Nome do Projeto
Monitorias para Cursos com Disciplinas de Física
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 04/04/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Resumo
O presente projeto visa à qualificação de estudantes dos cursos de graduação da UFPel, que possuem em sua base curricular disciplinas de (ou relacionadas à) Física, com o intuito de auxiliar os alunos que buscam suporte extraclasse, bem como, melhorar a qualificação daqueles que prestam a monitoria em si. Em sentido amplo, o projeto está voltado à formação acadêmica de discentes dos cursos de graduação da UFPel, especificamente, em disciplinas relacionadas à Física.

Objetivo Geral

Qualificar e atuar na formação discente em disciplinas de Física para cursos de graduação através da oferta monitoria, visando combater a reprovação e, consequentemente, a evasão e retenção de estudantes nos cursos de graduação.

Justificativa

De maneira geral, sente-se grande apelo por auxílio relacionado à disciplinas de ciências exatas no meio acadêmico. Assim, a necessidade de monitoria para disciplinas de Física justifica-se no fornecimento de suporte para os discentes quando em dificuldade e/ou para melhoria e otimização do processo de ensino-aprendizagem. Podendo envolver para isso, por exemplo, solução de listas de exercícios e esclarecimento de dúvidas nos momentos em que os docentes não estão disponíveis para estas atividades.

Metodologia

O projeto terá foco nas disciplinas comprovadamente marcadas pela necessidade de complementação, ou seja, Física Básica I, Física Básica II, Física Básica III, Física, Elementos de Física e Biofísica. Tais disciplinas abrangem um grande número de cursos de graduação da UFPel, por exemplo, Física (Licenciatura e Bacharelado), Matemática (Licenciaturas), Química (Industrial, Forense, Licenciatura e Bacharelado), Meteorologia, Engenharias (da Computação, Industrial Madeireira, Civil, Geológica, de Materiais, Sanitária e Ambiental, Hídrica, de Petróleo, de Produção, Controle e Automação, Eletrônica), Agronomia, Química de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Veterinária, Biologia etc. Dessa forma, buscar-se-á a distribuição das disciplinas em cinco áreas, cada uma com seus respectivos monitores e professores responsáveis (colaboradores), sendo elas: (i) Física Básica I, (ii) Física Básica II, (iii) Física Básica III, (iv) Física e (v) Elementos de Física e Biofísica. Essa divisão evitará sobrecarga dos monitores dada a quantidade de alunos de graduação a serem atendidos e auxiliados. Metodologicamente, os monitores terão interação com seus respectivos professores colaboradores, tanto no que tange discussões de conteúdo como, também, no quesito de abordagem metodológica. Já o atendimento extraclasse de alunos de graduação com os monitores, se dará com o esclarecimento de dúvidas e reforço didático, já que os monitores serão habilitados na área específica da disciplina.

Resultados Esperados

Com a realização do presente projeto, espera-se obter ensino e aprendizado efetivos dos discentes, com a melhoria do desempenho acadêmico e, consequentemente, com a redução das reprovações nas referidas disciplinas que são foco no projeto. Espera-se, também, que haja ganho na qualificação dos alunos-monitores, já que os mesmos estarão imersos em uma experiência única de ensino-aprendizagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXIA DE SOUZA LOPES2002/05/201616/12/2016
ANA LUCIA DA SILVA NASCIMENTO2002/05/201616/12/2016
ARLAN DA SILVA FERREIRA202/05/201616/12/2016
CARLOS ALBERTO VAZ DE MORAIS JUNIOR202/05/201616/12/2016
GEOVANA BARBARA MIRANDA2002/05/201616/12/2016
IVANNA FRANCK KOSCHIER2002/05/201616/12/2016
JOEL PAVAN202/05/201616/12/2016
MAIARA BRAUN CARDOSO2002/05/201616/12/2016
MAURICIO JEOMAR PIOTROWSKI202/05/201616/12/2016
PAULO SERGIO KUHN202/05/201616/12/2016
WERNER KRAMBECK SAUTER202/05/201616/12/2016

Página gerada em 23/08/2019 23:38:27 (consulta levou 0.041929s)