Nome do Projeto
Conhecendo a fisiologia e farmacologia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
03/08/2015 - 31/10/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Farmacologia
Resumo
Nos processos vitais na natureza, observamos que sempre existe a participação de um composto químico como intermediário, desde os mais básicos atos fisiológicos, como a digestão (enzimas), até as manifestações mais complexas do sistema nervoso central e comportamento (neurotransmissores). O estudo das interações entre compostos químicos e moléculas presentes em organismos vivos é o objetivo da farmacologia. (Silva, 2013).
A farmacologia é uma ciência que teve início nos primórdios da história, quando o homem vivendo em sociedade passou lançar mão instintivamente dos recursos naturais de que dispunha ou então de práticas sobrenaturais para alívio dos sofrimentos próprios e alheios (Ribeiro do Valle, 1988). O estudo da ação dos fármacos abrange várias ciências básicas e aplicadas: usa conhecimentos de matemática e estatística em seus ensaios biológicos, aumenta seu acervo com a química orgânica, apoia seus dados experimentais na fisiologia e procura explica-los pelas leis da físico-química e por conceitos bioquímicos. É útil na semiologia, e apresenta o apoio científico para a terapêutica medicamentosa (De Lucia, 1988).
Quando estudamos a interação dos compostos químicos que provocam efeitos nocivos no organismo estamos estudando toxicologia (Zagatto; Bertoletti, 2008). E, assim como a farmacologia, a toxicologia nasceu nos primórdios da humanidade, antecipando-se a própria história escrita sobre o uso de venenos de animais e plantas com o propósito de auxiliar na caça e pesca e, com o envenenamento nas atividades de guerra (Fukushima, 2008).
Objetivo Geral
Conceitos Básicos de Fisiologia e Farmacologia
Justificativa
Considerando a proximidade existente entre as duas ciências anteriormente citadas, esse projeto justifica-se para ampliar o aprendizado de toxicologia através da apresentação prévia dos básicos de fisiologia e farmacologia, através do conhecimento da interação entre substâncias químicas e seres vivos.
Metodologia
Disponibilizar a participação do projeto para 15 alunos regulares do 4°semestre de química forense da Universidade Federal de Pelotas.
Os alunos participantes terão 2 (duas) horas/aula semanais onde receberão conhecimentos básicos de fisiologia e farmacologia através de aulas expositivas e 1 (uma) hora/ aula semanal com de participação em seminários e/ou exercícios.
No semestre seguinte, todos os alunos (participantes ou não do projeto) matriculados na disciplina de toxicologia participarão da atividade pré-teste onde serão avaliados conhecimentos básicos de fisiologia e farmacologia e ao final do semestre também. Após, será avaliadas as diferenças na aprendizagem na disciplina de toxicologia entre participantes e não participantes do projeto.
Os alunos participantes terão 2 (duas) horas/aula semanais onde receberão conhecimentos básicos de fisiologia e farmacologia através de aulas expositivas e 1 (uma) hora/ aula semanal com de participação em seminários e/ou exercícios.
No semestre seguinte, todos os alunos (participantes ou não do projeto) matriculados na disciplina de toxicologia participarão da atividade pré-teste onde serão avaliados conhecimentos básicos de fisiologia e farmacologia e ao final do semestre também. Após, será avaliadas as diferenças na aprendizagem na disciplina de toxicologia entre participantes e não participantes do projeto.
Resultados Esperados
Ao final do projeto será esperado que os alunos participantes tenham adquirido visões amplas e questionadoras frente aos diferentes tópicos desenvolvidos. Será esperado que os alunos desenvolvam habilidades relacionadas com a fisiologia e farmacologia tanto nos aspectos teóricos e práticos como por exemplo, na busca bibliográfica e leitura crítica de materiais publicados nesta área e áreas afins. Espera-se ainda, a formação de futuros multiplicadores dos conhecimentos aprendidos e incentivo para cada aluno seja o criador de seu próprio conhecimento.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA LOURENCO DA SILVA | 3 | 03/08/2015 | 31/10/2017 |
ARTHUR HIPÓLITO DA SILVA NEVES | 1 | 03/08/2015 | 31/10/2017 |
BRUNA CAMARGO BOM | 2 | 01/10/2015 | 14/08/2017 |
CARINA BORGES MACHADO | 1 | 03/08/2015 | 31/10/2017 |
CLÁUDIA GONÇALVES BRAZ | 2 | 01/10/2015 | 14/08/2017 |
ETHEL ANTUNES WILHELM | 1 | 03/08/2015 | 31/10/2017 |
Fátima Tereza Alves Beira | 2 | 19/04/2016 | 30/06/2016 |
GABRIELA TOLFO GUERRA | 2 | 01/10/2015 | 14/08/2017 |
KAMILA DA ROSA ACOSTA | 2 | 01/10/2015 | 14/08/2017 |
KATHLEEN TAVARES WINKEL | 2 | 01/10/2015 | 14/08/2017 |
LETÍCIA RAIELI DE JESUS MARQUES | 2 | 01/10/2015 | 14/08/2017 |
LUZIA CRISTINA LENCIONI SAMPAIO | 2 | 03/08/2015 | 31/10/2017 |
LUÍSA ACEVEDO DE GOMES | 1 | 03/08/2015 | 31/10/2017 |
MARIA ELVIRA SICA CRUZEIRO | 2 | 03/08/2015 | 31/10/2017 |
MARIANGELA HEPPE LOPES | 5 | 03/08/2015 | 31/10/2017 |
MILENE MARQUES FREITAS | 2 | 01/10/2015 | 14/08/2017 |
RAFAEL FONSECA NEVES QUADRADO | 2 | 01/10/2015 | 14/08/2017 |
ROBERTO LOPES STEPHAN | 1 | 03/08/2015 | 29/06/2017 |