Nome do Projeto
Tópicos Especiais em Economia Aplicada
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
23/09/2015 - 21/09/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Métodos Quantitativos em Economia
Resumo
O objetivo deste projeto de ensino é proporcionar aos alunos interessados em aprofundarem seus conhecimentos em teoria econômica e métodos quantitativos em economia fornecendo o suporte necessário para seu aprendizado. Os professores engajados nesse projeto atuarão como tutores indicando leituras e exercícios nos seguintes tópicos: microeconomia, macroeconomia, estatística e matemática. Já os alunos envolvidos, poderão tirar suas dúvidas com os respectivos docentes e também atuarem como monitores (voluntários ou bolsistas) nas disciplinas as quais os referidos docentes são responsáveis.
Objetivo Geral
O objetivo geral é fornecer um forte suporte teórico e quantitativo para os alunos que estão interessados em aprofundar seus conhecimentos em teoria econômica e métodos quantitativos em economia.
Justificativa
Esse trabalho pretende promover a qualificação do corpo discente, no âmbito acadêmico e profissional, proporcionando aos alunos um ambiente amplo de aprendizado e um maior interação com os docentes. Além do forte suporte teórico, pretende-se realizar mini-cursos organizados conjuntamente pelos professores e pelos alunos participantes desse grupo para os discentes do curso de economia, tornando possível a expansão e aplicação dos conteúdos ministrados em sala de aula.
Metodologia
Em suma a metodologia se divide em duas partes:
1. Corpo teórico: O professor responsável por uma das quatro grandes áreas (matemática, estatística, macroeconomia e microeconomia) indicará a bibliografia e irá propor atividades quinzenais. Após o cumprimento dessas atividades, os discentes questionarão o professor de acordo com as suas necessidades. Esses questionamentos poderão ser feitos diretamente com o docentes ou numa reunião (no formato de aula) com todos os alunos do grupo. Durante ou após o término das atividades o docente deve realizar uma ou mais avaliações para acompanhar a evolução dos alunos.
2. Corpo Empírico: Os professores devem propor exercícios a serem resolvidos pelos alunos em softwares de economia. Isto instigará o aprendizado e proporcionará o conhecimento prático.
1. Corpo teórico: O professor responsável por uma das quatro grandes áreas (matemática, estatística, macroeconomia e microeconomia) indicará a bibliografia e irá propor atividades quinzenais. Após o cumprimento dessas atividades, os discentes questionarão o professor de acordo com as suas necessidades. Esses questionamentos poderão ser feitos diretamente com o docentes ou numa reunião (no formato de aula) com todos os alunos do grupo. Durante ou após o término das atividades o docente deve realizar uma ou mais avaliações para acompanhar a evolução dos alunos.
2. Corpo Empírico: Os professores devem propor exercícios a serem resolvidos pelos alunos em softwares de economia. Isto instigará o aprendizado e proporcionará o conhecimento prático.
Resultados Esperados
1. Aperfeiçoamento dos alunos em teoria econômica;
2. O aprendizado de softwares específicos que auxiliem os discentes na área acadêmica e no âmbito profissional;
3. A tutoria dos alunos do grupo de estudo para os alunos do curso de economia para ampliação do aprendizado.
2. O aprendizado de softwares específicos que auxiliem os discentes na área acadêmica e no âmbito profissional;
3. A tutoria dos alunos do grupo de estudo para os alunos do curso de economia para ampliação do aprendizado.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRE CARRARO | 4 | 23/09/2015 | 21/09/2016 |
ANDREA LEITE BERGMANN | 4 | 23/09/2015 | 21/09/2016 |
ANDRESSA MIELKE VASCONCELOS | 4 | 23/09/2015 | 21/09/2016 |
ANNE GOMES SACCO | 1 | 23/09/2015 | 21/09/2016 |
CESAR AUGUSTO OVIEDO TEJADA | 4 | 23/09/2015 | 21/09/2016 |
CLAUDIO DJISSEY SHIKIDA | 4 | ||
DANIEL DE ABREU PEREIRA UHR | 4 | 23/09/2015 | 21/09/2016 |
FABIO MASSAUD CAETANO | 4 | 23/09/2015 | 21/09/2016 |
FELIPE GARCIA RIBEIRO | 4 | 23/09/2015 | 21/09/2016 |
JEAN MARCEL DEL PONTE DUARTE | 4 | 23/09/2015 | 21/09/2016 |
JULIA GALLEGO ZIERO UHR | 4 | 23/09/2015 | 21/09/2016 |
KELISON DUTRA XAVIER | 4 | 23/09/2015 | 21/09/2016 |
LEONARDO MARINS CORDEIRO | 4 | 23/09/2015 | 21/09/2016 |
MARIA CAROLINA LUJAN GONZALEZ | 4 | 23/09/2015 | 21/09/2016 |
MARIANA LATOSINSKI SOUZA | 4 | 23/09/2015 | 21/09/2016 |
MICHEL RICARDO MEYER | 4 | 23/09/2015 | 21/09/2016 |
Marcelo de Oliveira Passos | 4 | 23/09/2015 | 21/09/2016 |
NATÁLIA XAVIER DE MEDEIROS | 4 | 23/09/2015 | 21/09/2016 |
REGIS AUGUSTO ELY | 4 | 23/09/2015 | 21/09/2016 |
RODRIGO NOBRE FERNANDEZ | 4 | 23/09/2015 | 21/09/2016 |
SUAMY CRISTINA SAVARIS LINHARES | 4 | 23/09/2015 | 21/09/2016 |
THAIS PERES DIETRICH | 4 | 23/09/2015 | 21/09/2016 |