Nome do Projeto
Revisão de Literatura para Produtos de Madeira Engenheirada
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
07/10/2015 - 06/10/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais
Resumo
O setor florestal madeireiro está em desenvolvimento no Estado do Rio Grande do Sul. No Sul do Estado existe uma série de vantagens para impulsionar esse desenvolvimento, como localização estratégica privilegiada, disponibilidade de energia, recursos hídricos abundantes, sistemas de comunicação, sistemas intermodais de transporte, entre outras, como o menor valor de mercado de algumas áreas rurais, que poderão contribuir para formar na região um polo para o setor florestal madeireiro. Dentro deste contexto, objetivando suprir a sociedade e o setor produtivo com engenheiros com formação específica na área de industrialização da madeira, a Universidade Federal de Pelotas criou, em 2006, o curso de Engenharia Industrial Madeireira. O curso Engenharia Industrial Madeireira existe em outras Universidades no Brasil, sendo a Universidade Federal do Paraná a pioneira. O curso da UFPel é o primeiro no Estado do Rio Grande do Sul. Sendo um curso recente em âmbito nacional, a bibliografia existente ainda não contempla, na língua portuguesa, alguns conteúdos importantes para o desenvolvimento do saber, como é o caso da literatura para os produtos de madeira engenheirada. Tal constatação foi o fato motivador da presente proposta.

Objetivo Geral

Elaborar material didático-pedagógico, em língua portuguesa, para o estudo de produtos de madeira engenheirada.

Justificativa

A disciplina de Estruturas de Madeira (0570101) tem como um de seus objetivos o de despertar e motivar o estudante para o conhecimento de elementos estruturais de madeira, introduzindo noções e princípios. Para a maior parte dos chamados EWP’s (Engineered Wood Products) somente se encontram na literatura textos em língua estrangeira. Neste sentido, a proposta de elaboração de material didático-pedagógico em língua portuguesa, que auxilie o estudante para o estudo dos produtos de madeira engenheirada, com conteúdo de forma organizada, justifica-se.

Metodologia

Primeiramente serão definidos os produtos a serem estudados.
Os conteúdos serão elencados e organizados a partir de uma rigorosa revisão de literatura, com ênfase para os textos disponíveis provenientes de instituições de ensino/pesquisa/extensão, ou associações de fabricantes, de países que costumeiramente utilizam os produtos de madeira engenheirada. Estes escritos normalmente encontram-se em língua inglesa, ou em espanhol.
A partir da organização de textos nas suas formas originais, serão desenvolvidas, caso necessário, traduções para a língua portuguesa e, a seguir, as devidas complementações e contribuições por parte da equipe técnica do projeto.
A revisão técnica será realizada pelo professor coordenador do projeto.
Caso necessário, a revisão sintática e gramatical será efetuada por profissional habilitado.

Resultados Esperados

Com o desenvolvimento deste projeto espera-se constituir uma coleção de cadernos, que será utilizada como material didático para auxiliar os estudantes da área de estruturas do Centro de Engenharias no conhecimento dos produtos estruturais de madeira engenheirada mais utilizados em edificações.
Com a disponibilidade e acesso ao material impresso espera-se contribuir para a qualificação da formação dos acadêmicos, sendo a coleção de cadernos um importante recurso para auxiliar no processo ensino aprendizagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA MOREIRA DO NASCIMENTO ALVES207/10/201506/10/2016
GABRIEL VALIM CARDOSO407/10/201506/10/2016
GUILHERME EICK GOETTEMS207/10/201506/10/2016
HENRIQUE RÖMER SCHULZ207/10/201506/10/2016
LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA407/10/201506/10/2016
MARCOS THEODORO MULLER807/10/201506/10/2016
MERIELEN DE CARVALHO LOPES407/10/201506/10/2016
VINÍCIUS CENCI TABORDA207/10/201506/10/2016

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