Nome do Projeto
Fisiologia da absorção de micronutrientes em pacientes adultos com doença celíaca diagnosticada
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/09/2025 - 31/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
A doença celíaca (DC) é uma condição autoimune crônica, desencadeada pela ingestão de glúten em indivíduos geneticamente predispostos, que leva à inflamação e atrofia da mucosa do intestino delgado (CAIO et al., 2019). Essa alteração estrutural compromete significativamente a capacidade de absorção de nutrientes essenciais. Com o aumento da prevalência da doença nas últimas décadas (KING et al., 2020), compreender seus impactos nutricionais tornou-se um ponto crucial para a saúde pública. Deficiências de micronutrientes como ferro, cálcio, zinco e diversas vitaminas são frequentemente relatadas, podendo levar a complicações severas como anemia e osteoporose (VICI et al., 2016). Diante da relevância clínica do tema, este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a fisiologia da absorção de micronutrientes em indivíduos adultos com doença celíaca, analisando os mecanismos pelos quais a condição, tratada e não tratada, afeta o estado nutricional do paciente. Diante desse cenário, onde a doença celíaca compromete o estado nutricional do paciente, surge o seguinte questionamento que norteia este trabalho: De que forma a doença celíaca atrapalha na absorção de micronutrientes pelo o intestino delgado? Para responder a esta pergunta, o presente estudo busca compreender tal patologia.

Objetivo Geral

Compreender como o funcionamento normal do organismo é afetado pela doença celíaca, que por consequência, gera interferência na absorção de micronutrientes.

Justificativa

A má absorção de micronutrientes em pacientes com doença celíaca é causada pela combinação de dois mecanismos principais: 1. a atrofia das vilosidades intestinais, que reduz drasticamente a área de superfície para a absorção de nutrientes como folato e cálcio e 2. a desregulação hormonal induzida pela inflamação sistêmica, que aumenta os níveis de hepcidina e bloqueia funcionalmente a absorção de ferro pelo intestino delgado. A partir dessa revisão bibliográfica, pretende-se ampliar as informações sobre a fisiologia da absorção de micronutrtientes em pacientes adultos com doença celíaca diagnosticada, analisando os mecanismos pelos quais a condição, tratada e não tratada, afeta o estado nutricional do paciente.

Metodologia

O presente trabalho consistirá em uma revisão de literatura. A pesquisa será realizada a partir de uma busca por artigos científicos nas bases de dados PubMed, SciELO e Google Acadêmico e utilizará os seguintes descritores: ("Celiac Disease") AND ("Malabsorption Syndromes" OR "Micronutrients") AND "Adult". Serão incluídos na presente revisão os artigos que atenderem aos seguintes critérios: artigos de revisão, revisões sistemáticas e meta-análises, publicados nos últimos 10 anos (2015-2025) e nos idiomas português ou inglês. Serão excluídos da presente revisão estudos com população pediátrica, relatos de caso, cartas ao editor, editoriais, artigos que abordarem exclusivamente outras doenças autoimunes e artigos que foquem exclusivamente no tratamento medicamentoso da doença celíaca.

Indicadores, Metas e Resultados

A pesquisa será a base para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do acadêmico Ítalo Bandeira Borba, do Curso de Nutrição, e será redigido um artigo científico para publicação em revista da área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DENISE CALISTO BONGALHARDO3
ITALO BANDEIRA BORBA

Página gerada em 24/09/2025 21:41:23 (consulta levou 0.112791s)