Nome do Projeto
INICIANDO A RELAÇÃO MÉDICO PACIENTE
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/07/2024 - 22/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, os Cursos de Graduação em Medicina no Brasil deverão formar médicos com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Por outro lado, o Projeto Pedagógico da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), seguindo os preceitos Constitucionais tem em seus princípios balizadores a INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO. Segundo esses princípios norteadores, para que ocorra o processo de construção do conhecimento, deve-se, ao ensinar, promover ações e ambientes de aprendizagem, para que a teoria e a prática se efetivem, lado a lado. Para haver aprendizagem, o aluno em formação precisa conhecer a realidade e os sujeitos com quem irá atuar, estudar os problemas e as soluções prováveis, ou possíveis, aplicá-las nessa mesma realidade, refletir sobre os resultados e assim produzir conhecimento. Ao iniciar o contato com pacientes, alunos de Medicina necessitam realizar com proficiência a anamnese e a consequente construção da história clínica, bem como dominar a arte e a técnica do exame físico. No entanto, além da compreensão e do domínio da propedêutica médica, são previstas pelas Diretrizes Curriculares, a capacidade reflexiva e compreensão ética, psicológica e humanística da relação médico paciente. É indispensável, portanto desenvolver durante a Formação Médica, competências e habilidades de comunicação com os pacientes, com os familiares e com os colegas.

Objetivo Geral

Ampliar os espaços de formação pedagógica propiciando a prática em pequenos grupos junto de projetos de ensino.

Justificativa

As demandas dos alunos de graduação em Medicina no terceiro semestre para o desenvolvimento de capacidades de comunicação com pacientes,
com familiares e com colegas podem ser melhor desenvolvidas em pequenos grupos por tratarem da subjetividade humana. A abordagem em
grupos de tutoria entre iguais facilita a comunicação e o aprendizado.

Metodologia

-Dividir a turma de Psicologia Médica II em grupos de até três a a quatro alunos. Cada grupo deve fazer uma reunião semanal com um
aluno/colaborador do Projeto de Ensino Relação Médico-Paciente em Estudantes de Medicina, de modo a propiciar práticas problematizadoras de
anamnese e exame físico junto a usuários do sistema de saúde. Logo após deve ser feita a reflexão do trabalho, das dificuldades enfrentadas e
habilidades desenvolvidas. A partir das questões surgidas nestas práticas haverá também o espaço para a supervisão
com os professores nas aulas práticas duas vezes por semana.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se desenvolver maior compreensão da subjetividade dos relacionamentos entre médicos e pacientes e ampliar as habilidades e
competências em comunicação com a finalidade de melhorar o atendimento médico como um todo.

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