Nome do Projeto
Protocolo preventivo e de monitoramento para o complexo respiratório bovino (CRB) em estabelecimentos pré-embarque destinados à exportação de bovinos de corte
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/05/2025 - 01/04/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O complexo respiratório bovino (CRB) está entre as enfermidades mais onerosas dentro desse tipo de sistema, ocorrendo principalmente em animais recém-confinados, entretanto ainda são escassos os estudos nesta realidade. Este trabalho pretende avaliar e caracterizar protocolos específicos de vacinação para os EPE, bem como identificar os agentes causadores de doenças respiratórias, correlacionando marcadores bioquímicos inovadores de diagnóstico, com o grau de acometimento pulmonar e comorbidades em bovinos de corte nesse sistema produtivo. Para isso, serão utilizados 250 terneiros, não castrados, de raças de corte, provenientes de uma fazenda comercial do Rio Grande do Sul. Quinze dias antes do embarque para o EPE (D-15), os animais serão pesados e divididos de maneira uniforme em dois grupos, em um ensaio clínico randomizado. Um grupo receberá a vacina Bovi-Shield Gold® (GV1C, n=50) e outro receberá uma dose contendo apenas o adjuvante da vacina (GC, n=200). No dia de transporte e recepção dos animais no EPE (D0), o GV1C será mantido apenas com a vacina da propriedade; Já o GC será dividido em um grupo que receberá a vacina Bovi-Shield Gold® na chegada (GCV1, n=50); um grupo que receberá a vacina Bovi-Shield Gold® sete dias após o recebimento dos animais (GCV7; n=50), outro grupo que receberá a vacina indicada pela propriedade na chegada (GCV2, n=50) e um grupo sem vacinação (GCC, n=50). A partir deste dia os animais passarão por acompanhamentos quinzenais para coleta de sangue e avaliação de ganho de peso, escore de condição corporal e sinais clínicos. Animais com sinais compatíveis com CRB serão submetidos a coleta de material para isolamento viral, bacteriano e avaliação hematológica. Nestes animais também será realizada ultrassonografia torácica para avaliação de grau de comprometimento pulmonar. Dessa forma, o projeto pretende estabelecer um protocolo vacinal para os EPE, além de validar novas metodologias diagnósticas e de boas práticas para prevenção e tratamento de bovinos destinados à exportação de animais vivos.
Objetivo Geral
O objetivo deste projeto é estabelecer um protocolo eficaz para a prevenção do Complexo Respiratória Bovino (CRB) em estabelecimentos pré-embarque destinados à exportação de bovinos de corte vivos.