Nome do Projeto
Efeitos das aulas de Kangoo Jumps sobre parâmetros antropométricos e saúde mental de mulheres
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
10/06/2025 - 09/01/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Determinar os efeitos das aulas de Kangoo jumps sobre as medidas de circunferência, dobras cutâneas e o nível de saúde mental de mulheres já praticantes do equipamento de rebote. A pesquisa em questão será um estudo pré-experimental, com medidas pré e pós dos seguintes pontos: medidas de circunferência do abdômen, cintura, coxa e quadril, aferidos através da fita métrica, as dobras cutâneas a partir do adipômetro usando o método de 7 dobras, medindo o peito, subaxilar, tríceps, subescapular, abdominal, suprailíaca e coxa, a saúde mental usando o questionário Hospital Anxiety and depression scale (HADS), o nível de atividade física usando o questionário IPAQ curto e também o nível de adesão ao treinamento com acompanhamento durante as observações. A amostra será composta por aproximadamente 15 mulheres já praticantes de Kangoo de uma academia de Pelotas há no mínimo 1 ano. O programa será conduzido dentro da academia com os próprios profissionais do local e terá duração de 6 semanas, dentro deste período ocorrerá no mínimo 2 aulas por semana com 45 minutos de duração cada. A análise será feita através do teste T pareado e o nível de significância adotado será de 5%.

Objetivo Geral

Determinar os efeitos das aulas de Kangoo Jumps sobre as medidas antropométricas e a saúde mental das mulheres.

Justificativa

O Kangoo Jumps é uma modalidade de ginástica coletiva que consiste em aulas coreografadas, realizadas com o uso de um par de botas rígidas semelhantes às botas de patins (em linha) (NEWTON; HUMPHRIES; WARD, 1995; NICHOLSON et al., 2008). Essas botas são utilizadas para proporcionar baixo impacto nas articulações, aumentar a intensidade do treino e auxiliar na correção postural durante a atividade. O equipamento foi desenvolvido em Genebra, na Suíça, pelo engenheiro Denis Naville, que inicialmente buscou uma solução para reduzir o impacto da corrida. As aulas de Kangoo Jumps se popularizaram devido ao seu caráter divertido, eficaz, de grande gasto calórico e acessível a pessoas de diferentes idades e níveis de condicionamento físico. Embora o Kangoo Jumps esteja crescendo e se tornando cada vez mais conhecido, Nicholson et al. (2008) afirmam que o sistema de molas utilizado nessa modalidade ainda requer uma investigação mais aprofundada.

Metodologia

O projeto de pesquisa em questão trata-se de um estudo pré-experimental, com medidas pré e pós um programa de “Kangoo jump”. A amostra será selecionada por conveniência e terá disponível 35 mulheres saudáveis (não gestantes) para coleta, todas serão convidadas e participarão as que aceitarem participar, com idades entre 20 e 50 anos. Essas mulheres precisam estar realizando a modalidade há no mínimo 1 ano. A participação será de forma voluntária e o recrutamento será realizado em uma Academia de ginástica coletiva situada na cidade de Pelotas. Esse tamanho amostral estimado se justifica pelo número de mulheres que atendem aos critérios de elegibilidade e matriculadas na instituição selecionada (academia). O projeto de pesquisa foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel).
Os desfechos do presente estudo serão avaliados pré e pós seis semanas de um programa de Kangoo jump. As medidas e avaliações serão realizadas em sala reservada na própria academia em dias e horários previamente agendados com as participantes por uma avaliadora capacitada. Para tanto serão realizadas as seguintes avaliações em um único dia: avaliação antropométrica, avaliação do nível de atividade física e avaliação de sintomas de ansiedade e depressão. A adesão ao treinamento será mensurada de acordo com a presença das participantes nas sessões de Kangoo ao longo das seis semanas. Será apresentada a adesão absoluta e relativa.
- Avaliação antropométrica. Serão medidas as dobras cutâneas triciptal, subescapular, peitoral, axilar-média, supra-ilíaca, abdominal e coxa com um compasso profissional e o protocolo de sete dobras de Jackson et al. (1980) será realizado. A partir desses dados será estimada a densidade corporal através do protocolo de dobras cutâneas proposto por Jackson et al. (1980), e na sequência, a composição corporal será calculada por meio da fórmula de Siri (1993). As dobras serão medidas em forma de circuito, totalizando no máximo três medidas para cada dobra cutânea e sempre mensuradas pelo mesmo avaliador. O compasso será colocado aproximadamente um centímetro abaixo do ponto de reparo pinçado pelos dedos (indicador e polegar) e perpendicular à superfície da pele no local da medida.
- Avaliação do nível de atividade física. Para aferir nível de atividade física será utilizado o Questionário Internacional de Atividades Físicas (IPAQ), versão curta, proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e já validado para a população brasileira (Matsudo et al., 2001). O IPAQ tem oito perguntas e avalia a frequência (dias da semana) e a duração (em minutos) da prática de atividades físicas com mais de 10 minutos consecutivos dentro dos seguintes domínios: no trabalho, no deslocamento, nas atividades domésticas e no lazer. Os indivíduos que relataram a prática semanal igual ou superior a 300 minutos serão considerados ativos, abaixo desse escore serão classificados como insuficientemente ativos. Para construção deste escore, o tempo gasto com a prática de caminhada, atividades físicas moderadas e vigorosas serão somados, sendo que o tempo das atividades vigorosas será multiplicado por dois.
- Avaliação dos sintomas de ansiedade e depressão. Os sintomas de ansiedade e depressão serão medidos através do Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS). O HADS foi desenvolvido por Zigmond e Snaith (1983), com tradução e validação para a população brasileira (Botega et al., 1995). É um instrumento composto por 14 itens, dos quais sete formam a subescala de ansiedade e os outros sete a de depressão, permitindo avaliar a sintomatologia na semana anterior. Cada item do HADS possui quatro opções de resposta que variam entre 0 e 3, atingindo-se um máximo de 21 pontos em cada subescala.
As aulas serão realizadas em um Studio de ginástica coletiva localizado em Pelotas- RS, durante as semanas serão ministradas pelo menos 12 aulas, as aulas são de aproximadamente 45 minutos, todas elas com um padrão de 9 músicas sendo elas divididas em 3 blocos de 3 músicas com intervalo de 1 minuto entre os blocos, as coreografias das músicas são alternadas em 3 graus de intensidade: leve, moderada e intensa. As músicas são de 135 BPM e as coreografias e passos serão descritos posteriormente.
Dentro das 6 semanas será monitorada a presença das mulheres nas aulas, para poder calcular o percentual de adesão ao treinamento. Serão ministradas 6 semanas de aulas, com pelo menos duas aulas na semana, totalizando uma quantidade mínima de 12 aulas de Kangoo, o instrutor será da própria academia, as aulas terão duração de aproximadamente 45 minutos, e serão padronizadas com o método de aula do estúdio, sendo então dividida em 9 músicas e subdividida em 3 blocos com 3 músicas cada, entre os blocos ocorre um descanso de 1 minuto. As coreografias são divididas em três intensidades: leve, moderada e intensa e serão baseadas na figura 2, cada música será estruturada conforme o andamento da música e coreografada em blocos. As músicas usadas possuem a cadência de 135 BPM (batimentos por minutos). Normalmente a aula possui 1 música mais simples para aquecimento considerada de intensidade leve e 8 músicas variadas com alternância de intensidade, no encerramento ocorre o alongamento.
Os passos são divididos por nome para tornar melhor a compreensão para as alunas, como será apresentado na figura 2, os passos são padronizados independente do método de aula e possuem os seguintes nomes: 1) Chinelo, 2)Kangoo, 3)Lateral, 4) Tesoura, 5)Femoral, 6)Marcha, 7)Joelho, 8) Corrida, 9)Twist, 10) Chute, 11) Pônei ,12) Galope,13) Flay, 14)TAP, 15) Pêndulo e 16)Step touch (Garcia, 2020.). Além da alternância de passos os exercícios podem ser variados, adicionando deslocamento para frente, para trás e para os lados, eles também podem ser classificados com o tipo de salto, que podem ser divididos em unipodal (saltar com os pés alternando), bipodal (saltar com os dois pés juntos no solo) ou misto (com uma fase alternando os pés e outra com os dois pés no solo). Para montar as coreografias é usado a contagem musical, que é a forma de dividir a música em tempos musicais, a contagem é feita de 1 a 8 e nas coreografias podemos usar 2x8, 4X8, 6X8 e 8x8. Normalmente os mais usados são 2x8 e 4x8 e usam normalmente 3 passos diferentes combinando com o ritmo da música, podendo ser mais ou menos passos.
Para a descrição das variáveis de caracterização da amostra serão utilizadas a média e desvio-padrão, e as frequências absolutas e relativas. A normalidade das variáveis numéricas será verificada através dos testes de Shapiro-Wilk. Caso os dados apresentem uma distribuição normal, será utilizado o Teste T Pareado. Se a distribuição não for normal, a análise será feita com o teste Wilcoxon. O pacote estatístico utilizado será o SPSS 20.0.



Indicadores, Metas e Resultados

Após o período de intervenção as participantes apresentarão melhoras nos indicadores antropométricos e de saúde mental analisados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JULIA KONZGEN KOGLIN
LUIZA SANTOS MARTINS
STEPHANIE SANTANA PINTO4

Página gerada em 03/07/2025 13:53:20 (consulta levou 0.100815s)