Nome do Projeto
Galton - Projeto de Ensino em Estatística
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/04/2016 - 31/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística
Resumo
Atualmente o Departamento de Matemática e Estatística/DME, Instituto de Física e Matemática/IFM da Universidade Federal de Pelotas/UFPel, oferta disciplinas de formação básica e profissional a 29 cursos de graduação provenientes das áreas de Ciências Exatas (14), Ciências Agrárias (6), Ciências Humanas (6) e Ciências Biológicas (3). Anualmente são cerca de 8.500 alunos (vagas ofertadas) que demandam de um número expressivo de bolsistas de monitoria para auxiliar os docentes em suas práticas de ensino. Somente no ano letivo de 2015, o DME disponibilizou dezoito turmas de Estatística Básica (código: 0100226), seis de Estatística Descritiva (código: 0100228) e nove de Bioestatística (código: 0100265), totalizando 1455 vagas ofertadas a 18 cursos de graduação. Para dar suporte a estes encargos didáticos, teve início, em maio do mesmo ano, o projeto de ensino Galton – Projeto de Apoio Pedagógico (Código PRG: 1392015). Tal iniciativa visava contribuir para o aprimoramento e qualidade dos cursos de graduação que contenham em seus projetos pedagógicos disciplinas da área de Estatística, ofertadas pelo DME. Desse modo, foram organizados atendimentos de monitoria, listas de exercícios, espaços para promoção das atividades do projeto, bem como a discussão de práticas de ensino/aprendizagem. A presente proposta tem como propósito de dar continuidade a estes esforços. Desde o início de sua normatização e implementação, as atividades de monitoria vem se consolidando nas universidades brasileiras como importante recurso para melhoria dos processos de ensino/aprendizagem, além de contribuir para a inserção em atividades de ensino, pesquisa e extensão (DANTAS, 2014). Tais práticas propiciam a formação crítica na graduação, oportunizando atividades acadêmicas curriculares que complementem a formação profissional dos discentes (SANTOS; LINS, 2007).

Objetivo Geral

Contribuir para o aprimoramento e qualidade dos cursos de graduação que contenham em seus projetos pedagógicos disciplinas da área de Estatística, ofertadas pelo DME.

Justificativa

Tendo em vista as limitações na formação básica dos discentes, bem como os índices de reprovação e abandono (infrequência e trancamento) em disciplinas das áreas de Matemática e Estatística de Instituições de Ensino Superior, não apenas na UFPel, torna-se necessária uma reflexão sobre o processo de ensino/aprendizagem, bem como a oferta e manutenção de atividades de monitoria.

Metodologia

Segue a relação de professores que participarão como orientadores dos bolsistas de monitoria (SIAPE, Nome e Número de bolsistas*):
3207961 - Ana Rita de Assumpção Mazzini (2)
1094148 - Elisia Rodrigues Corrêa (2)
1574450 - Giselda Maria Pereira (2)
1908825 - Gustavo Sessa Fialho (2)
1967101 - Marco André Paldês da Costa (2)
*Relação de 1 monitor para cada 100 alunos estimada considerando o número de vagas ofertadas pelo DME em disciplinas da área de Estatística no ano letivo de 2015.

Serão atribuições dos colaboradores:
1. Coordenador: Coordenar reuniões semanais do projeto; Coordenar as ações da equipe de trabalho; Elaborar o registro de aproveitamento das turmas beneficiadas pelo projeto; Elaborar relatório final de atividades do projeto, conforme os padrões da Pró-Reitoria de Graduação/UFPel;

2. Professor-orientador: Participar das reuniões semanais do projeto; Elaborar o plano semanal de atividades dos monitores; Contribuir na elaboração de materiais de apoio às atividades de ensino; Orientar a elaboração do relatório final das atividades de monitoria, conforme os padrões da Pró-Reitoria de Graduação/UFPel;

3. Monitor: Participar das reuniões semanais do projeto; Organizar e coordenar grupos de estudo; Auxiliar o professor-orientador na preparação de materiais de apoio às atividades de ensino; Registrar a frequência com que os discentes procuram atividades de monitoria; Elencar as principais dificuldades apresentadas pelos discentes ao acompanhar o conteúdo programático previsto pela caracterização das disciplinas; Elaborar relatório final das atividades de monitoria, conforme os padrões da Pró-Reitoria de Graduação/UFPel;

4. Demais colaboradores: Participar das reuniões semanais do projeto; Propor ajustes as ações da equipe trabalho a fim de atingir os resultados e impactos esperados ao final do projeto.

Resultados Esperados

São resultados esperados ao final do projeto proposto:
- Identificação das principais dificuldades dos discentes ao acompanhar o conteúdo programático previsto pela caracterização das disciplinas;
- Aprimoramento do processo de ensino/aprendizagem em disciplinas da área de Estatística, ofertadas pelo DME;
- Proposição de materiais de apoio às atividades de ensino, bem como a manutenção daqueles já disponibilizados.

São impactos esperados ao final do projeto proposto:
- Despertar maior interesse dos discentes de graduação em exercer atividades de monitoria;
- Melhoria das condições de estudo dos discentes de graduação;
- Melhor qualificação dos discentes para o estudo de disciplinas do ciclo profissional.

Indicadores, Metas e Resultados

Segue abaixo a relação de disciplinas ofertadas pelo DME, bem como os cursos de graduação, que poderão ser beneficiados pelo projeto proposto (Disciplina, código, créditos: Cursos atendidos, código, ingresso anual):
- Estatística Descritiva, 0100228, 4: Administração – Bacharelado Diurno (4510, 45), Administração – Bacharelado Noturno (4520, 45), Ciências Sociais – Bacharelado (3210, 44), Geografia – Bacharelado (3110, 44), Turismo (4700, 48);

- Estatística Básica, 0100226, 4: Agronomia (100, 194), Meteorologia (1800, 77), Zootecnia (5800, 77), Química de Alimentos (4300, 33), Química – Bacharelado (4410, 33), Química – Licenciatura (4420, 33), Química Industrial (4440, 44), Engenharia de Materiais (6100, 39), Curso Superior de Tecnologia de Alimentos (5570, 33);

- Bioestatística, 0100265, 4: Medicina Veterinária (500, 132), Ciências Biológicas – Bacharelado (4110, 39), Ciências Biológicas – Licenciatura (4120, 44), Farmácia (7100, 55).

Total de ingressos por ano: 1059.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA RITA DE ASSUMPCAO MAZZINI411/04/201631/12/2016
ANDRESSA ABREU DE SOUSA811/04/201606/05/2016
DOUGLAS VICENTE ALCHIERI2011/04/201631/05/2016
ELISIA RODRIGUES CORREA411/04/201631/12/2016
GISELDA MARIA PEREIRA411/04/201631/12/2016
GIULIA VERRUCK TORTOLA2011/04/201616/12/2016
GUSTAVO SESSA FIALHO411/04/201631/12/2016
ISABELLA ALMEIDA FERREIRA2011/04/201616/12/2016
JOVE ÁVILA VAZ2026/08/201616/12/2016
Jardel Arnold Siveris2001/06/201630/07/2016
MARCO ANDRE PALDES DA COSTA811/04/201631/12/2016
MARINE TEIXEIRA PADILHA2011/04/201616/12/2016
RAPHAEL VANCINI BERNARDI2011/04/201616/12/2016
ROGERIO COSTA CAMPOS111/04/201631/12/2016
STELA XAVIER TERRA2011/04/201616/12/2016
TAMIRES DA SILVA MARTINS2027/06/201601/11/2016
TANYSE PARADA SAMPAIO2005/09/201616/12/2016
VITOR ABEL MONTEIRO ALVES2011/04/201630/07/2016
WILLIAN SILVA BARROS111/04/201631/12/2016

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