Nome do Projeto
Experiência de Integração Universitária
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
04/08/2025 - 31/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A ação Vivência Acadêmica em Diagnóstico Bucal e Patologia tem como objetivo proporcionar ao discente de Odontologia uma experiência de curta duração, no período de 04 a 31 de agosto de 2025, em serviços clínicos e laboratoriais voltados ao diagnóstico de doenças bucais. Por meio da observação supervisionada, discussão de casos e atividades reflexivas, a proposta visa integrar conhecimentos teóricos à prática, promovendo o desenvolvimento clínico, científico e humano do estudante.

Objetivo Geral

Proporcionar ao discente uma imersão prática nos serviços clínicos de diagnóstico bucal e patologia, com foco em observação, discussão de casos, e integração com rotinas clínicas e laboratoriais.

Justificativa

A vivência acadêmica em diagnóstico bucal e patologia busca complementar a formação do discente por meio da observação prática em serviços especializados, permitindo a integração entre teoria e prática. A ação contribui para o aprimoramento do raciocínio clínico, o contato com diferentes realidades assistenciais e o aprofundamento em áreas fundamentais da Odontologia, ampliando a visão crítica e o preparo profissional do estudante.

Metodologia

presente ação será conduzida por meio de uma abordagem qualitativa e observacional, com foco na integração prática-teórica. O(a) discente participará como ouvinte e observador(a) nos atendimentos clínicos e nos processos laboratoriais relacionados ao diagnóstico bucal e à patologia oral, inserindo-se nas rotinas dos serviços especializados da instituição receptora.

As atividades serão organizadas em três eixos complementares:
1. Observação supervisionada: o(a) aluno(a) acompanhará atendimentos clínicos de diagnóstico bucal, triagens, exames físicos, realização de biópsias e encaminhamentos laboratoriais, sob supervisão de docentes e/ou profissionais da área. No laboratório, será possível acompanhar a rotina de processamento histopatológico e análise de lâminas.
2. Discussão de casos e estudo dirigido: os casos acompanhados serão base para discussões clínicas, correlações clínico-patológicas e direcionamento de estudos teóricos complementares. Essa etapa visa consolidar o aprendizado a partir da vivência prática, incentivando o raciocínio crítico e reflexivo.
3. Produção reflexiva e compartilhamento da experiência: ao final do período, será solicitada uma síntese reflexiva da experiência, podendo ser apresentada oralmente ou por escrito, a fim de favorecer o desenvolvimento de habilidades de comunicação acadêmica e valorização da prática como ferramenta formativa.

Indicadores, Metas e Resultados

A meta principal da ação é proporcionar ao discente a participação em atividades clínicas e laboratoriais ligadas ao diagnóstico bucal e à patologia oral durante o período da visita. Espera-se que o estudante acompanhe ao menos 10 atendimentos clínicos e observe diretamente procedimentos como biópsias, exames complementares e análise histopatológica.

Como resultado, espera-se o fortalecimento do raciocínio clínico, o aprimoramento da capacidade de observação e a integração efetiva entre teoria e prática. A consolidação da experiência será evidenciada por meio da entrega de uma síntese reflexiva ou apresentação final, além do registro da participação nas atividades. A ação também visa promover o intercâmbio acadêmico e o enriquecimento da formação profissional do discente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA NEUTZLING GOMES4
MATHIAS PONCHE BARBOSA
SANDRA BEATRIZ CHAVES TARQUINIO6

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