Nome do Projeto
O ensino de Geotecnologias: possibilidades e aplicações
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 23/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Geografia
Resumo
O projeto de ensino “O ensino de Geotecnologias: possibilidades e aplicações” busca fomentar entre os discentes a utilização do Laboratório de ensino de Geotecnologias, no âmbito das possibilidades e aplicações dos materiais de que o mesmo dispõe. O laboratório de ensino de Geotecnologias foi estruturado para contribuir ao estímulo, à formação e à habilitação de profissionais Licenciados e Bacharéis em Geografia, mediante a oferta de exercícios de caráter técnico, de pesquisa, ensino e extensão, instrumentalizando alunos para a análise e gestão do Espaço Geográfico mediante o uso das Geotecnologias. No laboratório são desenvolvidas as disciplinas de Introdução ao Sistema de Informações Geográficas (SIG), Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Quantificação em Geografia e Fotogeografia dos Cursos de Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia e Antropologia e Arqueologia, assim como, são desenvolvidas as disciplinas da pós-graduação (Mestrado em Geografia) Banco de Dados Geográficos e Sensoriamento Remoto aplicado ao levantamento dos usos e coberturas da terra.

Objetivo Geral

"Melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, combate à reprovação, à retenção e à evasão nos cursos de graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) e Antropologia e Arqueologia da UFPEL, mediante atuação de monitores de ensino no apoio ao desenvolvimento das disciplinas de caráter técnico/ prático: “Introdução ao Sistema de Informações Geográficas (SIG)”, “Sensoriamento Remoto”, “Geoprocessamento”, “Quantificação em Geografia”, “Fotogeografia” e “Cartografia e geoprocessamento” ministradas no Laboratório de Geotecnologias do Departamento de Geografia"

Justificativa

Na atualidade se acredita fundamental incrementar nos Cursos de Geografia da UFPel, tanto na Licenciatura como no Bacharelado, a compreensão e a familiarização com as Tecnologias de Informação Espacial (TIEs), visto que estas tecnologias têm transformado o discurso sobre a terra e os recursos, o sentido do conhecimento geográfico, as práticas de trabalho desenvolvidas por profissionais da geografia e, em última análise, o próprio sentido do espaço.
As TIEs envolvem um sistema complexo de práticas e materiais, os quais viabilizam a estocagem de informação em massa, base de dados mediados pela internet; serviços associados as ferramentas e os “mundos” aos quais elas dão acesso; a constituição de informações regulatórias específicas, etc. Professores de geografia e bacharéis em geografia (Geógrafos) têm de ser preparados para lidar com este sistema tecnológico.
No ano de 2012 o laboratório de Geotecnologias realizou atividades de ensino em parceria com o escritório de Porto Alegre da Navteq – empresa subsidiária da Nokia que é especializada em mapeamento. A empresa além de trabalhar com equipamentos de última geração em mapeamento, espera que seus mapas tornem-se mais precisos graças à informação crowdsourced, e está testando o conceito em vários países. Isso se dá numa através de parceria com especialistas locais em diferentes universidades, e para os alunos do curso de Bacharelado em Geografia tem sido uma rica experiência não só conhecer a ferramenta "Map Creator" de edição vetorial na rede, mas também todo o "sistema de moderação da comunidade", que permite que a empresa e a comunidade verifiquem as edições antes de integrá-los na base de mapa. Este projeto, além de continuar desenvolvendo essa parceria, pretende ampliar o conhecimento dos alunos para outras ferramentas de mapeamento colaborativo já existentes, bem como de plataformas digitais padrão que podem ser adaptadas para que possam desenvolver mapas colaborativos na rede.

Metodologia

a) Acompanhamentos e orientações aos acadêmicos no desenvolvimento das atividades práticas das disciplinas ministradas no Laboratório de Geotecnologias;
b) Realização de trabalhos experimentais no laboratório, vinculados ao processo de ensino-aprendizagem;
c) Orientações extraclasse, individuais ou em grupos, aos alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem nas disciplinas ministradas no laboratório;
d) Disponibilização de bases de dados georeferenciados, a serem utilizados nas disciplinas outras atividades do laboratório;
e) Desenvolvimento de produtos de cunho didático, a partir do conhecimento produzido nas pesquisas científicas acadêmicas e da prática de sala de aula.

Resultados Esperados

Espera-se com esse projeto de ensino se qualificar o entendimento teórico-metodológico acadêmico acerca das geotecnologias, a fim de fazer avançar o uso da mesma em atividades de extensão e pesquisa.
Dada as noções básicas, sobretudo informacionais, mediante o uso de programas computacionais, requeridos no desenvolvimento de atividades práticas das disciplinas ministradas no laboratório, observam-se dificuldades dos alunos na concretização das avaliações propostas. Assim, espera-se que esse projeto de ensino, mediante a viabilização de exercícios extraclasse, contribua nas reduções das repetências e evasões discentes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALLAN DE OLIVEIRA DE OLIVEIRA202/05/201623/12/2016
ERIKA COLLISCHONN202/05/201623/12/2016
MOISES ORTEMAR REHBEIN402/05/201623/12/2016
PAULA DAIANA ALBRECHT PRIBE2002/05/201623/12/2016

Página gerada em 17/11/2019 05:24:24 (atualização a cada 15 minutos)