Nome do Projeto
Liga acadêmica de inovação, empreendedorismo e tecnologias na área da saúde
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
24/04/2022 - 27/07/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Conhecimentos sobre inovação, Propriedade Intelectual (PI) e empreendedorismo são essenciais para a formação acadêmica dos discentes dos cursos de graduação da UFPEL. Com isso, eles estarão mais preparados como profissionais para atuar no cenário da economia do conhecimento. O projeto de Ensino intitulado: "Liga Acadêmica de Inovação e Empreendedorismo (LAIE)" surge com o objetivo de aprofundar os estudos de inovação e empreendedorismo, desenvolver projetos científicos e tecnológicos, além de elaborar materiais didáticos sobre esses assuntos. Este projeto pode ser considerado um agente articulador e executor de ações voltadas a promover a expansão do conhecimento empreendedor e a inovação tecnológica por parte dos estudantes. O objetivo deste projeto é instigar o desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos alunos a partir dos conhecimentos adquiridos. Este projeto promoverá encontros/atividades quinzenais voltados à comunidade acadêmica e reuniões semanais do grupo de estudo do projeto, na forma remota e presencial na Faculdade de Odontologia da UFPel. As atividades e a reuniões do grupo terão duração aproximada de duas horas por encontro . A divulgação dos minicursos/palestras/atividades será realizada principalmente pela internet, através de grupo do Facebook e WhatsApp, e também haverá a colocação de cartazes Na UFPEl e outras instituições de ensino superior quando se tratar de evento presencial voltado à comunidade acadêmica. As ações serão planejadas por uma equipe composta por bolsista, colaboradores e coordenador do projeto. Quatro pilares de abordagem serão explorados nos encontros: Experiências empreendedoras, Inovação tecnológica, Planejamento do modelo de negócios; e Informação e atualização em empreendedorismo. Os convidados para preparar as palestras incluírão empresários locais, professores universitários e gestores de startups. Mentores e consultorias serão disponibilizadas pelos componentes do projeto para fomentar a atividade empreendedora dos alunos. Dessa forma, o projeto poderá contribuir para um melhor desenvolvimento profissional dos alunos, de forma a complementar conhecimentos e favorecer a troca de experiências, construindo uma visão mais empreendedora e, consequentemente, uma melhor preparação para inserção no mercado de trabalho atual. A avaliação dso alunos será pela participação dos mesmos no projeto, assiduidade às reuniões de grupo e encotnros abertos do projeto, participação nas mídias digitais do projeto, além da sua produtividade através da elaboração de materais didáticos e de pesquisa resultantes do proejto.
Objetivo Geral
Promover o processo de ensino-aprendizagem e educação empreendedora nos alunos de Odontologia, por meio de atividades de ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação, em articulação com os ecossistemas de inovação em saúde existentes na própria UFPel, parques tenológicos e outros espaços de empreendedorismo e inovação.
Justificativa
Este projeto de ensino está voltado para o desenvolvimento de conhecimentos de empreendedorismo, inovação e tecnologias em saúde no ambiente acadêmico. Dessa forma, serão realizadas reuniões de grupo de estudo e palestras quinzenais com temas diversos sobre desenvolvimento, tecnologia e empreendedorismo onde serão convidados um palestrantes de diferentes áreas do conhecimento para acrescentar, relatar e estimular o seu espírito empreendedor aos alunos participantes. Assim, este projeto poderá ser considerado como agente articulador e executor de ações que visam á promoção da expansão de conhecimentos dos alunos participantes para melhor prepara-los para o mercado de trabalho.
Contribuição do Projeto para o Ensino de Graduação:
Os impactos das ações do projeto de ensino junto ao corpo discente será a troca de conhecimento dos processos para criação de startups, empresas juniores ou microempresas, além de ser uma ferramenta para que estes alunos se atualizem sobre o mundo do empreendedorismo, desenvolvimento de conhecimentos sobre a elaboração de planos de negócios, gestão de pessoas, administração financeira e recursos humanos.
Contribuição do Projeto para o Ensino de Graduação:
Os impactos das ações do projeto de ensino junto ao corpo discente será a troca de conhecimento dos processos para criação de startups, empresas juniores ou microempresas, além de ser uma ferramenta para que estes alunos se atualizem sobre o mundo do empreendedorismo, desenvolvimento de conhecimentos sobre a elaboração de planos de negócios, gestão de pessoas, administração financeira e recursos humanos.
Metodologia
Áreas de atuação deste projeto unificado de ensino:
Incentivo ao ambiente de empreendedorismo inovador e de criação de startups (healthtechs). Participação e consolidação de um ecossistema de aprendizado em inovação em saúde. Estimular e proporcionar aos alunos o contato com projetos de pesquisa e inovação tecnológica. Apresentação de novos conceitos aos alunos, como o de inovação em saúde 4.0 ou saúde digitai, internet das coisas, inteligência artificial e blockchain. Intraempreendedorismo: Estímulo interno ao desenvolvimento de novas idéias e negócios. Networking: Criação de networking dos estudantes da graduação em odontologia com as outras áreas da saúde e tecnológicas, profissionais, startups e pesquisadores das áreas de interesse. Geração de conteúdos e eventos na área de inovação em saúde.
Incentivo ao ambiente de empreendedorismo inovador e de criação de startups (healthtechs). Participação e consolidação de um ecossistema de aprendizado em inovação em saúde. Estimular e proporcionar aos alunos o contato com projetos de pesquisa e inovação tecnológica. Apresentação de novos conceitos aos alunos, como o de inovação em saúde 4.0 ou saúde digitai, internet das coisas, inteligência artificial e blockchain. Intraempreendedorismo: Estímulo interno ao desenvolvimento de novas idéias e negócios. Networking: Criação de networking dos estudantes da graduação em odontologia com as outras áreas da saúde e tecnológicas, profissionais, startups e pesquisadores das áreas de interesse. Geração de conteúdos e eventos na área de inovação em saúde.
Indicadores, Metas e Resultados
(1) Formação complementar curricular dos alunos participantes do projeto, nas áreas de empreendedorismo e inovação, através da sua assiduidade nos encontros virtuais e presenciais realizados pelo coordenador do projeto, em conjunto com alunos de graduação e pós-graduação e palestrantes convidados de todo o Brasil.
(2) Contato dos alunos com ecossistemas de inovação (incubadoras tecnológicas, parques tecnológicos, hubs de inovação e outros ambientes de empreendedorismo e inovação).
(3)Espera-se que haja um aumento nas iniciativas empreendedoras dos alunos, que com o conhecimento compartilhado pelos palestrantes, possam empreender em alternativas que, não necessariamente sejam inovadoras, mas que sejam resolutivas para a sociedade e que gerem impacto social, além de um melhor preparo para a inserção destes no mercado de trabalho.
(2) Contato dos alunos com ecossistemas de inovação (incubadoras tecnológicas, parques tecnológicos, hubs de inovação e outros ambientes de empreendedorismo e inovação).
(3)Espera-se que haja um aumento nas iniciativas empreendedoras dos alunos, que com o conhecimento compartilhado pelos palestrantes, possam empreender em alternativas que, não necessariamente sejam inovadoras, mas que sejam resolutivas para a sociedade e que gerem impacto social, além de um melhor preparo para a inserção destes no mercado de trabalho.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ANA CRISTINA BEITIA KRAEMER MORAES | |||
| ANDRESSA DA SILVA BARBOZA | |||
| ANDRESSA GONÇALVES MONTEIRO ANDRADE | |||
| ANDRIELE SIMOES PEREIRA | |||
| Alana da Silva Crizel | |||
| EDUARDA FOLHA FEDRIZZI | |||
| EVANDRO PIVA | 3 | ||
| EZEQUIEL AZEVEDO SCHEMMFELNNIG | |||
| Estella Ribeiro Cardoso | |||
| GABRIELA DA SILVA BITTENCOURT DA CRUZ | |||
| GEOVANNA PETER CORRÊA | |||
| GIOVANNA BERTOLLO TAMBARA | |||
| GUILHERME PEREIRA OSSANES | |||
| GUILHERME SCHEEREN FIGUEIREDO | |||
| HENRIQUE ALMEIDA BORTT | |||
| HENRIQUE PACHECO PERES | |||
| Helena de Oliveira Sória | |||
| INAJARA MARCELA GRENZEL DAL MOLIN | |||
| ISABELA ROCHA STEIMBRUCH | |||
| ISADORA CENTENO MALHAO MACHADO | |||
| JANDRYCE SILVEIRA DE SOUZA | |||
| JOSUE MARTOS | 1 | ||
| JULIA SILVEIRA LONGARAY | |||
| JULIANA FLORES MANKE | |||
| JULIANA JESKE LEITZKE | |||
| JULIANA SILVA RIBEIRO | 1 | ||
| JULY IASMIM DA SILVA BARBOSA | |||
| KAMILA PAGEL RAMSON | |||
| KÁTIA CRISTIANE HALL | |||
| LARA EMMILE EVANGELISTA VALENÇA | |||
| LARISSA MOREIRA PINTO | |||
| LAURA AZAMBUJA FERNANDES | |||
| LAURA LEAL LISBOA | |||
| LEONARDO SOUZA PERCHIN | |||
| LUCAS GEHRKE ALVES | |||
| LUIS EDUARDO RILLING DA NOVA CRUZ | 1 | ||
| LUIZ EDUARDO HANSEN DA SILVEIRA | |||
| LUIZA HELENA DE SOUZA FERNANDES | |||
| MARIA EDUARDA ARMINDO DE SOUZA | |||
| MARIA EDUARDA FRAGA GARCIA | |||
| MARIA EDUARDA PERES SCHMALFUSS | |||
| MARIA LUIZA PRIETSCH DOS SANTOS | |||
| MARIANA AMARAL DO AMARAL | |||
| MARIANA PIRES LEMOS | |||
| MATHEUS BARRETO MULLER | |||
| MELISSA FERES DAMIAN | |||
| MICHAELLY RICARDO VIEIRA | |||
| MILEICA CRISTIANE BOBSIN DA SILVA | |||
| MONIKA LAMAS FERREIRA | |||
| MORGANA LÜDTKE AZEVEDO | |||
| Manuela Campos Pereira | |||
| Manuela Tessmer Pereira | |||
| NATALIA LINK BAHR | |||
| NATANA BIERHALS OTTO | |||
| NATHALIA PEREIRA DA SILVA PORTO | |||
| NATHÁLIA MADUREIRA AREJANO | |||
| PEDRO AFONSO MACHADO NUNES | |||
| PEDRO BRUM DE ARMAS | |||
| RAFAEL GUERRA LUND | 5 | ||
| RAFAEL MARTINS DOS SANTOS | |||
| RAFAEL ROSA DE AVILA | |||
| RAFAELA PINTO BRAGA | |||
| RAPHAEL IANAGONI NUNES | |||
| THAINÁ DIAS SCHOLANTE | |||
| THIAGO MARCHI MARTINS | |||
| VITOR HENRIQUE DIGMAYER ROMERO | 1 | ||
| VITOR RADTKE WIETH | |||
| WELLINGTON LUIZ DE OLIVEIRA DA ROSA | 3 |