Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Fisiologia Médica
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
14/09/2015 - 14/03/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Fisiologia
Resumo
A fisiologia humana é um conhecimento fundamental aos profissionais da área da saúde, servindo como base para o estudo de áreas médicas específicas como, por exemplo, a cardiologia, a pneumologia, a endocrinologia, etc. Por se tratar de uma disciplina da área das ciências básicas da saúde, é ministrada nos primeiros semestres da graduação. No entanto, ao longo do curso, os acadêmicos são gradativamente expostos ao ambiente profissional necessitando de um constante resgate dos conhecimentos básicos de fisiologia. O permanente estímulo ao raciocínio fisiológico reforça, portanto, a necessidade do estudo continuado da fisiologia humana. Dessa forma, tendo em vista sua relevância e complexidade, o estudo continuado da fisiologia se torna uma necessidade no processo de formação profissional e na prática médica.
Objetivo Geral
Promover uma discussão continuada da fisiologia, capacitando alunos a auxiliar estudantes de diferentes cursos no estudo da Fisiologia humana na nossa Universidade.
Justificativa
O conhecimento da fisiologia humana é fundamental para o raciocínio lógico na busca do diagnóstico e do tratamento dos pacientes. Há uma constante busca na compreensão dos mecanismos regulatórios envolvidos no funcionamento dos diversos sistemas do organismo humano. Para isso, aprofundar o conhecimento da fisiologia humana, assim como consolidar conceitos clássicos, é de suma importância. Além do mais, o aprimoramento acadêmico capacita os alunos a contribuir, junto aos docentes do departamento de fisiologia e farmacologia, na formação de alunos de diferentes áreas que incluem a disciplina de fisiologia humana em seu currículo.
Metodologia
Reuniões semanais do grupo, com a seguinte dinâmica:
1. Apresentação de assunto, que tange à fisiologia médica, por integrantes da liga;
2. Discussão e complementação dos assuntos apresentados;
3. Convite a palestrantes externos;
4. Orientação quanto às formas que podem ser utilizadas para facilitar o aprendizado.
Carga Horária: 2 hora semanal para reunião do grupo (integrantes e professores).
Haverá uma ata de frequência para registro de cada encontro. Os participantes deverão ter frequência de 75% nas reuniões para que possam ter certificado.
1. Apresentação de assunto, que tange à fisiologia médica, por integrantes da liga;
2. Discussão e complementação dos assuntos apresentados;
3. Convite a palestrantes externos;
4. Orientação quanto às formas que podem ser utilizadas para facilitar o aprendizado.
Carga Horária: 2 hora semanal para reunião do grupo (integrantes e professores).
Haverá uma ata de frequência para registro de cada encontro. Os participantes deverão ter frequência de 75% nas reuniões para que possam ter certificado.
Resultados Esperados
Ao final do projeto, após participar de leituras de artigos científicos e de livros textos, além de preparar, apresentar e discutir seminários, os participantes terão aprimorado seus conhecimentos em fisiologia humana. Ao se tornarem melhor preparados, buscarão ampliar seus conhecimentos cada vez mais, e se manterão atualizados nos assuntos fundamentais para progressão acadêmica. Com o incentivo e maior interesse dos alunos pelo estudo continuado e aprimoramento da fisiologia humana, espera-se promover novas ideias no desenvolvimento de projetos de extensão, como a organização de simpósios e projetos de pesquisa.
Indicadores, Metas e Resultados
ASPECTOS DESENVOLVIDOS PELA LAFIM A SEREM AVALIADOS (EXCELENTE; MUITO BOM; BOM; MEDIANO; RUIM)
ASSUNTOS APRESENTADOS
INTERESSE DOS INTEGRANTES
MÉTODO DE SELEÇÃO DE NOVOS INTEGRANTES
PROFESSORES PARCEIROS
INTERESSE DOS PROFESSORES
CARGA HORÁRIA
MÉTODO DE DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRÉA SZWARC | 3 | 14/09/2015 | 14/03/2016 |
BERNARDO PIZARRO DE MAGALHÃES | 3 | 14/09/2015 | 14/03/2017 |
BRUNO VINICIUS SANTOS | 3 | 14/03/2016 | 14/03/2017 |
DAVI DORVAL PEREIRA CORDOVA | 3 | 14/09/2015 | 14/03/2017 |
ERICK DUPONT | 3 | 14/09/2015 | 14/03/2017 |
FERNANDA COUTINHO KUBASKI | 3 | 14/09/2015 | 14/03/2017 |
GABRIELA VIANA DE OLIVEIRA | 3 | 14/09/2015 | 14/03/2016 |
GILMAR SILVEIRA DA SILVA | 3 | 14/09/2015 | 14/06/2016 |
GLÓRIA ARAÚJO DA SILVEIRA | 3 | 14/09/2015 | 14/03/2016 |
GUILHERME VALIM ALVES | 3 | 14/09/2015 | 14/03/2016 |
GUSTAVO DIAS FERREIRA | 2 | 14/03/2016 | 14/03/2017 |
GUSTAVO SZCZECINSKI PUCHALSKI | 3 | 14/09/2015 | 14/03/2017 |
HENRIQUE POTRICH SANTIAGO | 3 | 14/03/2016 | 14/03/2017 |
ISABEL OLIVEIRA DE OLIVEIRA | 2 | 14/09/2015 | 14/03/2017 |
KÉLEN KLEIN HEFFEL | 3 | 14/09/2015 | 14/03/2017 |
LAÍS YURIE FACIMOTO | 3 | 14/09/2015 | 14/03/2016 |
MARCOS VINICIUS DA SILVEIRA LIMA | 3 | 14/09/2015 | 14/03/2017 |
MATHEUS PICCOLI MACHADO SCHWEITZER KLAUBERG | 3 | 14/09/2015 | 14/03/2017 |
NIEDI HAX FRANZ ZAUK | 2 | 14/09/2015 | 14/03/2017 |
RAFAEL AUGUSTO FRIZZO | 3 | 14/09/2015 | 14/03/2017 |
RAFAEL BUENO ORCY | 2 | 14/09/2015 | 14/03/2017 |
SÉRGIO RENATO DA ROSA DECKER | 3 | 14/09/2015 | 14/03/2017 |
ÁLVARO PORCIÚNCULA GONZALEZ | 3 | 14/09/2015 | 14/03/2017 |