Nome do Projeto
Visita Técnica a Foz do Iguaçu-PR
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
29/01/2014 - 02/02/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Resumo
O trabalho de campo ou visita técnica na área da Geografia e em especial nas disciplinas ligadas a Biogeografia, Hidrogeografia, Geomorfologia, Geografia do Turismo, Gestão de recursos naturais, entre outras, torna-se uma atividade fundamental no processo de aquisição e aprofundamento do conhecimento, uma vez que, se busca instigar e interligar a observação, a análise e discussão referentes as informações obtidas no foco de estudo, contribuindo para uma formação ampla e completa no âmbito da Geografia. Acrescentamos ainda que, atividades como esta tendem a contribuir de forma significativa com a formação teórico-prática dos acadêmicos, no sentido de orientar novos estudos, aliando com as demais áreas de formação dentro da Geografia, ampliando o horizonte geográfico. Por isso, definimos a área de estudo (Parque Nacional do Iguaçu – Parque das Aves - Hidroelétrica de Itaipu), por comportarem uma gama significativa de conhecimento e informações, as quais poderão ser absorvidas pelos acadêmicos em formação dos cursos de Geografia da UFPel.

Objetivo Geral

A Visita técnica ao Parque Nacional de Iguaçu, Hidroelétrica de Itaipu e Parque das Aves, pretende possibilitar aos acadêmicos dos cursos de Geografia Licenciatura e Bacharelado, o aprofundamento do conhecimento referente a dinâmica social, econômica e ambiental do espaço geográfico.

Justificativa

O estudo “in loco” ao Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves, Hidroelétrica de Itaipu e Refúgio Biológico, proporciona aos acadêmicos do curso de Geografia da UFPel a possibilidade de fundamentar visualmente e através de relatórios as aprendizagens da sua graduação. Nisso, consiste a relevante contribuição que se fará na troca de informações e experiências, com professores, alunos e responsáveis pelos pontos visitados.
Assim sendo, estudaremos os aspectos ambientais do Parque, da região e do lago da Usina Binacional de Itaipu, bem como a biodiversidade existente no Parque das Aves e Refúgio Biológico, proporcionando o avanço do conhecimento, no processo de ensino e aprendizagem, o qual vai além da sala de aula.

Metodologia

A proposta é o reflexo de um planejamento feito de forma antecipada, de pelo menos um ano, antes de sua efetivação. Por isso, as observações e discussões que serão feitas durante a visita técnica será também o reflexo da caminhada que os acadêmicos vem construindo ao longo do curso em disciplinas afins. (Biogeografia, Análise e Gestão de Bacias Hidrográfica, Geomorfologia, entre outras).
Inicialmente partiremos de Pelotas-RS (29/01) sede da UFPel, rumo a Foz do Iguaçu Paraná via terrestre, levando em média, 19 horas de viagem. Neste percurso ao cruzarmos o Planalto Gaúcho aproveitaremos para traçar uma breve radiografia da composição geológica de seu relevo. Atravessaremos o estado de Santa Catarina pelo Oeste em direção a Foz do Iguaçu no Paraná.
Na chegada à Foz do Iguaçu (30/01), como atividade programada, visitaremos a Usina Binacional de Itaipu, (visita interna) museu e o lago artificial (visita externa). Será nesta etapa sugerido aos alunos que relatem e anotem as perguntas e respostas dos aspectos socioeconômicos da usina tais como potencial gerador de energia bem como a demanda de energia, qual a região do país é beneficiada e o custo benefício, entre outros.
No dia seguinte (31/01), faremos a visita ao Refúgio Biológico com o intuito de conhecer a biodiversidade das espécies que ali se encontram, tanto no aspecto da fauna, como da flora. Nesse mesmo dia, os alunos terão a oportunidade de conhecer de forma geral as características da dinâmica de comércio entre as fronteiras internacionais, sua complexidade e dinamismo.
No dia 01/02, faremos a visita ao Parque Nacional de Iguaçu para conhecer a dinâmica geológica-gemorfologica, hidrografia e biodiversidade existente, bem como, a geografia do turismo. No mesmo dia visitaremos o Parque das Aves, parque este que possui uma diversidade de espécies de aves tropicais e raras.
No final do dia, será feita uma visita à tríplice fronteira (Brasil/Paraguai/Argentina). Lá poderemos observar os limites dos países apenas pelos cursos de água, ponto estratégico relacionado à dinâmica geopolítica dos 3 países.
Posteriormente, seguiremos em direção ao RS, tendo como data de chegada à Pelotas no dia 02/02, no final da tarde.
É importante destacar que a cada final de turno buscar-se-á fazer uma discussão no grande grupo, sobre os pontos mais relevantes observados em campo, ligados diretamente aos aspectos geográficos.

Resultados Esperados

Esperamos com esta visita técnica proporcionar aos acadêmicos dos cursos de Geografia o avanço no conhecimento referente aos aspectos sociais, econômicos e ambientais, da área estudada, relacionando assim, com o conhecimento adquirido em sala de aula.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANO LUIS HECK SIMON2029/01/201402/02/2014
ALBIO FERREIRA DA COSTA3029/01/201402/02/2014
ALLAN DE OLIVEIRA DE OLIVEIRA1629/01/201402/02/2014
ANELIZE MILANO CARDOSO3029/01/201402/02/2014
ERIKA COLLISCHONN2029/01/201402/02/2014
JOSÉ RENATO MELO TAVARES3029/01/201402/02/2014
LISANDRA COIMBRA FONSECA3029/01/201402/02/2014
LIZ CRISTIANE DIAS2029/01/201402/02/2014
MAIARA BITTENCOURT BÖETTGE3029/01/201402/02/2014
MARA LUCIA VASCONCELOS DA COSTA3029/01/201402/02/2014
MARCOS VENZKE PERLEBERG3029/01/201402/02/2014
MARIA DE FATIMA FERNANDES PACHECO3029/01/201402/02/2014
MAURICIO MEURER2029/01/201402/02/2014
MÁRCIA FERRAZ GONÇALVES3029/01/201402/02/2014
NELSON CICCONET3029/01/201402/02/2014
PAULO ROBER DA SILVA PEREIRA3029/01/201402/02/2014
RODRIGO DE OLIVEIRA SIQUEIRA3029/01/201402/02/2014
ROSANGELA LURDES SPIRONELLO3029/01/201402/02/2014
SANDRO HILARIO LEITZKE3029/01/201402/02/2014
SILVIA LETÍCIA OTTO VENSKE3029/01/201402/02/2014
VIVIANE SPIERING3029/01/201402/02/2014
VÁGNER TEIXEIRA AIRES3029/01/201402/02/2014

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