Nome do Projeto
Galton - Projeto de Ensino em Estatística
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/04/2016 - 31/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística
Resumo
Atualmente o Departamento de Matemática e Estatística/DME, Instituto de Física e Matemática/IFM da Universidade Federal de Pelotas/UFPel, oferta disciplinas de formação básica e profissional a 29 cursos de graduação provenientes das áreas de Ciências Exatas (14), Ciências Agrárias (6), Ciências Humanas (6) e Ciências Biológicas (3). Anualmente são cerca de 8.500 alunos (vagas ofertadas) que demandam de um número expressivo de bolsistas de monitoria para auxiliar os docentes em suas práticas de ensino.
Somente no ano letivo de 2015, o DME disponibilizou dezoito turmas de Estatística Básica (código: 0100226), seis de Estatística Descritiva (código: 0100228) e nove de Bioestatística (código: 0100265), totalizando 1455 vagas ofertadas a 18 cursos de graduação. Para dar suporte a estes encargos didáticos, teve início, em maio do mesmo ano, o projeto de ensino Galton – Projeto de Apoio Pedagógico (Código PRG: 1392015). Tal iniciativa visava contribuir para o aprimoramento e qualidade dos cursos de graduação que contenham em seus projetos pedagógicos disciplinas da área de Estatística, ofertadas pelo DME. Desse modo, foram organizados atendimentos de monitoria, listas de exercícios, espaços para promoção das atividades do projeto, bem como a discussão de práticas de ensino/aprendizagem. A presente proposta tem como propósito de dar continuidade a estes esforços.
Desde o início de sua normatização e implementação, as atividades de monitoria vem se consolidando nas universidades brasileiras como importante recurso para melhoria dos processos de ensino/aprendizagem, além de contribuir para a inserção em atividades de ensino, pesquisa e extensão (DANTAS, 2014). Tais práticas propiciam a formação crítica na graduação, oportunizando atividades acadêmicas curriculares que complementem a formação profissional dos discentes (SANTOS; LINS, 2007).
Objetivo Geral
Contribuir para o aprimoramento e qualidade dos cursos de graduação que contenham em seus projetos pedagógicos disciplinas da área de Estatística, ofertadas pelo DME.
Justificativa
Tendo em vista as limitações na formação básica dos discentes, bem como os índices de reprovação e abandono (infrequência e trancamento) em disciplinas das áreas de Matemática e Estatística de Instituições de Ensino Superior, não apenas na UFPel, torna-se necessária uma reflexão sobre o processo de ensino/aprendizagem, bem como a oferta e manutenção de atividades de monitoria.
Metodologia
Segue a relação de professores que participarão como orientadores dos bolsistas de monitoria (SIAPE, Nome e Número de bolsistas*):
3207961 - Ana Rita de Assumpção Mazzini (2)
1094148 - Elisia Rodrigues Corrêa (2)
1574450 - Giselda Maria Pereira (2)
1908825 - Gustavo Sessa Fialho (2)
1967101 - Marco André Paldês da Costa (2)
*Relação de 1 monitor para cada 100 alunos estimada considerando o número de vagas ofertadas pelo DME em disciplinas da área de Estatística no ano letivo de 2015.
Serão atribuições dos colaboradores:
1. Coordenador: Coordenar reuniões semanais do projeto; Coordenar as ações da equipe de trabalho; Elaborar o registro de aproveitamento das turmas beneficiadas pelo projeto; Elaborar relatório final de atividades do projeto, conforme os padrões da Pró-Reitoria de Graduação/UFPel;
2. Professor-orientador: Participar das reuniões semanais do projeto; Elaborar o plano semanal de atividades dos monitores; Contribuir na elaboração de materiais de apoio às atividades de ensino; Orientar a elaboração do relatório final das atividades de monitoria, conforme os padrões da Pró-Reitoria de Graduação/UFPel;
3. Monitor: Participar das reuniões semanais do projeto; Organizar e coordenar grupos de estudo; Auxiliar o professor-orientador na preparação de materiais de apoio às atividades de ensino; Registrar a frequência com que os discentes procuram atividades de monitoria; Elencar as principais dificuldades apresentadas pelos discentes ao acompanhar o conteúdo programático previsto pela caracterização das disciplinas; Elaborar relatório final das atividades de monitoria, conforme os padrões da Pró-Reitoria de Graduação/UFPel;
4. Demais colaboradores: Participar das reuniões semanais do projeto; Propor ajustes as ações da equipe trabalho a fim de atingir os resultados e impactos esperados ao final do projeto.
3207961 - Ana Rita de Assumpção Mazzini (2)
1094148 - Elisia Rodrigues Corrêa (2)
1574450 - Giselda Maria Pereira (2)
1908825 - Gustavo Sessa Fialho (2)
1967101 - Marco André Paldês da Costa (2)
*Relação de 1 monitor para cada 100 alunos estimada considerando o número de vagas ofertadas pelo DME em disciplinas da área de Estatística no ano letivo de 2015.
Serão atribuições dos colaboradores:
1. Coordenador: Coordenar reuniões semanais do projeto; Coordenar as ações da equipe de trabalho; Elaborar o registro de aproveitamento das turmas beneficiadas pelo projeto; Elaborar relatório final de atividades do projeto, conforme os padrões da Pró-Reitoria de Graduação/UFPel;
2. Professor-orientador: Participar das reuniões semanais do projeto; Elaborar o plano semanal de atividades dos monitores; Contribuir na elaboração de materiais de apoio às atividades de ensino; Orientar a elaboração do relatório final das atividades de monitoria, conforme os padrões da Pró-Reitoria de Graduação/UFPel;
3. Monitor: Participar das reuniões semanais do projeto; Organizar e coordenar grupos de estudo; Auxiliar o professor-orientador na preparação de materiais de apoio às atividades de ensino; Registrar a frequência com que os discentes procuram atividades de monitoria; Elencar as principais dificuldades apresentadas pelos discentes ao acompanhar o conteúdo programático previsto pela caracterização das disciplinas; Elaborar relatório final das atividades de monitoria, conforme os padrões da Pró-Reitoria de Graduação/UFPel;
4. Demais colaboradores: Participar das reuniões semanais do projeto; Propor ajustes as ações da equipe trabalho a fim de atingir os resultados e impactos esperados ao final do projeto.
Resultados Esperados
São resultados esperados ao final do projeto proposto:
- Identificação das principais dificuldades dos discentes ao acompanhar o conteúdo programático previsto pela caracterização das disciplinas;
- Aprimoramento do processo de ensino/aprendizagem em disciplinas da área de Estatística, ofertadas pelo DME;
- Proposição de materiais de apoio às atividades de ensino, bem como a manutenção daqueles já disponibilizados.
São impactos esperados ao final do projeto proposto:
- Despertar maior interesse dos discentes de graduação em exercer atividades de monitoria;
- Melhoria das condições de estudo dos discentes de graduação;
- Melhor qualificação dos discentes para o estudo de disciplinas do ciclo profissional.
- Identificação das principais dificuldades dos discentes ao acompanhar o conteúdo programático previsto pela caracterização das disciplinas;
- Aprimoramento do processo de ensino/aprendizagem em disciplinas da área de Estatística, ofertadas pelo DME;
- Proposição de materiais de apoio às atividades de ensino, bem como a manutenção daqueles já disponibilizados.
São impactos esperados ao final do projeto proposto:
- Despertar maior interesse dos discentes de graduação em exercer atividades de monitoria;
- Melhoria das condições de estudo dos discentes de graduação;
- Melhor qualificação dos discentes para o estudo de disciplinas do ciclo profissional.
Indicadores, Metas e Resultados
Segue abaixo a relação de disciplinas ofertadas pelo DME, bem como os cursos de graduação, que poderão ser beneficiados pelo projeto proposto (Disciplina, código, créditos: Cursos atendidos, código, ingresso anual):
- Estatística Descritiva, 0100228, 4: Administração – Bacharelado Diurno (4510, 45), Administração – Bacharelado Noturno (4520, 45), Ciências Sociais – Bacharelado (3210, 44), Geografia – Bacharelado (3110, 44), Turismo (4700, 48);
- Estatística Básica, 0100226, 4: Agronomia (100, 194), Meteorologia (1800, 77), Zootecnia (5800, 77), Química de Alimentos (4300, 33), Química – Bacharelado (4410, 33), Química – Licenciatura (4420, 33), Química Industrial (4440, 44), Engenharia de Materiais (6100, 39), Curso Superior de Tecnologia de Alimentos (5570, 33);
- Bioestatística, 0100265, 4: Medicina Veterinária (500, 132), Ciências Biológicas – Bacharelado (4110, 39), Ciências Biológicas – Licenciatura (4120, 44), Farmácia (7100, 55).
Total de ingressos por ano: 1059.
- Estatística Descritiva, 0100228, 4: Administração – Bacharelado Diurno (4510, 45), Administração – Bacharelado Noturno (4520, 45), Ciências Sociais – Bacharelado (3210, 44), Geografia – Bacharelado (3110, 44), Turismo (4700, 48);
- Estatística Básica, 0100226, 4: Agronomia (100, 194), Meteorologia (1800, 77), Zootecnia (5800, 77), Química de Alimentos (4300, 33), Química – Bacharelado (4410, 33), Química – Licenciatura (4420, 33), Química Industrial (4440, 44), Engenharia de Materiais (6100, 39), Curso Superior de Tecnologia de Alimentos (5570, 33);
- Bioestatística, 0100265, 4: Medicina Veterinária (500, 132), Ciências Biológicas – Bacharelado (4110, 39), Ciências Biológicas – Licenciatura (4120, 44), Farmácia (7100, 55).
Total de ingressos por ano: 1059.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA RITA DE ASSUMPCAO MAZZINI | 4 | 11/04/2016 | 31/12/2016 |
ANDRESSA ABREU DE SOUSA | 8 | 11/04/2016 | 06/05/2016 |
DOUGLAS VICENTE ALCHIERI | 20 | 11/04/2016 | 31/05/2016 |
ELISIA RODRIGUES CORREA | 4 | 11/04/2016 | 31/12/2016 |
GISELDA MARIA PEREIRA | 4 | 11/04/2016 | 31/12/2016 |
GIULIA VERRUCK TORTOLA | 20 | 11/04/2016 | 16/12/2016 |
GUSTAVO SESSA FIALHO | 4 | 11/04/2016 | 31/12/2016 |
ISABELLA ALMEIDA FERREIRA | 20 | 11/04/2016 | 16/12/2016 |
JOVE ÁVILA VAZ | 20 | 26/08/2016 | 16/12/2016 |
Jardel Arnold Siveris | 20 | 01/06/2016 | 30/07/2016 |
MARCO ANDRE PALDES DA COSTA | 8 | 11/04/2016 | 31/12/2016 |
MARINE TEIXEIRA PADILHA | 20 | 11/04/2016 | 16/12/2016 |
RAPHAEL VANCINI BERNARDI | 20 | 11/04/2016 | 16/12/2016 |
ROGERIO COSTA CAMPOS | 1 | 11/04/2016 | 31/12/2016 |
STELA XAVIER TERRA | 20 | 11/04/2016 | 16/12/2016 |
TAMIRES DA SILVA MARTINS | 20 | 27/06/2016 | 01/11/2016 |
TANYSE PARADA SAMPAIO | 20 | 05/09/2016 | 16/12/2016 |
VITOR ABEL MONTEIRO ALVES | 20 | 11/04/2016 | 30/07/2016 |
WILLIAN SILVA BARROS | 1 | 11/04/2016 | 31/12/2016 |