Nome do Projeto
Perfil físico e psicológico de atletas de ginástica rítmica
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
12/06/2025 - 12/01/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A Ginástica Rítmica é uma modalidade com grande exigência técnica e demanda física e mental. Entretanto, há uma escassez de estudos sobre a aptidão física e características psicológicas das atletas, principalmente no Brasil. Portanto, esse estudo tem como objetivo descrever o perfil físico e psicológico de atletas de Ginástica Rítmica do estado do Rio Grande do Sul. O estudo caracteriza-se por ser observacional, descritivo e transversal. A amostra do estudo será composta por atletas, maiores de 10 anos, que competem na primeira ou segunda divisão da modalidade e treinam na Região metropolitana de Porto Alegre. Serão realizados teste para estimação do consumo máximo de oxigênio, teste de altura de salto, de arremesso de medicinal, de flexibilidade de quadril, ombros e coluna, de número de apoios e abdominais por minuto, de força isométrica de membros inferiores, além de questionários para motivação, sintomas de ansiedade estresse e depressão, e estresse pré-competitivo. Espera-se que os resultados contribuam para um melhor entendimento das exigências da modalidade e auxiliem técnicos e profissionais na elaboração de treinamentos mais adequados às necessidades reais das atletas.

Objetivo Geral

Descrever o perfil físico e psicológico de atletas de Ginástica Rítmica do estado do Rio Grande do Sul que competem os campeonatos de primeira e segunda divisão da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

Justificativa

Considerando as caraterísticas físicas e psicológicas importantes para performance, é necessário buscar valores de referências em atletas de um nível competitivo elevado, de forma a guiar objetivamente o trabalho de treinadores. Além disso, os poucos estudos referentes à aptidão física de ginastas brasileiros podem ser ampliados. E acrescentar avaliação de fatores como capacidade cardiorrespiratória e aspectos psicológicos é relevante, uma vez que estes impactam tanto a performance quanto a saúde das atletas. Sendo assim, estudar o perfil físico e psicológico de atletas em um bom nível competitivo no Brasil é de grande importância para ampliar o conhecimento sobre a ginástica rítmica no país, além de compreender os impactos físicos e emocionais do esporte em suas configurações atuais.

Metodologia

O estudo caracteriza-se por ser de caráter observacional, descritivo e transversal. A população do estudo será constituída de atletas de ginástica rítmica. A amostra será composta por atletas que treinam na região metropolitana de Porto Alegre (RS) e que competem na primeira ou segunda divisão da modalidade, ou seja, no campeonato ou torneio nacional e regional, nas categorias infantil, juvenil ou adulto.
O recrutamento da amostra será feito por conveniência, todas as atletas de ginástica rítmica que treinem em clubes ou escolas da Região metropolitana de Porto Alegre (RS) e correspondam aos critérios de inclusão serão convidadas a participar. Estima-se um tamanho de amostra próximo à 15. As atletas correspondentes à esses níveis competitivos concentram-se em 4 entidades filiadas à Federação de Ginástica do Rio Grande do Sul: Grêmio Náutico União, Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (SOGIPA), Ginástica Vera Ghisleni e Telentos do Esporte Canoas.
Inicialmente será feito o contato com os treinadores dessas entidades explicando o estudo a fim de conseguir o contato das atletas e de seus responsáveis, no caso das menores de idade, e ajudar a mobilizá-las a participar. Posteriormente, será feito o contato com as possíveis participantes (ou seus responsáveis) através de WhatsApp onde será enviada uma carta convite para participação. Em caso de dúvidas dos participantes ou responsáveis será marcada uma reunião virtual, através do Google Meet, a fim de explicar os instrumentos e logística, e sanar todos os seus questionamentos. Junto à carta, será encaminhado o Link para o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para ser assinado virtualmente pelos responsáveis das atletas menores de idade. No dia da Coleta de dados, que ocorrerá em um dia de treinamento, será feito o convite pessoalmente para as atletas participarem do estudo, e entregue o TCLE para as atletas maiores de idade, e o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) para as menores de idade. Além disso, também será enviado para os treinadores a Carta de Anuência, para ser assinada por um responsável da instituição autorizando a realização da pesquisa no local do treinamento da equipe.

Critérios de Inclusão
o Ter 11 anos ou mais de idade (correspondendo as idades da categoria infantil, juvenil ou adulto, sendo que aquelas com 11 anos devem completar 12 naquele ano);
o Ter participado da última ou penúltima edição dos seguintes eventos: Campeonato Nacional, Torneio Nacional ou Torneio Regional;
o Estar engajado na prática de Ginástica Rítmica no momento do recrutamento e coleta de dados.

Critérios de Exclusão
o Possuir alguma lesão que impeça a realização dos testes;
o Estar em processo de reabilitação de lesões.

Variável Independente:
o Treinamento de Ginástica Rítmica

Variáveis Dependentes:
o Capacidade cardiorrespiratória;
o Força de resistência abdominal;
o Flexibilidade passiva de extensão do quadril;
o Flexibilidade passiva de flexão do quadril;
o Flexibilidade ativa de extensão do quadril;
o Flexibilidade ativa de flexão do quadril;
o Flexibilidade passiva de flexão de ombros;
o Flexibilidade ativa de flexão de ombros;
o Flexibilidade de extensão de coluna;
o Força explosiva de membros superiores;
o Força explosiva de membros inferiores;
o Força de resistência de membros superiores;
o Força isométrica de membros inferiores;
o Sintomas de ansiedade, estresse e depressão;
o Estresse pré-competitivo;
o Motivação;

Após as coletas de dados, estes serão tabulados em planilha do software Microsoft Excel. A análise dos dados será feita utilizando estatística descritiva. Caso haja número amostral suficiente será realizado um Teste T independente para comparar os desfechos quanto à nível competitivo e uma ANOVA one-way com Post-hoc de Bonferroni para comparar desfechos quanto às categorias de idade.
Os dados coletados durante a pesquisa são confidenciais e serão armazenados em um banco de dados acessado unicamente pela equipe de pesquisadores responsáveis pela realização do estudo. A identidade dos participantes será preservada por meio da identificação por ID. Os dados do presente estudo ficarão armazenados por um período de 5 anos em Drive Pessoal dos pesquisadores, como sugere a Lei Geral de proteção de Dados Pessoais – Lei n. 13.709, de 14 de agosto de 2018.
O presente projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Os participantes só serão incluídos no estudo mediante assinatura do TCLE e TALE. Os dados do estudo serão mantidos em sigilo e só serão utilizados para fins de pesquisa. Para haver um retorno aos sujeitos de pesquisa os resultados individuais dos testes serão compartilhados com cada participante, de forma que ele possa compartilhá-lo com o seu técnico e possivelmente auxiliar seu treinamento. Além disso, após a conclusão do estudo será montado um material informativo dos principais resultados de forma simples e compreensível para ser compartilhada com os participantes.







Indicadores, Metas e Resultados

Ampliar o conhecimento sobre a ginástica rítmica no país, além de compreender os impactos físicos e emocionais do esporte em suas configurações atuais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
KAUANE BORGES LAGES
LUIZA SANTOS MARTINS
STEPHANIE SANTANA PINTO4
THOMAS BRUM CLEFF
VICTORIA WINCKLER SOSINSKI

Página gerada em 03/07/2025 13:42:48 (consulta levou 0.112943s)