Nome do Projeto
UNIOVINOS - Grupo de Trabalho, Estudo e Pesquisa em Fisiologia e Produção Ovina
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
10/04/2016 - 17/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Multidisciplinar - Interdisciplinar - Meio Ambiente e Agrárias
Resumo
Atualmente, diante da realidade do ensino superior no Brasil e da demanda do mercado de trabalho, torna-se cada vez mais necessário desenvolver e utilizar métodos que auxiliem a prática didático-pedagógica. Para tanto é necessário ações que visem o incremento no aporte de conhecimento aos alunos dos cursos de graduação, preparando-os cada vez melhor para os desafios da vida profissional.
O mercado profissional na área da ovinocultura demanda por profissionais cada vez mais capacitados, assim divulgar e aprofundar os conhecimentos em termos de fisiologia e produção ovina torna-se necessário, havendo interesse dos acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia pelo tema. Entretanto, foi verificado também que existe significativa heterogeneidade no grupo discente, havendo aqueles que conhecem e tem alguma experiência com ovinos, e aqueles que desconhecem o assunto, mas que tem interesse em aprender.
A área da ovinocultura, e os aspectos fisiológicos envolvidos em todas as etapas dos processos produtivos, é dinâmica e carece de formação de mão-de-obra qualificada, necessitando atualização periódica daqueles que à essa atividade se dedicam.
Igualmente, há a necessidade e interesse dos acadêmicos de inserir-se em atividades de pesquisa e extensão, buscando enriquecer seus currículos, almejando um futuro profissional mais promissor. Para tanto a reunião de discentes e docentes em torno de um tema comum como a fisiologia e produção ovina vai ao encontro dos objetivos da comunidade acadêmica.
Diante do exposto surgiu a idéia de elaborar este projeto de ensino para que a existência e a atividade do grupo sejam formalizadas na UFPEL, proporcionando aos acadêmicos, orientados e coordenados por professores e com a participação de alunos de pós-graduação, a oportunidade de conhecer melhor o tema, atualizar-se e buscar condições para uma melhor formação profissional.
Objetivo Geral
Criar e proporcionar mecanismos auxiliares eficazes para a prática didático-pedagógica no âmbito da fisiologia e produção ovina.
Justificativa
Justificam a elaboração deste projeto:
a) O interesse e demanda do corpo discente, participante ou não do grupo UNIOVINOS, pela busca de conhecimento sobre o tema fisiologia e produção ovina.
b) A necessidade de oferecer alternativas de ensino aos alunos interessados na área de ovinocultura.
c) O desejo docente em colaborar e incrementar o nível de conhecimento dos alunos de graduação.
d) A necessidade de cumprir um dos objetivos do grupo UNIOVINOS que é fomentar e contribuir com o crescimento do ensino na área de fisiologia e produção ovina.
a) O interesse e demanda do corpo discente, participante ou não do grupo UNIOVINOS, pela busca de conhecimento sobre o tema fisiologia e produção ovina.
b) A necessidade de oferecer alternativas de ensino aos alunos interessados na área de ovinocultura.
c) O desejo docente em colaborar e incrementar o nível de conhecimento dos alunos de graduação.
d) A necessidade de cumprir um dos objetivos do grupo UNIOVINOS que é fomentar e contribuir com o crescimento do ensino na área de fisiologia e produção ovina.
Metodologia
Após a aprovação deste projeto pela respectiva Pró-Reitoria de Graduação e COCEPE, será realizada a primeira reunião do grupo para a organização e funcionamento do mesmo.
As reuniões serão semanais em horários a combinar e que não interfiram nas atividades curriculares dos acadêmicos.
Os alunos receberão a indicação de temas e deverão, a partir do material e/ou fontes indicadas pelo coordenador ou professor orientador (jornais, revistas, periódicos, livros, sites, etc.), elaborar uma apresentação sobre o assunto buscando fomentar a discussão deste no âmbito do grupo.
Igualmente será buscada a inserção dos alunos do grupo em atividades de pesquisa e extensão, para melhor qualificá-los, no sentido de incrementar a formação profissional dos mesmos.
O grupo deverá ser renovado semestralmente podendo haver ao longo do semestre, o ingresso de novos membros e/ou a saída daqueles já existentes. Quando for feita a solicitação de certificados de participação no projeto deverá ser levada em consideração a carga horária efetivamente cumprida por cada um dos membros.
Visando reforçar o vínculo entre os conhecimentos teóricos e a atividade prática serão programados trabalhos de campo e/ou de visitação a estabelecimentos produtores, expofeiras, empresas, laboratórios, outras instituições de ensino e pesquisa, cooperativas, etc. Para isto deverá ser agendado junto à UFPEL a saída e transporte dos alunos e professores para as localidades de execução das atividades. As datas e horários deverão ser programados de maneira a não interferir nas atividades curriculares obrigatórias dos acadêmicos.
As reuniões serão semanais em horários a combinar e que não interfiram nas atividades curriculares dos acadêmicos.
Os alunos receberão a indicação de temas e deverão, a partir do material e/ou fontes indicadas pelo coordenador ou professor orientador (jornais, revistas, periódicos, livros, sites, etc.), elaborar uma apresentação sobre o assunto buscando fomentar a discussão deste no âmbito do grupo.
Igualmente será buscada a inserção dos alunos do grupo em atividades de pesquisa e extensão, para melhor qualificá-los, no sentido de incrementar a formação profissional dos mesmos.
O grupo deverá ser renovado semestralmente podendo haver ao longo do semestre, o ingresso de novos membros e/ou a saída daqueles já existentes. Quando for feita a solicitação de certificados de participação no projeto deverá ser levada em consideração a carga horária efetivamente cumprida por cada um dos membros.
Visando reforçar o vínculo entre os conhecimentos teóricos e a atividade prática serão programados trabalhos de campo e/ou de visitação a estabelecimentos produtores, expofeiras, empresas, laboratórios, outras instituições de ensino e pesquisa, cooperativas, etc. Para isto deverá ser agendado junto à UFPEL a saída e transporte dos alunos e professores para as localidades de execução das atividades. As datas e horários deverão ser programados de maneira a não interferir nas atividades curriculares obrigatórias dos acadêmicos.
Resultados Esperados
Com a execução deste projeto espera-se contribuir para a melhor formação dos egressos dos diferentes cursos de graduação que se interessem pelo tema fisiologia e produção ovina, tornando-os mais capacitados para o mercado de trabalho que é cada vez mais exigente.
Para aqueles que futuramente não venham a trabalhar na área da ovinocultura, espera-se contribuir para o incremento de sua formação de base. Por outro lado também se almeja despertar o interesse daqueles que não têm contato mais íntimo com o setor, mas que podem tornar-se profissionais competentes a partir do momento em que passam a conhecer e interessar-se pelo tema.
Para aqueles que futuramente não venham a trabalhar na área da ovinocultura, espera-se contribuir para o incremento de sua formação de base. Por outro lado também se almeja despertar o interesse daqueles que não têm contato mais íntimo com o setor, mas que podem tornar-se profissionais competentes a partir do momento em que passam a conhecer e interessar-se pelo tema.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALLAN PATRICK TIMM DE OLIVEIRA | 2 | 10/04/2016 | 11/07/2016 |
ANA BEATRIZ PALMEJANI BALTAZAR | 1 | 06/09/2016 | 17/12/2016 |
BIANCA LÜDTKE PAIM | 1 | 10/04/2016 | 05/07/2016 |
DIULIA SARAIVA RODRIGUES | 1 | 10/04/2016 | 17/12/2016 |
FERNANDO AMARILHO SILVEIRA | 1 | 10/04/2016 | 17/12/2016 |
GILSON DE MENDONCA | 3 | 10/04/2016 | 17/12/2016 |
JOICE RODAL GRUPPELLI | 2 | 10/04/2016 | 25/04/2016 |
JOÃO VICTOR RIBEIRO FREITAS | 1 | 03/05/2016 | 05/07/2016 |
JULIANA NUNES CASTRO | 1 | 10/04/2016 | 17/12/2016 |
JULIANA PEREIRA FONSECA | 20 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
LUCAS DOS SANTOS MAFFEI | 1 | 10/04/2016 | 11/07/2016 |
LUCAS GONÇALVES GIL | 2 | 10/04/2016 | 17/12/2016 |
LUIZA PADILHA NUNES | 1 | 10/04/2016 | 10/05/2016 |
MARIANE CASTRO MAYENS | 1 | 10/04/2016 | 05/07/2016 |
MARINA BENEDETTI | 1 | 10/04/2016 | 11/07/2016 |
MILENA BUGONI | 1 | 10/04/2016 | 17/12/2016 |
NIEDI HAX FRANZ ZAUK | 2 | 10/04/2016 | 17/12/2016 |
PABLO TAVARES COSTA | 1 | 10/04/2016 | 17/12/2016 |
PAOLA DE AZEVEDO KINALSKI | 1 | 10/05/2016 | 05/07/2016 |
RAFAEL ASSUNÇÃO PEREIRA | 1 | 10/04/2016 | 18/04/2016 |
RAFAELA DUARTE DE JESUS | 1 | 10/04/2016 | 05/07/2016 |
RAÍNE FONSECA DE MATTOS | 1 | 10/04/2016 | 17/12/2016 |
ROBERTA MENESTRINO BARROCO | 1 | 03/05/2016 | 05/07/2016 |
SARAH VARGAS MAIA | 1 | 06/09/2016 | 17/12/2016 |
VINICCIUS MOURA DALBEM | 1 | 10/04/2016 | 17/12/2016 |
WAGNNER MACHADO DOS SANTOS | 1 | 10/04/2016 | 17/12/2016 |