Nome do Projeto
Tópicos Especiais em Economia Aplicada
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
23/09/2015 - 21/09/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Métodos Quantitativos em Economia
Resumo
O objetivo deste projeto de ensino é proporcionar aos alunos interessados em aprofundarem seus conhecimentos em teoria econômica e métodos quantitativos em economia fornecendo o suporte necessário para seu aprendizado. Os professores engajados nesse projeto atuarão como tutores indicando leituras e exercícios nos seguintes tópicos: microeconomia, macroeconomia, estatística e matemática. Já os alunos envolvidos, poderão tirar suas dúvidas com os respectivos docentes e também atuarem como monitores (voluntários ou bolsistas) nas disciplinas as quais os referidos docentes são responsáveis.

Objetivo Geral

O objetivo geral é fornecer um forte suporte teórico e quantitativo para os alunos que estão interessados em aprofundar seus conhecimentos em teoria econômica e métodos quantitativos em economia.

Justificativa

Esse trabalho pretende promover a qualificação do corpo discente, no âmbito acadêmico e profissional, proporcionando aos alunos um ambiente amplo de aprendizado e um maior interação com os docentes. Além do forte suporte teórico, pretende-se realizar mini-cursos organizados conjuntamente pelos professores e pelos alunos participantes desse grupo para os discentes do curso de economia, tornando possível a expansão e aplicação dos conteúdos ministrados em sala de aula.

Metodologia

Em suma a metodologia se divide em duas partes:

1. Corpo teórico: O professor responsável por uma das quatro grandes áreas (matemática, estatística, macroeconomia e microeconomia) indicará a bibliografia e irá propor atividades quinzenais. Após o cumprimento dessas atividades, os discentes questionarão o professor de acordo com as suas necessidades. Esses questionamentos poderão ser feitos diretamente com o docentes ou numa reunião (no formato de aula) com todos os alunos do grupo. Durante ou após o término das atividades o docente deve realizar uma ou mais avaliações para acompanhar a evolução dos alunos.

2. Corpo Empírico: Os professores devem propor exercícios a serem resolvidos pelos alunos em softwares de economia. Isto instigará o aprendizado e proporcionará o conhecimento prático.

Resultados Esperados

1. Aperfeiçoamento dos alunos em teoria econômica;

2. O aprendizado de softwares específicos que auxiliem os discentes na área acadêmica e no âmbito profissional;

3. A tutoria dos alunos do grupo de estudo para os alunos do curso de economia para ampliação do aprendizado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE CARRARO423/09/201521/09/2016
ANDREA LEITE BERGMANN423/09/201521/09/2016
ANDRESSA MIELKE VASCONCELOS423/09/201521/09/2016
ANNE GOMES SACCO123/09/201521/09/2016
CESAR AUGUSTO OVIEDO TEJADA423/09/201521/09/2016
CLAUDIO DJISSEY SHIKIDA4
DANIEL DE ABREU PEREIRA UHR423/09/201521/09/2016
FABIO MASSAUD CAETANO423/09/201521/09/2016
FELIPE GARCIA RIBEIRO423/09/201521/09/2016
JEAN MARCEL DEL PONTE DUARTE423/09/201521/09/2016
JULIA GALLEGO ZIERO UHR423/09/201521/09/2016
KELISON DUTRA XAVIER423/09/201521/09/2016
LEONARDO MARINS CORDEIRO423/09/201521/09/2016
MARCELO DE OLIVEIRA PASSOS423/09/201521/09/2016
MARIA CAROLINA LUJAN GONZALEZ423/09/201521/09/2016
MARIANA LATOSINSKI SOUZA423/09/201521/09/2016
MICHEL RICARDO MEYER423/09/201521/09/2016
NATÁLIA XAVIER DE MEDEIROS423/09/201521/09/2016
REGIS AUGUSTO ELY423/09/201521/09/2016
RODRIGO NOBRE FERNANDEZ423/09/201521/09/2016
SUAMY CRISTINA SAVARIS LINHARES423/09/201521/09/2016
THAIS PERES DIETRICH423/09/201521/09/2016

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