras clássicas e contemporâneas vinculadas às especialidades da Geografia Física;
(5) Continuidade das atividades de acompanhamento das disciplinas envolvidas nas atividades do LDGF;
(6) Organização de trabalhos de campo das disciplinas e projetos de extensão e pesquisa;
Indicadores, Metas e Resultados
O Laboratório Didático de Geografia Física tem como principal perspectiva a maior relação dos alunos dos cursos de Geografia com as questões teóricas e práticas atreladas às disciplinas que compõem esta especialidade da Ciência Geográfica.
O conhecimento atrelado à Geografia Física demanda abstração, domínio da análise de modelos, gráficos,
fluxogramas, bem como uma análise apurada dos fenômenos de ordem socioambiental verificados em campo. Assim, espera-se que os objetivos propostos, amparados pela metodologia de trabalho do LDGF possam atuar nesta perspectiva.
Espera-se também que este projeto possibilite um maior envolvimento discente com grupos de estudo e aulas práticas, que propiciem sua permanência nos cursos de graduação em geografia, bem como a diminuição das taxas de evasão.
O conhecimento atrelado à Geografia Física demanda abstração, domínio da análise de modelos, gráficos,
fluxogramas, bem como uma análise apurada dos fenômenos de ordem socioambiental verificados em campo. Assim, espera-se que os objetivos propostos, amparados pela metodologia de trabalho do LDGF possam atuar nesta perspectiva.
Espera-se também que este projeto possibilite um maior envolvimento discente com grupos de estudo e aulas práticas, que propiciem sua permanência nos cursos de graduação em geografia, bem como a diminuição das taxas de evasão.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ADRIANE DO AMARAL SAMPAIO | |||
| ADRIANO LUIS HECK SIMON | 87 | ||
| ALEXANDRA LUIZE SPIRONELLO | |||
| ALICE FARIAS RODRIGUES | |||
| ANA JÚLIA VOLZ DA SILVA | |||
| ANALU NERY JACCOUD | |||
| ANDREIA MONKS XAVIER | |||
| ANELIZE MILANO CARDOSO | |||
| ARLENE FEHRENBACH | |||
| BERNARDO DOS SANTOS FERNANDES | |||
| CAMILA GRIEP GUIMARAES | |||
| CAMILA SIAS GOMES | |||
| CARINA CORREA BOEIRA | |||
| CASSIELY DA ROZA PACHECO | |||
| CASSIELY DA ROZA PACHECO | |||
| CASSIELY DA ROZA PACHECO | |||
| DÉBORA AZEVEDO WERHLI | |||
| EDMILSON GONÇALVES DOS SANTOS BATISTA | |||
| EDUARDO DA SILVA | |||
| EDVANIA APARECIDA CORREA ALVES | 17 | ||
| ERIKA COLLISCHONN | 17 | ||
| FABIANE ARAÚJO BOTELHO | |||
| Francisco Leandro da Costa Soares | |||
| GABRIEL GORGA CARDOSO | |||
| GABRIELA KLERING DIAS | |||
| GICELMA MARCELLO DE AVILA | |||
| GLADIS DUTRA LIHTNOV | |||
| GUILHERME ALBUQUERQUE PAES LEME PAZZAGLIA | |||
| GUILHERME BORZIO RODRIGUES | |||
| GUILHERME MARTINS | |||
| HÊNIO MARCOS RIBEIRO FRANÇA | |||
| ISAAC TAÍLQUE PAPINI DE BRITO | |||
| IVAN DOS SANTOS TATAGIBA | |||
| Igor Pedroza | |||
| JOANA TRAPP JUNG DE SOUZA | |||
| JOAO VITOR LIMA PEREIRA | |||
| JORGE CEDREZ VERNETI | |||
| JURANDIR VIEIRA FRANCO | |||
| Josué Lucas Costa Barcellos | |||
| KARINA PERALDO DA SILVA | |||
| KELVIN DUTRA XAVIER | |||
| LAIDINER RUTZ TRETTIN | |||
| LAURA RUDZEWICZ | |||
| LISIANE DE SOUSA LEMOS | |||
| LISIANE DE SOUSA LEMOS | |||
| LUCAS PIRES FERREIRA | |||
| MARIA IZABEL DOS SANTOS BRUM | |||
| MATHEUS MIDON DOS PASSOS | |||
| MATHEUS MIDON DOS PASSOS | |||
| MAURICIO MEURER | 17 | ||
| MOISES ORTEMAR REHBEIN | 17 | ||
| MURILO FREDA SILVEIRA | |||
| MURILO NUNES DA SILVA | |||
| MÁRLON ROXO MADEIRA | |||
| PAULO RICARDO MORAES CASTRO FILHO | |||
| PEDRO HENRIQUE GONÇALVES DA LUZ | |||
| PEDRO VIEIRA SAMPAIO | |||
| RAFAEL AIRES PIZZUTTI | |||
| RAFAEL RAMON MACHADO DOS SANTOS | |||
| REJANE LEMOS DE AZAMBUJA GOMES | |||
| ROGERIO DOMINGUES CANILHA | |||
| SABRINA BLANK SCHNEIDER | |||
| SABRINA DOMINGUES MORALES | |||
| SAMUEL MOREIRA SILVEIRA FERNANDES | |||
| TALITA CASTRO AZEVEDO | |||
| TANIA MARIA BRIZOLLA | |||
| TIAGO DAS NEVES RIBEIRO | |||
| TIAGO DAS NEVES RIBEIRO | |||
| VAGNER SANTOS REIS | |||
| VANDA CARNEIRO DE CLAUDINO SALES | 26 | ||
| VANEZA BARRETO PEREIRA | |||
| VICTÓRIA DEJAN PAGANOTTO | |||
| VICTÓRIA DEJAN PAGANOTTO | |||
| VINÍCIUS BARTZ SCHWANZ | |||
| VINÍCIUS BARTZ SCHWANZ | |||
| VINÍCIUS MOREIRA BARBOSA | |||
| VIVIAN ROCHELY DO CARMO NUNES | |||
| VÂNGELA REGINA MARTINS DE PAIVA | |||
| VÍTOR EMANUEL SILVA DE OLIVEIRA | |||
| YASMIN KÖHLER EICHOLZ | |||
| ÂNDREA LENISE DE OLIVEIRA LOPES | |||
| ÂNDREA LENISE DE OLIVEIRA LOPES |