Nome do Projeto
I Encontro Regional de Negócios Hoteleiros
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
18/07/2025 - 08/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
A Cidade de Pelotas e a região onde encontra-se inserida despertam com grande motivação para o incentivo ao turismo (turismo de lazer, turismo cultural, turismo de negócios, ecoturismo, turismo rural) e os segmentos afins, particularmente a hotelaria. O I Encontro Regional de Negócios Hoteleiros representa é um evento que foca na valorização do empreendedorismo em meios de hospedagem na cidade de Pelotas e região sul do Estado do Rio Grande do Sul. O evento busca oportunizar o encontro de profissionais, estudantes, professores, pesquisadores e empreendedores no ramo da hotelaria regional de modo a trocar conhecimentos e informações que possam colaborar com a qualificação deste segmento de grande importância para a economia local e regional.
Objetivo Geral
a) Geração de conhecimentos técnico-científicos para os alunos envolvidos no planejamento e organização do evento, sob supervisão de professores tutores, incluindo a geração de trocas de informações entre o público-alvo do evento e o estimulo ao empreendedorismo no segmento econômico da hotelaria.
Justificativa
Para os alunos da disciplina de Planejamento e Gestão de Eventos em Hotelaria, as ações de pré-produção, produção e pós-produção de um evento, de modo prático, tende a gerar conhecimentos e aptidões práticas que irão qualificar a sua formação acadêmica, científica e prática. Para o Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas, o evento tende a contribuir para a geração de visibilidade do curso no objetivo de valorizar a hotelaria regional e estimular o empreendedorismo hoteleiro regional. Para o público ouvinte, o evento oportuniza a troca de conhecimentos e informações que possam somar na sua qualificação profissional e empresarial.
Metodologia
a) Planejamento das etapas do evento, incluindo pré-produção, produção e pós-produção do evento;
b) Definição e redistribuição de tarefas relativas à produção do evento, no tangente a definição e entrega de convites à palestrantes e convidados, definição, reserva e organização do espaço de realização do mesmo, elaboração de material publicitário digital (folhetos, vídeos, textos, banners e outros materiais), análise da qualidade de equipamentos de som e imagem a ser utilizados nas palestras, organização de coffeebreak, dentre outros;
c) Reuniões técnico-acadêmicas para estabelecimento de briefing do evento, considerando suas características globais, responsabilidades individuais e coletivas, processos de planejamento e gestão, dentre outras;
d) Realização do evento conduzido por cerimonialista pré-definido e acionado, na prática, pelos alunos envolvidos sob supervisor do coordenador do mesmo e de outros docentes colaboradores;
e) Reuniões e encontros, em sala de aula, para procedimentos de relatórios e apresentações de observâncias de pós-evento, de modo a identificar pontos de sucesso e temas a serem melhorados em uma segunda edição do mesmo.
b) Definição e redistribuição de tarefas relativas à produção do evento, no tangente a definição e entrega de convites à palestrantes e convidados, definição, reserva e organização do espaço de realização do mesmo, elaboração de material publicitário digital (folhetos, vídeos, textos, banners e outros materiais), análise da qualidade de equipamentos de som e imagem a ser utilizados nas palestras, organização de coffeebreak, dentre outros;
c) Reuniões técnico-acadêmicas para estabelecimento de briefing do evento, considerando suas características globais, responsabilidades individuais e coletivas, processos de planejamento e gestão, dentre outras;
d) Realização do evento conduzido por cerimonialista pré-definido e acionado, na prática, pelos alunos envolvidos sob supervisor do coordenador do mesmo e de outros docentes colaboradores;
e) Reuniões e encontros, em sala de aula, para procedimentos de relatórios e apresentações de observâncias de pós-evento, de modo a identificar pontos de sucesso e temas a serem melhorados em uma segunda edição do mesmo.
Indicadores, Metas e Resultados
a) Geração de conhecimentos técnico-científicos no planejamento e na gestão de eventos coorporativos e científicos;
b) Integração do público-ouvinte e dos organizadores, de modo a gerar conhecimentos, trocas de informações e estímulo ao empreendedorismo hoteleiro local, por meio da valorização pragmática de negócios nesse setor;
c) Geração de portfólio para os alunos e docentes envolvidos no tangente curricular, a partir da realização prática de um evento;
d) Geração de horas para os alunos envolvidos de modo a contribuir em sua produção curricular no Curso de Hotelaria.
b) Integração do público-ouvinte e dos organizadores, de modo a gerar conhecimentos, trocas de informações e estímulo ao empreendedorismo hoteleiro local, por meio da valorização pragmática de negócios nesse setor;
c) Geração de portfólio para os alunos e docentes envolvidos no tangente curricular, a partir da realização prática de um evento;
d) Geração de horas para os alunos envolvidos de modo a contribuir em sua produção curricular no Curso de Hotelaria.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADALBERTO DOS SANTOS JUNIOR | 12 | ||
CLAUDIA CRISTINA PEREIRA DE CARVALHO | |||
DEBORA CANEZ CAMARGO | |||
FABIANA DA LUZ MACHADO | |||
FELIPE SOUZA FREITAS | |||
FLAVIA BEATRIZ GOULARTE BRASIL DIAS | |||
JULIANA AMARAL CAMPELO | |||
LAURA CRISTINA ORESTES PIRES | |||
MAGDA MADALENA PERAÇA RIBEIRO | |||
MARINA LEITE MEDEIROS | |||
MICHEL CONSTANTINO FIGUEIRA | 12 | ||
MIGUEL CARDOSO BARBOZA | |||
OTAVIO DOS SANTOS PARMEGGIANI | |||
PRISCILA VASCONCELLOS CHIATTONE | 12 | ||
RAFAEL TEIXEIRA CORREA | |||
SELOMAR VALADAO REZENDE |