Nome do Projeto
O acervo da Fototeca Memória da UFPel como fonte de pesquisas em memória e patrimônio, preservação e gestão de acervos fotográficos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
12/09/2022 - 23/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O projeto de pesquisa apresentado nas linhas abaixo, visa contribuir com os estudos sobre sistematização, salvaguarda e preservação de arquivos fotográficos históricos e ampliar a discussão para o contexto da produção das fotografias nativo-digitais a partir do acervo da Fototeca Memória da Universidade Federal de Pelotas. A Fototeca Memória da Universidade Federal de Pelotas está vinculada ao Departamento de Museologia, Conservação e Restauro do Instituto de Ciências Humanas da UFPel e tem como objetivo a preservação da memória visual da UFPel e prima pela disponibilização do acesso aos seus conteúdos de diversas formas, desde consulta local — compreendendo diversas ações, como exposições e catálogos —, até base de dados online, vislumbrando maior abrangência ao acervo. O objeto de estudo são as coleções fotográficas da Fototeca Memória da Universidade Federal de Pelotas, sobretudo a coleção proveniente da Coordenação de Comunicação Social da UFPel à qual foi se constituindo ao longo dos anos desde a sua inauguração em agosto de 1969. Além de contar com coleções das unidades fundadoras da UFPel, elencadas a seguir: Coleção Faculdade de Agronomia; Coleção Faculdade de Odontologia; Coleção Faculdade de Ciências Domésticas; Coleção Laneira Brasileira S. A. de Pelotas; Coleção Drª Clinéa Campos Langlois (referente a Faculdade de Odontologia); Coleção Anglo.
Objetivo Geral
Reunir, articular e ampliar a discussão sobre estudos acadêmicos de graduação e pós-graduação relativos à sistematização e preservação de acervos fotográficos em instituições de salvaguarda de coleções fotográficas, considerando a memória das instituições e a linearidade dos fatos ocorridos. Desenvolver estudos comparativos sobre processos e métodos de sistematização de acervos fotográficos considerando as especificidades das coleções fotográficas oriundas do processo analógico e as fotografias nativos-digitais. Averiguar as similaridades e diferenças nos processos de sistematização dessas coleções, sobretudo no tratamento da informação tendo como parâmetro o estudo de caso da Coleção CCS, a qual se constituiu a partir do processo analógico e migrou para o digital no início dos anos 2000. Construir uma narrativa visual dos fatos ocorridos desde a consolidação da Universidade, considerando as unidades fundadoras da UFPel e suas respectivas coleções fotográficas.