Nome do Projeto
PRÁTICAS DE REVISÃO TEXTUAL
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2025 - 01/04/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este Projeto de Ensino, vinculado à Editora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tem como objetivo proporcionar aos alunos um espaço dinâmico de interação, aprendizado prático e desenvolvimento de competências essenciais para sua futura atuação profissional. Por meio de atividades orientadas e resolução de problemas relacionados às demandas reais do mercado editorial e acadêmico, o projeto busca preparar os discentes para os desafios que enfrentarão ao ingressar em suas carreiras.

Objetivo Geral

A colaboração direta com a Editora da UFPel permite que os estudantes tenham contato com processos editoriais concretos, como preparação, revisão e diagramação de textos, ampliando sua experiência prática e compreensão sobre as etapas de produção de publicações acadêmicas. Além disso, o projeto promove o aprimoramento técnico na redação e revisão de textos, ao mesmo tempo que desenvolve habilidades como trabalho em equipe, gestão de tempo e pensamento crítico, elementos indispensáveis para uma atuação ética e eficiente no campo da comunicação escrita.

Justificativa

O presente projeto justifica-se pela relevância de oferecer aos alunos do curso de Bacharelado em Letras - Redação e Revisão de Textos, do 5º semestre em diante, a oportunidade de vivenciarem e exercitarem práticas de revisão textual que serão fundamentais para sua atuação no mercado de trabalho.

Ao proporcionar uma experiência prática integrada à formação teórica, o projeto contribui para o desenvolvimento das competências técnicas necessárias à preparação e à revisão de textos em diferentes gêneros e suportes, ampliando a compreensão dos estudantes sobre os padrões normativos da língua portuguesa, bem como sobre os aspectos estilísticos e funcionais da comunicação escrita.

Além disso, a iniciativa busca preparar os discentes para enfrentar as demandas profissionais do campo editorial e acadêmico, promovendo um aprendizado que alia a teoria à prática. Ao estimular o contato com situações reais e problematizações relacionadas à revisão textual, o projeto fortalece a capacidade crítica, a atenção aos detalhes e a tomada de decisão, competências indispensáveis para o exercício ético e qualificado da profissão.

Dessa forma, o projeto não apenas enriquece a formação acadêmica dos estudantes, mas também os prepara para se destacarem no competitivo mercado de trabalho, contribuindo para sua inserção em áreas como editoras, empresas de comunicação, agências de conteúdo e outros espaços que demandam profissionais especializados em redação e revisão textual.

Metodologia

Os textos a serem revisados pelos(as) estudantes consistem em obras submetidas à Editora da Universidade por autores de diversas áreas do conhecimento. Essa diversidade de produções textuais oferece aos discentes uma experiência rica e variada, permitindo o contato com diferentes estilos, gêneros, e níveis de complexidade textual.

Ao trabalhar com materiais reais e provenientes de diferentes contextos acadêmicos, os alunos têm a oportunidade de desenvolver competências essenciais para a revisão de textos, como a adequação linguística, a padronização editorial, e a atenção aos aspectos técnicos e normativos da escrita. Além disso, essa prática proporciona um entendimento aprofundado sobre os processos editoriais e a dinâmica de atuação interdisciplinar, essenciais para a formação de profissionais qualificados no campo da redação e revisão textual.

Essa abordagem contribui significativamente para a formação dos estudantes, ao mesmo tempo que valoriza a produção acadêmica e cultural da instituição, promovendo a excelência editorial e o fortalecimento da relação entre ensino, pesquisa e extensão.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que a atuação dos alunos na Editora da UFPel contribua de maneira significativa para o aprimoramento de seu desempenho acadêmico em todas as disciplinas, promovendo um desenvolvimento mais sólido do raciocínio lógico, maior clareza e coesão na escrita, além de uma compreensão mais aprofundada das normas e técnicas de revisão textual.

Ao vivenciarem práticas reais no ambiente editorial, os estudantes têm a oportunidade de aplicar, de forma integrada, os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso, fortalecendo habilidades fundamentais, como análise crítica, organização textual e atenção aos detalhes. Essa experiência prática não apenas enriquece a formação acadêmica, mas também amplia a capacidade de comunicação e argumentação escrita, competências indispensáveis tanto no contexto universitário quanto no mercado de trabalho.

Além disso, espera-se que a vivência proporcionada pela Editora da UFPel impacte positivamente o desempenho profissional dos egressos, oferecendo-lhes uma base sólida para atuar com excelência em áreas como revisão textual, assessoria editorial, produção de conteúdos e comunicação escrita em geral. Dessa forma, o projeto contribui não apenas para a formação de profissionais tecnicamente qualificados, mas também para o fortalecimento da reputação acadêmica e profissional dos alunos no mercado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ELIANA PETER BRAZ8
PEDRO DE ALMEIDA FERREIRA
PEDRO HENRIQUE ALENCAR DA SILVA
SUELEN AIRES BÖETTGE12

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