Nome do Projeto
INICIANDO A RELAÇÃO MÉDICO PACIENTE
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/07/2024 - 22/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, os Cursos de Graduação em Medicina no Brasil deverão formar médicos com formação generalista,
humanista, crítica e reflexiva. Por outro lado, o Projeto Pedagógico da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), seguindo os preceitos
Constitucionais tem em seus princípios balizadores a INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO. Segundo esses
princípios norteadores, para que ocorra o processo de construção do conhecimento, deve-se, ao ensinar, promover ações e ambientes de
aprendizagem, para que a teoria e a prática se efetivem, lado a lado. Para haver aprendizagem, o aluno em formação precisa conhecer a realidade
e os sujeitos com quem irá atuar, estudar os problemas e as soluções prováveis, ou possíveis, aplicá-las nessa mesma realidade, refletir sobre os
resultados e assim produzir conhecimento. Ao iniciar o contato com pacientes, alunos de Medicina necessitam realizar com proficiência a anamnese
e a consequente construção da história clínica, bem como dominar a arte e a técnica do exame físico. No entanto, além da compreensão e do
domínio da propedêutica médica, são previstas pelas Diretrizes Curriculares, a capacidade reflexiva e compreensão ética, psicológica e humanística
da relação médico paciente. É indispensável, portanto desenvolver durante a Formação Médica, competências e habilidades de comunicação com
os pacientes, com os familiares e com os colegas.
Objetivo Geral
Ampliar os espaços de formação pedagógica propiciando a prática em pequenos grupos junto de projetos de ensino.