Nome do Projeto
Licenciatura em Geografia - conhece e re-conhecer
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
06/06/2025 - 29/05/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo subsididar a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia. Nessa direção, busca traçar o perfil de discentes e de docente a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, bem como, empreender o estudo do atual Projeto Pedagógico do Curso. Na produção dos dados utiiliza-se como técnica um formulário de questões fechadas e abertas,, entrevistas semiestruturadas e análise documental, no caso o PPC do Curso. Entende-se que o PPC deve representar os objetivos e os pressupostos da formação de professores amparados pelas DIretrizes Curriculares Nacionais de Formação Inicial de Professores e Professoras da Educação Básica, mas, precisa também refletir as carcacterísitcas, as peculiaridades e as especificidades dos sujeitos do processo formativo. Nessa direção, a pesquisa aponta para a produção de dados referentes ao perfil sócio-econômico-cultural e a relação de discentes e docentes estabelecida com o Curso, bem como, para cuidadosa análise do PPC evidenciando suas ênfases, suas possibilidades e suas limitações. Os dados problematizados irão colaborar com a reformulação de um PPC que reconheça os sujeitos do ensino e da aprendizagem e que esteja conectado com as demandas de nosso momento histórico.

Objetivo Geral

Produzir dados sobre a discência e a docência no curso de licenciatura em Geografia, bem como problematizar o atual PPC do curso.

Justificativa

A Resolução 04/2024 que estabelece as Diretrizes Curriculares para Formação Inicial de professores da Educação Básica, coloca aos Cursos de Licenciatura o desafio de revisitar seus Projetos Pedagógicos. Nessa direção, cabe aos cursos uma dinâmica de reformulação que não tenha apenas como horizonte atender a nova legislação. Entende-se que essa é uma oportunidade ímpar de avaliar o processo formativo que tem sido vivenciado até o momento no Curso de Licenciatura em Geografia. Nesse sentido, a pesquisa propõe-se a produzir dados que tornem possível conhecer os docentes e os discentes do curso, saber sobre a relação desses atores com a formação de professores de geografia e ainda, probematizar o atual PPC do curso. A partir dos dados produzidos será possível subsidiar a reformulação do PPC.

Metodologia

Formulário quantitativo e qualitativo - questões abertas e questões de múltipla escolha
Entrevista semiestruturada - amostragem
Análise documental - PPC

Indicadores, Metas e Resultados

Identificar o perfil sócio-econômico- cultural de docentes e discentes.
Problematizar a relação dos sujeitos com o atual PPC de Licenciatura em Geografia

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
IURI OLIVEIRA DA SILVA
SIMONE BARRETO ANADON4

Página gerada em 03/07/2025 13:40:33 (consulta levou 0.111413s)