Nome do Projeto
R Integração - 12º Encontro Regional de Estudantes de Design
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/08/2015 - 10/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial
Resumo
O R Design Sul se identifica por ser um Encontro Regional itinerante dos Estudantes de Design, é realizado anualmente por estudantes para estudantes, visa a Integração de diferentes âmbitos que constituem a profissão e não tem fins lucrativos. O evento objetiva intermediar as relações entre os encontristas, palestrantes e apoiadores de forma a oportunizar o intercâmbio intelectual, cultural e social. Em virtude disso, busca enriquecer à aplicação desses diferentes saberes no repertório visual e pessoal dos participantes em seus projetos acadêmicos e profissionais.

Objetivo Geral

Objetivos gerais:
Estimular a produção de design individual e coletiva dos estudantes, por meio da troca de experiências e convivência;
Trazer visibilidade para as Instituições de Ensino de Pelotas perante o país, apresentando a potência da cidade enquanto polo de design e sede de um evento de abrangência Nacional.
Intermediar as relações entre os encontristas, palestrantes e apoiadores de forma a oportunizar o intercâmbio intelectual, cultural
e social.

Justificativa

O R Design Sul é um Encontro com visibilidade regional e nacional, realizado anualmente para os estudantes de Design, com o intuito de reuni-los em um ambiente em comum para que possam trocar experiências acadêmicas e profissionais, interligando diferentes pontos de vista relacionados à profissão.
Este será o primeiro encontro realizado em Pelotas, cidade eclética que abriga além de um grande centro histórico e cultural, um polo de Design já reconhecido em outros eventos locais como Digital Cities, Sul Design e semanas acadêmicas das Instituições de Ensino. Forma constantemente inúmeros profissionais que projetam para variadas demandas do mercado, levando os conhecimentos aqui adquiridos.
Por isso, projetamos o foco do design de toda a região sul para cidade, incentivando a integração dos alunos e profissionais para que haja maior visibilidade da produção de design do sul perante o país.

Metodologia

Para que o evento aconteça estamos trabalhando desde março deste ano em 3
etapas:
1. Ações pré evento: Formação e divisão da comissão organizadora (CORDe) para que assumam atividades específicas para a realização do evento. Divulgação do encontro junto as comunidades acadêmicas por meio de mídia digital, como: facebook, site, vídeos, etc. com objetivo de obter um feedback do público alvo, além de atualizar as informações sobre o evento. Produção de material gráfico, como sinalização do evento; kit encontrista; materias para atividades, além de peças gráficas para a divulgação do evento. Organização de oficinas e confraternizações com o intuito de interagir com a comunidade Busca de patrocinadores,
apoiadores e parceiros para suprir as necessidades de produção de materiais.

2. Ações durante o Evento:
O evento conta com quatro dias de programação, distribuísse nos três turnos do dia afim de estimular a participação plena dos encontristas durante todo o evento. Assistência para os encontristas, palestrantes e oficineiros. Divulgação
continuada Controle das atividades

3. Ações Pós Evento:
Avaliar o evento; Estimular e auxiliar a próxima CORDe Sul para a realização do R Design Sul

Resultados Esperados

A CORDe espera que o Evento possibilite um espaço para o diálogo sobre o Design, estimulando o pensamento crítico dos encontristas. Fortaleça os vínculos entre os colegas de profissão e estimule a produção de design individual e coletiva dos estudantes, por meio da troca de experiências e convivência. Trazer visibilidade para as Instituições de Ensino de Pelotas perante o país, apresentando a potência da cidade enquanto polo de design e sede de um Evento de abrangência Nacional.

Indicadores, Metas e Resultados

Os alunos começaram a se organizar em março de 2014 com reuniões semanais. Contudo, por inexperiência minha que sou professora substituta e não havia feito nada desse tipo ainda, só cadastrei o projeto em Agosto, sendo que o evento seria realizado de 13 a 16 de Novembro.
No meu entendimento o evento se caracterizaria como projeto de extensão, já que grande maioria do público-alvo são estudantes de outras instituições. Porém em 25 de Novembro recebi um e-mail da PREC me informando que o evento seria melhor enquadrado como projeto de ensino, já que o público é composto por estudantes. Em função disso faço o cadastro do projeto após o evento já ter ocorrido e solicito a alteração das datas do projeto para não prejudicar os alunos envolvidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREIA BORDINI DE BRITO215/01/201624/05/2016
ANNA LAUX SURIZ2015/01/201624/05/2016
BETINA LAWSON TERRA DA SILVA2015/01/201624/05/2016
BRUNA FERREIRA GUGLIANO2015/01/201624/05/2016
CAROLINE ELISA GONÇALVES DA SILVA2015/01/201624/05/2016
GABRIELA RODRIGUES SILVEIRA2015/01/201624/05/2016
GUILHERME NUNES DA ROSA2015/01/201624/05/2016
HELENA DE ARAUJO NEVES215/01/201624/05/2016
JACOB MATHEUS DE MATTOS E ALVES2015/01/201624/05/2016
JOAO FERNANDO IGANSI NUNES215/01/201624/05/2016
JOSÉ PAULO PORTELA ALVES2015/01/201624/05/2016
LÚCIA ELENA KOTH SEDREZ4
MARIANA DE OLIVEIRA DO COUTO E SILVA2015/01/201624/05/2016
PAULA GARCIA LIMA215/01/201624/05/2016
RAFAEL DOS SANTOS FERREIRA415/01/201624/05/2016
ROBERTA COELHO BARROS215/01/201624/05/2016
ROSANA PATZLAFF BOSENBECKER2015/01/201624/05/2016
TALINE SABANY VELASQUES2015/01/201624/05/2016
THAIS CRISTINA MARTINO SEHN415/01/201624/05/2016
TUANY CAMEJO BORGES2015/01/201624/05/2016
VIVIAN HERZOG215/01/201624/05/2016

Página gerada em 27/04/2024 00:43:17 (consulta levou 0.462504s)