Nome do Projeto
Entendendo as Características Permo-Porosas de um Reservatório de Petróleo
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/05/2014 - 03/11/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Naval e Oceânica
Resumo
A caracterização de um reservatório de petróleo é atividade básica e inerente ao profissional formado em Engenharia de Petróleo, possibilitando assim explotar os hidrocarbonetos ou fluidos contidos nele da maneira mais eficiente e econômica possível. Para tal caracterização é necessário conhecimento específicos do ponto de vista geológico e petrofísico, gerando assim um conhecimento/modelo 3D (tridimensional) do reservatório a ser produzido/estudado. A grande maioria dos egressos no Curso de Engenharia de Petróleo, mesmo cursando as disciplinas de Geologia Geral, Sedimentologia, Estratigrafia, Petrologia Sedimentar, Geologia de Reservatório e Engenharia de Reservatório tem dificuldade em criar um modelo tridimensional e entender como a granulometria, a geometria e o aumento da compactação influenciam nas características permo-porosas de um reservatório. O conhecimento cognitivo e intrínseco a um profissional formado em Engenharia de Petróleo esbarra no entendimento e na criação de um modelo tridimensional oriundo de conhecimentos básicos, que muitas vezes, não é demonstrado de maneira prática em sala de aula ou extraclasse, gerando um “gap” para o profissional no momento do planejamento estratégico para exploração de um campo de petróleo, podendo levar anos até que este profissional consiga criar mentalmente os modelos tridimensionais, de acordo com as características da empresa e de seu programa de treinamento oferecido.

Objetivo Geral

Desenvolver habilidades cognitivas em alunos do Curso de Engenharia de Petróleo para melhor entendimento de um reservatório de petróleo preenchido por fluido. Desenvolver o trabalho em equipe, aproximando e aproveitando o auxílio dos professores na resolução de problemas práticos durante a realização do projeto.

Justificativa

A visualização e o entendimento em 3D do preenchimento por fluido em um reservatório de petróleo é uma questão complexa e pouco realista no ambiente de sala de aula do Curso de Engenharia de Petróleo. A dificuldade de imaginar características básicas, tais como: porosidade e permeabilidade comprometem o aprendizado cognitivo e o desenvolvimento das habilidades necessárias a um Engenheiro de Petróleo. Mesmo para os melhores alunos, a visualização mental de um reservatório de petróleo preenchido com fluido não é entendida ou compreendida de maneira satisfatória dentro das disciplinas de sedimentologia, petrologia sedimentar, geologia de reservatório e engenharia de reservatório para que se possa ter um aproveitamento satisfatório no desenvolvimento das habilidades necessárias a um Engenheiro de Petróleo. Este projeto de ensino visa estimular o aluno a visualizar e posteriormente imaginar um reservatório de petróleo em 3D, após o entendimento de como a porosidade e permeabilidade são influenciados pela composição granulométrica e como estes parâmetros mudam com o aumento da profundidade, e consequentemente com o aumento da compactação.

Metodologia

O professor coordenador e os colaboradores ministrarão aulas teóricas explanando a ideia do projeto aos alunos. Os alunos serão responsáveis pela pesquisa bibliográfica, pela coleta e preparação das amostras, realização dos experimentos práticos e interpretação dos resultados, sempre com a supervisão e orientação dos professores responsáveis.
A coleta das amostras será realizada na Praia do Laranjal, na cidade de Pelotas, basicamente composta de areia com diferente granulometrias. Após a preparação adequada, as frações areia serão acondicionadas em frasco com volume conhecido. Os experimentos serão conduzidos pela adição de água nos frascos e medida do volume inserido. Ao final os alunos interpretarão os resultados obtidos, criando um modelo tridimensional das características permo-porosas destes “reservatórios”. Após a análise crítica dos resultados, os dados serão extrapolados para reservatórios em profundidade usando equações de compactação retirados da literatura, entendo assim como um fluido em reservatório em profundidade se comportaria, bem como, entender as características permo-porosas em sub-superfície.

Resultados Esperados

Alunos do Curso de Engenharia de Petróleo, futuros Engenheiros de Petróleo, terão uma identificação visual com a composição granulométrica de um reservatório de petróleo, facilitando a elaboração de um modelo 3D mental, onde as características físicas como permeabilidade e porosidade estarão presentes e compreendidos. Desde modo, toda e qualquer necessidade de imaginar um reservatório de petróleo preenchido ou não por algum fluido na vida profissional será de fácil elaboração cognitiva. Os resultados dos experimentos práticos serão publicados no Congresso de Inicialização Científica da UFPEL, FURG e UFRGS.
Serão desenvolvidos materiais para aula prática paras as disciplinas supracitadas, possibilitando que os alunos visualizem e criarem os modelos tridimensionais mentalmente o mais cedo possível dentro do Curso de Engenharia de Petróleo, auxiliando assim na aprendizagem e desenvolvimento da cognição.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE MAGALDI MARCELINO105/05/201403/11/2014
CAMILE URBAN305/05/201403/11/2014
EDUARDO WIETHÖLDER105/05/201403/11/2014
GIOVANI MATTE CIOCCARI505/05/201403/11/2014
MARISTELA BAGATIN SILVA305/05/201403/11/2014
OTÁVIO FREITAS NEVES105/05/201403/11/2014
ROMULO HENRIQUE BATISTA DE FARIAS305/05/201403/11/2014
Thalita Fagundes Leal205/05/201403/11/2014

Página gerada em 25/04/2024 14:00:37 (consulta levou 0.332976s)