Nome do Projeto
Estudo e Construção de um Plano de Manejo para o Parque Ecológico Chuchu Porongo em Santana da Boa Vista/RS
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2015 - 04/07/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Turismo
Resumo
O presente projeto de ensino intitulado “Estudo e construção de um plano de manejo para o Parque Ecológico Chuchu Porongo em Santana da Boa Vista/RS” está vinculado à disciplina de Turismo e Meio Ambiente do Curso de Bacharelado em Turismo. Tal disciplina prevê carga horária prática, a qual será cumprida mediante a realização de visitas técnicas a Unidades de Conservação que desenvolvem o turismo de forma sustentável e do projeto de ensino aqui proposto. As Unidades de Conservação de Uso Sustentável têm por objetivo preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto de seus recursos naturais (BRASIL, 2000). Como exemplo de unidades de uso sustentável tem-se as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), as quais são áreas privadas onde é possível desenvolver atividades ligadas à pesquisa científica, à educação e interpretação ambiental e ao turismo. Com a finalidade de planejar o turismo no contexto de RPPNs, é preciso levar em consideração alguns conceitos importantes no que tange à limitação do número de visitantes (capacidade de carga), à infraestrutura, à educação e interpretação ambiental e ao plano de manejo. Plano de Manejo, segundo Ferreira et al. (2004), pode ser definido como um documento técnico, construído com base nos objetivos gerais da Unidade de Conservação, que estabelece o zoneamento da unidade e as normas que devem nortear e regular o uso que se faz da área, bem como o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da Unidade de Conservação. Portanto, o plano de manejo é uma ferramenta fundamental de planejamento, pois estabelece as normas, as restrições para o uso, as ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais da Unidade de Conservação (UC), podendo também incluir a implantação de estruturas físicas da UC, visando minimizar os impactos negativos sobre ela, garantindo a manutenção dos processos ecológicos e prevenindo a simplificação dos sistemas naturais. (MMA, 2014). Existem diversas metodologias para a elaboração de plano de manejo para Unidades de Conservação, tais como as RPPNs, porém, para este projeto optou-se pelo “Roteiro Metodológico para a elaboração de Plano de Manejo para Reservas Particulares do Patrimônio Natural”, produzido pelo Ministério do Meio Ambiente. A intenção é utilizar esta metodologia como subsídio na elaboração de um plano de manejo para o Parque Ecológico Chuchu Porongo, em Santana da Boa Vista, no estado do Rio Grande do Sul. Além disso, as visitas técnicas, citadas anteriormente, realizadas no âmbito da disciplina também contribuirão, como experiência prática e com informações relevantes à confecção do plano de manejo. Tais visitas acontecerão no Parque Estadual do Caracol (público) e no Ecoparque Sperry (privado), ambos localizados em Canela/RS.

Objetivo Geral

Elaborar Plano de Manejo para o Parque Ecológico Chuchu Porongo enquanto atividade prática da disciplina de Turismo e Meio Ambiente.

Justificativa

A disciplina de Turismo e Meio Ambiente contempla em sua ementa os seguintes conteúdos: A questão ambiental e o turismo; Turismo e sustentabilidade; Turismo e ecoturismo em Unidades de Conservação; Impactos ambientais do desenvolvimento turístico; Políticas públicas de meio ambiente e de turismo; e Educação ambiental no turismo. Tais conteúdos teóricos podem ser aplicados de forma prática no exercício de elaboração do plano de manejo para o Parque Ecológico Chuchu Porongo.
Com relação ao conteúdo “Turismo e ecoturismo em Unidades de Conservação”, tem-se como uma das categorias de Unidade de Conservação de “uso sustentável” as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), podendo ser definidas, segundo Brasil (2000), como uma área privada, gravada com perpetuidade, com o objetivo de conservar a diversidade biológica, visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais.
O Parque Ecológico Chuchu Porongo está localizado no município gaúcho de Santana da Boa Vista. A propriedade possui 27 hectares e vem sendo utilizada para a prática de esportes de aventura, como rapel e trilhas ecológicas. Além disso, segundo Oliveira (2014), a propriedade já recebe visitantes para camping e pernoite em grutas. O Parque, apesar de não ser uma RPPN, possui as características necessárias para tal enquadramento, visto tratar-se de uma área privada, cujo proprietário tem motivações de usar a área para atividades relacionadas a conservação da diversidade biológica e ao estimulo a visitação com fins turísticos, recreativos e educacionais.
Desta forma, a partir de uma demanda do proprietário do Parque, junto ao Departamento de Turismo, colocando seu empreendimento à disposição para a realização de atividades práticas do Curso de Turismo, ligadas ao ecoturismo, turismo de aventura e educação e interpretação ambiental, optou-se por propor o presente projeto de ensino vinculado à disciplina de Turismo e Meio Ambiente. Assim, pretende-se, numa relação teoria/prática, analisar a aplicabilidade do “Roteiro Metodológico para a Elaboração de Plano de Manejo para Reservas Particulares do Patrimônio Natural”, a partir da experiência prática de seu uso pelos discentes participantes, no referido Parque Chuchu Porongo.

Metodologia

A metodologia empregada engloba:
 Aulas teóricas sobre Turismo e sustentabilidade; Turismo e ecoturismo em Unidades de Conservação (incluindo Plano de Manejo); Impactos ambientais do desenvolvimento turístico; e Educação ambiental no turismo;
 Realização de visitas técnicas específicas ao Parque Ecológico Chuchu Porongo para a coleta de dados necessários ao projeto e posterior realização de seu Plano de Manejo;
 Utilização do “Roteiro Metodológico para a Elaboração de Plano de Manejo para Reservas Particulares do Patrimônio Natural” disponibilizado pelo Ministério do Meio Ambiente enquanto instrumento de orientação do planejamento de atividades em Unidades de Conservação.

Resultados Esperados

Em concordância aos objetivos deste projeto de ensino, espera-se preparar os acadêmicos para atuação no processo de planejamento sustentável do turismo; desenvolver sua capacidade de pesquisa, análise, abstração, elaboração de proposições para o desenvolvimento do turismo sustentável através da experiência com a natureza; desenvolver pensamentos reflexivos, críticos e criativos; estimular a curiosidade intelectual dos alunos.
Em relação ao Parque Ecológico Chuchu Porongo, espera-se contribuir com a produção de um plano de manejo que venha a nortear as ações de planejamento do Parque.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA TEIXEIRA BRANDI301/06/201504/07/2015
ANDYARA LIMA BARBOSA401/06/201504/07/2015
CINTIA ALESSANDRA CORRÊA301/06/201504/07/2015
GESIANE DAS NEVES SASSY301/06/201504/07/2015
GISELE SILVA PEREIRA501/06/201504/07/2015
JANAÍNA RIBEIRO FAGUNDES301/06/201504/07/2015
KAUANE CAROLINE CHAGAS DUARTE301/06/201504/07/2015
MARCOS PAULO GOULART DA CUNHA301/06/201504/07/2015
MIRELLE GONÇALVES TORRES301/06/201504/07/2015
PRISCILLA TEIXEIRA DA SILVA401/06/201504/07/2015
TAIANE FERREIRA ALVES301/06/201504/07/2015

Página gerada em 18/08/2019 16:21:34 (consulta levou 0.046739s)