Nome do Projeto
Avaliação do potencial biofertilizante, bioestimulante e bioprotetor de nanopartículas de carbono (C-dots) produzidas a partir de Spirulina aplicadas em plantas de arroz e feijão
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
04/04/2024 - 20/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
Tendo em vista a importância econômica/nutricional do arroz e do feijão, e a posição de destaque em relação a outros alimentos no quotidiano da população, e considerando as perdas de produtividade causadas por estresses ambientais nas culturas, a identificação dos processos moleculares e fisiológicos estimulados pela aplicação de nanopartículas de carbono (C-dots) provenientes de Spirulina são importantes para o melhor entendimento do efeito biofertilizante e bioprotetor em plantas de arroz e feijão. Essas análises poderão fornecer informações valiosas para a manutenção da produtividade de grãos mesmo sob condições de estresse ambiental. Uma vez confirmado o efeito biofertilizante e bioprotetor das nanopartículas de carbono, as principais áreas da indústria que podem se beneficiar são a agroindústria e o setor alimentar, uma vez que a aplicação dos C-dots durante a fase vegetativa forneceria uma vantagem para as plantas, em termos de desenvolvimento e produção de grãos.
Objetivo Geral
O objetivo/meta geral deste projeto é explorar uma forma acessível e sustentável/ecológica para sintetizar nanopartículas de carbono (C-dots) de qualidade superior utilizando como biomassa resíduo de Spirulina. Assim, testaremos a viabilidade de utilização destas partículas como um bioproduto capaz de estimular o desenvolvimento e produtividade de plantas de arroz e feijão, mesmo em condições não ótimas de estresses ambientais.