Nome do Projeto
Métodos para cálculo de dietas e elaboração de listas de substituições de alimentos para a clínica nutricional
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/02/2016 - 07/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição
Resumo
Este projeto de ensino tem por objetivo aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem mediante a atuação direta do discente junto ao desenvolvimento da disciplina de Dietética 2. Para tanto, o presente projeto tem a finalidade de desenvolver um método prático para cálculo e análise de dietas para a população adulta, bem como, a elaboração e atualização de listas de substituição de alimentos associadas ao método de cálculo, com a finalidade de contribuir para a estimativa da composição nutricional de diferentes planos alimentares.

Objetivo Geral

Desenvolver e aplicar métodos práticos para o cálculo e análise de dietas destinadas à população adulta, sob diferentes condições clínicas.

Justificativa

A inserção do aluno nas atividades de ensino da disciplina de Dietética 2 irá contribuir para a sua formação acadêmica, viabilizando experiências orientadas relacionadas à atividade docente. Atualmente a disciplina de Dietética 2 ocorre semestralmente, em dois turnos semanais, com uma carga horária de 68 horas, distribuída entre 34 horas de aulas teóricas e 34 horas de aulas práticas.
No presente projeto, propomos ao discente o desenvolvimento e o emprego de listas de substituições de alimentos destinadas a diferentes condições clínicas, por meio da sistematização de tabelas com valores médios de calorias totais e de nutrientes dos diferentes grupos alimentares, segundo sua disposição no Guia Alimentar Brasileiro.
As listas de substituições de alimentos são ferramentas rápidas de orientação e educação nutricional, permitindo que os profissionais nutricionistas prescrevam de forma simples um conjunto de alimentos com nutrientes e valores de energia adequados para pessoas com diferentes patologias, controlando os alimentos ingeridos, além disso, favorecendo a rápida confecção de cardápios individualizados, e permite ao paciente a elaboração de seu próprio programa alimentar.
Mediante a participação neste projeto os discentes terão a oportunidade de acompanhar os professores no desenvolvimento das atividades propostas na disciplina e aprimorar o entendimento de diferentes audiências na prática clínica da nutrição.
Além disso, com a realização deste trabalho será possível colocar em prática um método sistemático de cálculo de dietas e que será utilizado na disciplina Nutrição Clínica, onde os alunos vivenciam a prática de atendimento em um serviço de saúde. Estes atendimentos são realizados no ambulatório de Nutrição/UFPEL mediante o atendimento nutricional ambulatorial da população adulta.

Metodologia

Serão elaboradas listas de substituição destinadas a dietas normais, ao diabetes mellitus e a doença renal, baseada em porções habituais de consumo. Os alimentos serão agrupados segundo seu teor de nutrientes, os quais serão calculados a partir dos valores descritos nas tabelas: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, USDA e rótulos de alimentos. Serão analisados todos os nutrientes disponíveis e os resultados da análise descritos como média para cada grupo alimentar.
Na lista de substituição para dietas normais, os alimentos serão agrupados de acordo com o seu conteúdo calórico. Na lista de substituição para diabetes os alimentos serão agrupados de acordo com o conteúdo de carboidratos. E na lista de substituição para dieta renal os agrupamentos serão realizados segundo o teor de proteínas e alguns minerais. O trabalho será realizado no programa Microsoft Office Excel 2007.

Resultados Esperados

Espera-se capacitar discentes mediante atuação direta no apoio ao desenvolvimento da disciplina de Dietética 2 e proporcionar a reflexão crítica sobre as limitações dos cálculos e análises de dietas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FATIMA GHALIB AHMAD YUSSEF2002/05/201616/12/2016
GIOVANNA BANDEIRA ANDERSSON415/02/201607/12/2017
KAROLINE SAMPAIO BARROS415/02/201607/12/2017
LUCIA ROTA BORGES415/02/201607/12/2017
SANDRA COSTA VALLE415/02/201607/12/2017

Página gerada em 18/04/2024 09:14:47 (consulta levou 0.058046s)