Nome do Projeto
Elaboração de material complementar para as disciplinas de reprodução animal
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/04/2016 - 03/04/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Resumo
A reprodução animal representa uma importante área de atuação do Médico Veterinário, uma vez que o Brasil é referência mundial nas biotécnicas da reprodução das espécies domésticas. Para um aprendizado adequado de fisiopatologia e biotécnicas da reprodução, é necessário o conhecimento da anatomia e dos processos fisiológicos do eixo hipotálamo-hipófise-gonadal, bem como do rigoroso controle endócrino e local dos órgãos reprodutivos das diferentes espécies. Além do conhecimento teórico, a prática é fundamental na execução das diferentes etapas do exame andrológico, ginecológico e das biotecnologias reprodutivas. Porém, por questões éticas e de bem-estar, o uso de animais nas atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão, deve ser minimizado. Portanto, o presente projeto tem por objetivo viabilizar a confecção de uma apostila com material teórico de apoio para as disciplinas de Fisiopatologia da Reprodução (regular) e Fisiopatologia da Reprodução Aplicada (eletiva). Ainda, os acadêmicos envolvidos no projeto acompanharão as atividades práticas para coletar imagens e vídeos de procedimentos, a serem utilizados nos próximos semestres, minimizando a utilização de animais nas disciplinas.

Objetivo Geral

Elaborar material paradidático de apoio para o ensino de fisiopatologia e biotécnicas da reprodução.

Justificativa

As disciplinas de reprodução animal envolvem, aproximadamente, 60 alunos por semestre. Até o presente momento, os acadêmicos possuem apenas alguns exemplares de livros de fisiopatologia e biotécnicas da reprodução disponíveis na biblioteca para consulta. Muitos alunos acabam utilizando material proveniente de anotações de terceiros, o que nem sempre reflete o conteúdo ministrado em aula. Portanto, a elaboração de uma apostila, utilizando uma linguagem técnica, porém acessível, revisada pelos docentes envolvidos nas disciplinas, facilitará o aprendizado dos acadêmicos. Ainda, frente às turmas cada vez maiores e à necessidade de minimizar a utilização de animais em atividades de ensino, a obtenção de fotos e vídeos de procedimentos rotineiros contribuirá para um melhor aprendizado.

Metodologia

A apostila será elaborada a partir de material já existente sobre alguns tópicos do conteúdo programático e a partir de material a ser produzido durante os semestres 2016/1 e 2. Após a redação e formatação, o material será revisado por pós-graduandos e docentes envolvidos no projeto. Posteriormente, o material será publicado e disponibilizado aos acadêmicos.
Abaixo estão os tópicos a serem abordados na apostila:
Histórico e perspectivas de atuação na reprodução animal; Estrutura do eixo hipotálamo-hipófise e diferenciação sexual; Neuroendocrinologia da reprodução (macho e fêmea), puberdade no macho, espermatogênese e maturação espermática; Reprodução em peixes; Reprodução em aves; Exame andrológico em pequenos e grandes animais; Patologias do sistema genital masculino, laudo técnico para exame andrológico e espermiograma; Tecnologia de sêmen e inseminação artificial; Exame ginecológico e diagnóstico de gestação em pequenos e grandes animais; Puberdade na fêmea e ciclo estral; Ovogênese, foliculogênese, ovulação, luteogênese e luteólise; Fecundação e reconhecimento embrio-materno; Controle da atividade reprodutiva; Transtornos funcionais, patologias orgânicas e infecciosas na fêmea; Eficiência reprodutiva em grandes animais.

As imagens e vídeos serão obtidos durante aulas práticas das disciplinas de Fisiopatologia da Reprodução e Fisiopatologia da Reprodução Aplicada, em sua maioria, no Centro Agropecuário da Palma. Após revisão e edição, o material será disponibilizado para os acadêmicos matriculados nas disciplinas de reprodução.

Resultados Esperados

Ao término do projeto, espera-se publicar o conteúdo, após completa revisão por parte dos docentes envolvidos. A disponibilização da apostila e das imagens e vídeos contribuirá para o aprendizado da fisiopatologia e biotécnicas da reprodução animal, minimizando a evasão e as reprovações nas disciplinas. Espera-se que este material de apoio seja também utilizado para acadêmicos de outras instituições.

Indicadores, Metas e Resultados

A interação graduandos, pós-graduandos e docentes será essencial para a elaboração do projeto. Os acadêmicos de graduação terão uma iniciação ao ensino e poderão contribuir expressando as dificuldades no entendimento dos tópicos abordados. Os pós-graduandos serão co-orientadores, facilitando o acesso à informação e sanando eventuais dúvidas durante a obtenção e edição do material. Os docentes farão a orientação e revisões parciais e final para a publicação de um material adequado, em consonância com o conteúdo ministrado em aula.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARNALDO DINIZ VIEIRA104/04/201603/04/2017
BERNARDO GARZIERA GASPERIN104/04/201603/04/2017
CARINE DAHL CORCINI104/04/201603/04/2017
CARLOS EDUARDO RANQUETAT FERREIRA104/04/201603/04/2017
CAROLINA LUCHESE VASEM2004/04/201603/04/2017
CRISTINA SANGOI HAAS104/04/201603/04/2017
FERNANDO CAETANO DE OLIVEIRA104/04/201603/04/2017
GEÓRGIA DA CRUZ TAVARES104/04/201603/04/2017
HENRIQUE SCHNEIDER PESTANO104/04/201603/04/2017
MONIKE QUIRINO DOS SANTOS104/04/201603/04/2017
ROBERTO VASCONCELOS ESCOBAR104/04/201603/04/2017
SERGIO FARIAS VARGAS JÚNIOR104/04/201603/04/2017
THOMAZ LUCIA JUNIOR104/04/201603/04/2017
VILSON BORBA PINTO104/04/201603/04/2017
VLADINIS OLIVEIRA MIRANDA104/04/201603/04/2017

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