Nome do Projeto
Anatomia Vegetal no ensino de graduação
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 30/11/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Botânica - Anatomia Vegetal
Resumo
O Departamento de Botânica pertence ao Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas e atende diversos cursos de graduação: Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura, Agronomia, Farmácia, Engenharia Agrícola. Dentre as diferentes áreas da Botânica, a Anatomia Vegetal oferece conhecimento dos diferentes tipos celulares e tecidos e permite o estudo dos órgãos vegetativos e reprodutivos. Além disso, esse estudo permite relacionar a estruturas interna do vegetal com suas funções fisiológicas, com aspectos de adaptação das plantas aos diferentes ambientes, bem como auxiliar estudos de identificação botânica, sendo considerada uma área de extrema importância para as Ciências Biológicas e Agrárias. Para que o conhecimento da estrutura interna das plantas seja compreendido de maneira efetiva, a teoria deve ser integrada à prática. Para tanto, é necessário coleta e preparo de material vegetal para aulas práticas. Nesse contexto, é importante estimular e capacitar alunos de graduação para atuarem como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo efetivamente no preparo de material vegetal, no esclarecimento de dúvidas durante a observação das lâminas histológicas nas aulas práticas e, oportunizar a estes discentes colaboradores uma vivência da prática docente.

Objetivo Geral

Contribuir com o aprimoramento e qualidade das aulas de Anatomia Vegetal, ministradas aos diferentes cursos de graduação, possibilitando uma formação profissional adequada, bem como complementar a formação do discente colaborador (monitor).

Justificativa

A monitoria é um instrumento de ensino e aprendizagem que visa fortalecer o conhecimento teórico e prático. Essa atividade formativa estabelece uma colaboração entre professor e discente durante a graduação contribuindo com o desenvolvimento acadêmico do discente monitor. Considerando que a disciplina de Anatomia Vegetal tem como objetivo o estudo de células, tecidos e órgãos vegetais e, que para esta área da Botânica é imprescindível intensificar a aprendizagem através de atividades práticas, é importante o auxílio do discente colaborador (monitor) no desempenho de tais atividades. Cabe ressaltar que o preparo de amostras vegetais para observação ao microscópio é minucioso e, a pouca experiência dos alunos no manuseio adequado deste equipamento torna o monitor um colaborador essencial para evitar perdas ou danos neste instrumental O número de alunos atendidos nas aulas práticas é de 35/40, sendo necessária prudência na utilização dos equipamentos e orientação na obtenção das amostras vegetais, atividades que são diretamente auxiliadas pelo monitor. Além disso, o monitor atende, individual ou coletivamente, alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem, pois este discente colaborador estuda e analisa previamente as lâminas histológicas observadas durante as aulas. A Anatomia Vegetal é ofertada aos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura/Bacharelado - código da disciplina 0010022), Agronomia (código da disciplina 0010001), Farmácia (código da disciplina 0010131), Engenharia Agrícola (código da disciplina 0010004). Diante do exposto e, considerando que a monitoria oportuniza uma vivência da prática docente, a presença de monitor é essencial para otimizar a aprendizagem e os conhecimentos desta área da Botânica.

Metodologia

Os alunos colaboradores realizarão as coletas de material vegetal no Campus Capão do Leão da Universidade Federal de Pelotas.
As amostras de órgãos vegetativos (raiz, caule e folha) serão utilizados durante as aulas práticas para confecção de lâminas semi-permanentes. As amostras serão seccionadas com o auxílio de lâmina de barbear e, quando necessário, os cortes serão corados com azul de metileno, montados em água entre lâmina e lamínula e observados ao microscópio. Outras amostras, tanto dos órgãos vegetativos quanto dos órgãos reprodutivos (flor, fruto e semente), serão fixadas em FAA (formaldeído - ácido acético - álcool etílico), (Johansen, 1940) ou solução de Karnovsky (Kernovsky, 1965), desidratadas em série etílica e incluídas hidóxi-etil-metacrilato. Os blocos obtidos serão seccionados em micrótomo rotativo com navalha do tipo C. Os cortes serão corados com azul de toluidina 0,05% em tampão fosfato e ácido cítrico pH 4,5 (Sakai, 1973) e montados resina sintética para obtenção de lâminas permanentes.
Serão realizadas reuniões com os alunos colaboradores a cada 30 dias para discutir a preparação do material didático que auxiliará na disciplina.

Resultados Esperados

As atividades que serão desempenhadas durante a execução do presente projeto de Ensino pretendem otimizar a coleta e preparo de material vegetal utilizado durante as aulas práticas; intensificar o conhecimento teórico e prático em Anatomia Vegetal do discente colaborador; atender os alunos dos diferentes cursos de graduação de maneira individualizada ou em grupos; ampliar o laminário histológico utilizado em aulas práticas (material vegetal - reprodutivo: flor, fruto, semente; vegetativo: raiz, caule e folha).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXIA BRAUNER DE MELLO028/09/201728/02/2018
CARLOS FREDERICO NALEPINSKI WIDHOLZER202/05/201630/11/2018
CECILIA SILVEIRA DACHERY502/04/201803/08/2018
CRISTINA HAX SAALFELD602/04/201803/08/2018
DANIELA VALMORBIDA2002/05/201616/12/2016
DIEGO FERNANDES FIGUEIREDO702/04/201803/08/2018
FILIPE RODRIGUES DUTRA228/09/201703/08/2018
JOSIÉLE BOTELHO RODRIGUES2002/05/201616/12/2016
JULIANA APARECIDA FERNANDO302/05/201630/11/2018
OTÁVIO ALVES SIMÕES516/08/201830/11/2018
RITA DE CÁSSIA PINHEIRO DE MORAES202/05/201630/11/2018
SABRINA LORANDI1202/05/201616/12/2016
TALIS BASILIO DA SILVA228/09/201703/08/2018
THAIZE DEBATIN WEHRMEISTER202/05/201630/11/2018

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