Nome do Projeto
Confecção do Livro de Operações Agroindustrias II
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
10/09/2015 - 08/08/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas
Resumo
Este Projeto de Ensino está sendo proposto por dois professores doutores do CEng, responsável e colaborada da disciplina ‘Operações Agroindustriais II’ que é ministrada para o Curso de Engenharia Agrícola. Os professores proponentes deste projeto são PhD em Engenharia, tendo trabalhado com esses conteúdos praticamente desde o início de suas carreiras docentes na UFPel, o que ultrapassa 20 anos de exercício de docência, atualmente. Fizeram mestrado e doutorado nesta área, realizam e orientam pesquisas nesta área. O livro, foco deste projeto, é direcionado aos acadêmicos de graduação, mas também poderá ser utilizado pelos egressos do curso e profissionais que atuam nesta área. Em vista disto, os professores pretendem, juntamente com alunos da graduação, organizar um material didático que possa ser de fácil acesso e prático, para uso dos acadêmicos na disciplina de mesmo nome, servindo de base para outras disciplinas profissionalizantes subsequentes do curso.

Objetivo Geral

Confeccionar um livro teórico e ilustrado que aborde os conteúdos relacionados às operações unitárias com grãos e sementes e seus aspectos correlatos com a área de Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas.

Justificativa

O texto a ser desenvolvido no livro de Operações Agroindustrias II pretende possibilitar aos alunos adquirirem conhecimentos da área de Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas referente às operações unitárias para realizar o processamento de grãos e sementes.
Os capítulos a serem desenvolvidos tratarão desde os assuntos fundamentais até os específicos, chegando a assuntos modernos sobre o tema que ainda nem estão sendo explorados completamente em nosso país. O material terá riqueza em detalhes, será ilustrado com gráficos, figuras, fotos, esquemas e com tabelas para fácil compreensão e consulta de dados para cálculos.
A proposta didática de publicar o livro de Operações Agroindustrias II baseia-se na didática adotada na sala de aula, prevista no plano de ensino da disciplina, na qual os alunos poderão utilizar este material como livro texto para aprendizado dos conteúdos e como referência sobre o assunto em disciplinas subsequentes.
Esta proposta já foi testada em outra disciplina da área, quando foi confeccionado o livro de Operações Agroindustriais I, do Curso de Engenharia Agrícola, em um volume de mais de 400 páginas e teve pleno êxito, tendo sido procurado além dos acadêmicos, por professores do CEng e outros. Portanto, esta experiência foi exitosa e os professores pretendem repeti-la com a disciplina de Operações Agroindustriais II.

Metodologia

Serão consultados diversos livros e materiais que abordam o assunto, além de artigos científicos sobre o tema. Serão traduzidos, adaptados e reescritos conteúdos de interesse para constarem no livro.
Serão confeccionados e adaptados gráficos, desenhos, esquemas, etc. para explicar os temas propostos.
O livro será escrito capítulo a capítulo pelos professores, que irão revisá-los e sugerir possíveis correções, complementações ou modificações.
Após, o material será revisado pelos alunos envolvidos na equipe, que farão uma leitura crítica sobre o entendimento e clareza do material produzido, por já terem cursado a disciplina.
O livro a ser produzido terá ISBN e será direcionado à Engenharia Agrícola. Seu conteúdo será dividido em dezessete (17) capítulos que contemplam os diversos assuntos pertinentes ao tema. Capítulo 1: Introdução às operações agroindustriais; Capítulo 2: Noções de microbiologia e química relacionadas aos grãos e sementes; Capítulo 3: Morfologia, composição e fisiologia de grãos e sementes; Capítulo 4: Propriedades físicas dos grãos e sementes; Capítulo 5: Recepção; Capítulo 6: Transporte e movimentação de grãos e sementes e equipamentos acessórios; Capítulo 7: Pré-limpeza; Capítulo 8: Secagem; Capítulo 9: Limpeza, separação e classificação; Capítulo 10: Beneficiamento do arroz; Capítulo 11: Armazenamento de grãos e sementes; Capítulo 12: Aeração; Capítulo 13: Segurança em unidades de beneficiamento de grãos e sementes; Capítulo 14: Micotoxinas em grãos; Capítulo 15: Análise sensorial; Capítulo 16: Transição vítrea; Capítulo 17: Tecnologia de produção de óleos vegetais.
Este material será organizado e será disponibilizado em formato impresso para servir de subsídio aos alunos que cursam a disciplina e poderá também ser utilizado por outros estudantes e profissionais interessados nessa área.
Pretende-se que seja publicado em um volume, em formato A4, com capa plastificada.

Resultados Esperados

Ao concluir este projeto, os alunos do Curso de Engenharia Agrícola terão à sua disposição um material detalhado, atualizado, direcionado aos conteúdos da disciplina, para ser utilizado como livro texto e referência sobre os temas correlatos às operações unitárias e assuntos afins para lidar com Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas, com foco em grãos e sementes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMAURI GRAVA BRAZIL JUNIOR110/09/201508/08/2017
AUGUSTO HENRIQUE MACIEL SILVA222/03/201608/08/2017
BERNARDO RODRIGUES PEREIRA222/03/201608/08/2017
CARLOS ALBERTO SILVEIRA DA LUZ310/09/201508/08/2017
LAURO SOARES RIBEIRO110/09/201508/08/2017
MARIA LAURA GOMES SILVA DA LUZ310/09/201508/08/2017
SAMOEL GIEHL222/03/201608/08/2017

Página gerada em 26/04/2024 09:16:25 (consulta levou 0.077062s)