Nome do Projeto
Epistemologia da Geografia: as matrizes do pensamento geográfico
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Resumo
A história da Geografia demonstra que esta é uma ciência bastante complexa no que diz respeito aos seus fundamentos teóricos e metodológicos. Entender o espaço do homem, em uma concepção crítica, é a tarefa imposta fundamentalmente à Geografia. Hoje em dia não podemos mais conceber as noções que relegam ao espaço um papel meramente subsidiário e, muitas vezes, subalterno no entendimento da realidade. A consideração do espaço como um elemento integrante da realidade, capaz de intervir diretamente na organização da própria sociedade, é um reconhecimento da importância que temos que considerar ao espaço para a compreensão concreta do mundo.
Foi com o passar do tempo que as análises distintas da proposição positivista foram ganhando fôlego, animadas principalmente pela falta de perspectivas colocadas pelo positivismo na solução dos problemas contemporâneos. Aos poucos começa a se delinear uma interpretação da realidade que contempla o espaço como uma instância da sociedade, algo que importa na produção social. Enfim, o espaço aparece, finalmente, como algo humano, condição e resultado do processo produtivo social.
Portanto, entender as matrizes originárias do pensamento geográfico se impõe como uma tarefa necessária para o real entendimento da Geografia enquanto ciência e enquanto disciplina escolar nos dias atuais.
Objetivo Geral
Analisar as matrizes do pensamento geográfico
Justificativa
O pensamento geográfico se estrutura com base em fundamentos teóricos e metodológicos expressos ao longo da história por diversos pensadores. Pretende-se conhecer a fundo a contribuição deste pilares da Geografia com base em três perspectivas diferentes: i)as matrizes clássicas originárias, estudando a contribuição de Elisée Teclu, Vidal de La Blache, Jean Brunhes, Max Sorre, Pierre George, Jean Tricart e Richard Hartshorne; ii) as matrizes da renovação, com análise das obras de David Harvey, Neil Smith, Massimo Quaini, Jean Tricart, Milton Santos, Yi-Fu Tuan e Yves Lacoste; iii) as matrizes brasileiras, com estudos de Josué de Castro, Aziz Ab'Saber,Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, Bertha Becker, Milton Santos, Horiete Gomes e Armando Correa da Silva.
Assim, será possível construir um quadro analítico da evolução do pensamento geográfico.
Assim, será possível construir um quadro analítico da evolução do pensamento geográfico.
Metodologia
Estudos em grupos dirigidos sob a coordenação dos professores integrantes do projeto, incluindo monitores e estudantes das disciplinas de Epistemologia da Geografia I, Epistemologia da Geografia II e Epistemologia da Geografia para os cursos de Licenciatura em Geografia e Bacharelado em Geografia.
Serão organizadas reuniões para estudo e debate dos textos dando condições para que os monitores participem de maneira ativa de tarefas auxiliares nas disciplinas envolvidas e permitindo aos estudantes não monitores o aprofundamento dos conhecimentos dos programas destas disciplinas.
Serão organizadas reuniões para estudo e debate dos textos dando condições para que os monitores participem de maneira ativa de tarefas auxiliares nas disciplinas envolvidas e permitindo aos estudantes não monitores o aprofundamento dos conhecimentos dos programas destas disciplinas.
Resultados Esperados
Espera-se o melhor rendimento escolar dos estudantes participantes tendo em vista que o conteúdo das disciplinas envolvidas é extremamente volumoso, exigindo atividades extra classe como apoio ao estudo. Ao longo do tempo, também por ser uma disciplina para ingressantes, há uma reprovação muito grande nestas disciplinas associada à impossibilidade dos estudantes acompanharem a carga de leitura disponível. Portanto, espera-se que o Projeto de Ensino seja capaz de melhorar o desempenho dos participantes.
Qualificar o entendimento dos pressupostos da Geografia, questão fundamental para a compreensão da disciplina e da ciência em todo o seu contexto. A Epistemologia da Geografia apesar de, enquanto disciplina, ser datada no currículo e nos estudos acadêmicos, trata-se de uma postura científica necessária para o profissional da área em toda a sua formação. Por isso, espera-se, também que seja possível melhorar a compreensão da Geografia no contexto escolar e científico dos profissionais que lidam com esta ciência.
Qualificar o entendimento dos pressupostos da Geografia, questão fundamental para a compreensão da disciplina e da ciência em todo o seu contexto. A Epistemologia da Geografia apesar de, enquanto disciplina, ser datada no currículo e nos estudos acadêmicos, trata-se de uma postura científica necessária para o profissional da área em toda a sua formação. Por isso, espera-se, também que seja possível melhorar a compreensão da Geografia no contexto escolar e científico dos profissionais que lidam com esta ciência.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
MARA LUCIA VASCONCELOS DA COSTA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
SIDNEY GONÇALVES VIEIRA | 2 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |