Nome do Projeto
Sistemática de mensuração e verificação das emissões de gases do efeito estufa no contexto de uma universidade pública
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
11/06/2025 - 11/06/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O aquecimento global é caracterizado pelo aumento da temperatura média da superfície terrestre, causado, em grande parte, pela intensificação do efeito estufa. Entre seus principais impactos estão o aumento do nível do mar, alterações nos padrões de precipitação, intensificação de eventos climáticos extremos (secas, tempestades e enchentes), perda de biodiversidade e prejuízos econômicos e sociais. Assim, a quantificação das emissões de CO₂ é fundamental para que ações estratégias, como a promoção de modais menos poluentes, sejam eficazes, pois só a partir de dados confiáveis e contextualizados é possível planejar intervenções coerentes com a realidade local. Dessa forma, esse trabalho visa realizar um levantamento das emissões de gases do efeito estufa no contexto de alunos do centro de engenharias de uma universidade pública. Assim, esse trabalho será dividido em duas etapas. A primeira (TCC1) pretende mapear a produção científica mundial sobre a pegada de carbono relativa às emissões de gases do efeito estufa (GEE) em universidades, identificando tendências, lacunas e padrões dominantes e identificar uma ferramenta que possibilite o levantamento da pegada de carbono dos alunos do curso de Engenharia de Produção da UFPel. O segundo (TCC2) objetiva identificar e compreender as etapas de aplicação da ferramenta, realizar um levantamento das informações sobre o deslocamento dos alunos do curso de Engenharia de Produção da UFPel e conhecer a pegada de carbono dos alunos. Por fim, pretende-se sugerir oportunidades de melhoria a fim de criar uma cultura de minimização das emissões de CO2. Logo, se as universidades pretendem se tornar líderes em aspectos de sustentabilidade, devem adotar estratégias que envolvam a mitigação das suas emissões de GEE e, além disso, envolver todo o sistema universitário.
Objetivo Geral
Desenvolver uma sistemática de mensuração e verificar as emissões de gases do efeito estufa no contexto de alunos do centro de engenharias de uma universidade pública
Justificativa
Dada a iminência da consolidação de políticas públicas baseadas na mensuração e controle das emissões de GEE, como preconiza a Lei 15.042/2024, torna-se essencial compreender e aplicar métodos eficazes de monitoramento. O estudo das formas de verificação da pegada de carbono, especialmente no contexto universitário, pode subsidiar ações de redução das emissões em instituições públicas e apoiar a tomada de decisão baseada em evidências.
A crescente preocupação com o desempenho ambiental e a sustentabilidade de empresas e organizações também envolve instituições de ensino. Se as universidades pretendem se tornar líderes em aspectos de sustentabilidade, devem adotar estratégias que envolvam todo o sistema universitário (Sanz et al 2016).
Para países em desenvolvimento, há poucos estudos revisados por pares que analisam as emissões de gases de efeito estufa geradas por universidades. A escassez é mais evidente nas universidades latino-americanas (Vásquez et al 2015).
A gestão do carbono nas universidades tem se concentrado principalmente nas operações dos campus, onde os estudos examinam questões relacionadas com o estabelecimento de limites e fatores que influenciam a pegada de carbono da universidade (Robinson, Kemp, Williams, 2015; Townsend; Barrett, 2015). Embora isso seja importante, tem sido argumentado que o foco nas funções operacionais pode ser restrito e que as abordagens ao desenvolvimento sustentável e à proteção climática num contexto universitário devem incluir os estudantes como uma componente integral (Cortese, 2003).
A crescente preocupação com o desempenho ambiental e a sustentabilidade de empresas e organizações também envolve instituições de ensino. Se as universidades pretendem se tornar líderes em aspectos de sustentabilidade, devem adotar estratégias que envolvam todo o sistema universitário (Sanz et al 2016).
Para países em desenvolvimento, há poucos estudos revisados por pares que analisam as emissões de gases de efeito estufa geradas por universidades. A escassez é mais evidente nas universidades latino-americanas (Vásquez et al 2015).
A gestão do carbono nas universidades tem se concentrado principalmente nas operações dos campus, onde os estudos examinam questões relacionadas com o estabelecimento de limites e fatores que influenciam a pegada de carbono da universidade (Robinson, Kemp, Williams, 2015; Townsend; Barrett, 2015). Embora isso seja importante, tem sido argumentado que o foco nas funções operacionais pode ser restrito e que as abordagens ao desenvolvimento sustentável e à proteção climática num contexto universitário devem incluir os estudantes como uma componente integral (Cortese, 2003).
Metodologia
Esse trabalho será dividido em duas etapas. A primeira pretende mapear a produção científica mundial sobre a pegada de carbono relativa às emissões de gases do efeito estufa (GEE) em universidades, identificando tendências, lacunas e padrões dominantes e identificar uma ferramenta que possibilite o levantamento da pegada de carbono dos alunos da Universidade.
O segundo objetiva identificar e compreender a aplicação da ferramenta, realizar um questionário e aplicar em alunos para coletar informações sobre a pegada de carbono.
O segundo objetiva identificar e compreender a aplicação da ferramenta, realizar um questionário e aplicar em alunos para coletar informações sobre a pegada de carbono.
Indicadores, Metas e Resultados
Número de alunos alcançados;
Trabalhos publicados;
Alcance das sugestões para redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE).
Trabalhos publicados;
Alcance das sugestões para redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE).
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
LUCAS ZAURISIO DA SILVA | |||
LUIS ANTONIO DOS SANTOS FRANZ | 2 | ||
RENATA HEIDTMANN BEMVENUTI | 6 | ||
TANIA LIBERTAD DE ABREU CACHAY |