Nome do Projeto
Geografia em Jogos: Conectando Mundos Físicos e Virtuais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/03/2025 - 03/01/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
A inserção de recursos didáticos no ensino de Geografia tem ganhado destaque nos debates acadêmicos contemporâneos. Entre estes recursos, os jogos — sejam analógicos ou digitais — representam um potencial ainda pouco explorado, tanto nas práticas pedagógicas quanto na formação docente. Este projeto se direciona a professores da educação básica; graduandos e pós-graduandos em Geografia e público geral interessado na interface entre jogos e educação. As ações incluem: divulgação de materiais didáticos produzidos pelo grupo de pesquisa Geografia em Jogos nas redes sociais; realização de eventos (oficinas, palestras) e intervenções comunitárias baseadas em demandas locais.

Objetivo Geral

Capilarizar a atuação do grupo de pesquisa nas redes sociais e na comunidade, democratizando o acesso ao conhecimento científico, no que tange especificamente ao ensino da Geografia, jogos e gamificação.

Justificativa

O ensino de Geografia está diante de um cenário único na educação: a linguagem dos jogos, tão familiar às novas gerações, oferece caminhos ainda pouco explorados para a aprendizagem geográfica. Mais do que entretenimento, os games carregam potenciais educativos que podem ser transpostos para o contexto escolar. É nessa fronteira entre jogos, gamificação e o pedagógico que o grupo de pesquisa Geografia em Jogos atua. Por meio de plataformas digitais como Instagram e Website, o grupo rompe os muros da universidade, levando para professores da educação básica e o público geral: análises sobre como jogos podem ser inseridos no ensino de geografia; discussões sobre metodologias lúdicas de aprendizagem e dicas de leituras. No que se refere a inserção na comunidade, as intervenções ocorrem a partir de demandas das escolas e/ou redes de ensino. Esta ponte entre teoria e prática representa uma resposta às demandas de uma sociedade cada vez mais conectada.

Metodologia

As ações previstas incluem:
• Divulgação digital: produção de conteúdo (posts, reels, infográficos) para Instagram e Website, com linguagem acessível.
• Intervenções na comunidade: realização de workshops presenciais e online para professores da educação básica, com foco na elaboração de recursos didáticos analógicos e digitais e estratégias gamificadas.
• Mapeamento de demandas reais das escolas através de formulários digitais e entrevistas.
• Desenvolvimento de um repositório online de jogos geográficos (analógicos e digitais) e de produções bibliográficas do grupo.
• Análise de métricas de engajamento (redes sociais) e feedbacks dos participantes para ajustes contínuos.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se como resultados a difusão ampla das produções do grupo Geografia em Jogos (jogos, artigos, metodologias) em plataformas acessíveis, garantindo que educadores e interessados possam utilizá-las gratuitamente. O projeto visa tornar as pesquisas do Geografia em Jogos recursos reais para os educadores. Ao disponibilizar jogos, textos e cases de aplicação, busca-se não apenas informar, mas inspirar novas práticas pedagógicas em Geografia e estar em conexão com a comunidade e as demandas do tempo presente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DOMINIQUE BRZOSKOWSKI CHAGAS
Denise da Rocha Luz
Eduardo Lorini Carneiro
GABRIELA DAMBROS2
GUILHERME DA SILVA CRIZEL
JANICE CRUZ DE AZEVEDO
JULY WEBER GARCIA
NATHANIEL LUÍS DE SOUZA FARIAS
Nelson Luís Eufrasio Junior
PEDRO ÁTILA MOREIRA SIMÕES
RODRIGO DE OLIVEIRA PERALDO
ROGERIO DOMINGUES CANILHA
THALES ROBERTO BARBOSA RODRIGUES

Página gerada em 08/07/2025 10:40:17 (consulta levou 0.112171s)