Nome do Projeto
Estudo de alternativas para redução da poluição atmosférica e da emissão de gases de efeito estufa: energias renováveis em Pelotas, no Rio Grande do Sul e no Brasil
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
20/04/2020 - 18/04/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Os combustíveis fósseis geram diversos impactos ambientais negativos, desde sua extração até seu consumo final. São emitidos gases de efeito estufa - GEE como o Dióxido de Carbono (CO2), metano (CH4) e inúmeros poluentes atmosféricos como Óxidos de Nitrogênio (Nos) e Dióxido de Enxofre (SO2), alguns já originados nas usinas dos combustíveis. Além disso, seu uso final na frota urbana de veículos e em indústrias diversas potencializam essas emissões atmosféricas com danos à fauna, flora e à saúde humana. Mudanças climáticas decorrentes dessas emissões antropogênicas despertaram a preocupação de diversos países, que passaram a direcionar suas políticas energéticas de modo a incentivar, ou legislar no sentido da utilização de energias renováveis. No caso das concessionárias de energia elétrica, por exemplo, há inclusive a possibilidade de subsídios públicos para a instalação de usinas renováveis. Nesse sentido, o projeto proposto visa avaliar as fontes disponíveis para geração de energia renovável em níveis local, regional e nacional, bem como análises e experimentos em laboratório para produção de energia e redução de GEE e emissões de poluentes. Por fim, através de modelagem matemática e ferramentas de planejamento energético, propor cenários e avaliar o potencial poluente de diferentes fontes de energia, bem como seu potencial de redução de emissões atmosféricas.
Objetivo Geral
Avaliar as fontes disponíveis para geração de energia renovável em níveis local, regional e nacional e a emissão de poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa.