Nome do Projeto
Estudo sobre a integração dos princípios da economia circular e da inovação para promover a sustentabilidade nas indústrias arrozeiras do munícipio de Pelotas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
03/03/2025 - 03/03/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
A produção de arroz no Sul do Brasil é uma das atividades agrícolas relevantes na economia da região, pois concentra grande parte da produção de arroz do país, contribuindo significativamente para a segurança alimentar e sua economia. Com isso, tem-se que o Rio Grande do Sul (RS) é o maior estado produtor de arroz do Brasil, correspondendo aproximadamente 65% do total da safra nacional em 2022/2023 (CONAB, 2023).
A necessidade de ter uma estratégica desta cultura, não só determina o panorama econômico da região, mas também resulta na geração de resíduos, dos quais a casca de arroz é o proeminente. Desse modo, percebe-se que segundo os relatórios da CONAB (2023), a produção de arroz na região produz grandes quantidades de subprodutos da casca, sendo vista como um resíduo sem valor econômico significativo, na qual é descartada ou utilizada de forma ineficiente.
Objetivo Geral
Realizar um estudo sobre as inovações existentes nas indústrias de fabricação do arroz para valorizar os rejeitos de forma a identificar oportunidades de integração eficiente na cadeia produtiva, promovendo a transição de uma abordagem linear para uma circular.