Nome do Projeto
Epistemologia da Geografia: as matrizes do pensamento geográfico
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Resumo
A história da Geografia demonstra que esta é uma ciência bastante complexa no que diz respeito aos seus fundamentos teóricos e metodológicos. Entender o espaço do homem, em uma concepção crítica, é a tarefa imposta fundamentalmente à Geografia. Hoje em dia não podemos mais conceber as noções que relegam ao espaço um papel meramente subsidiário e, muitas vezes, subalterno no entendimento da realidade. A consideração do espaço como um elemento integrante da realidade, capaz de intervir diretamente na organização da própria sociedade, é um reconhecimento da importância que temos que considerar ao espaço para a compreensão concreta do mundo. Foi com o passar do tempo que as análises distintas da proposição positivista foram ganhando fôlego, animadas principalmente pela falta de perspectivas colocadas pelo positivismo na solução dos problemas contemporâneos. Aos poucos começa a se delinear uma interpretação da realidade que contempla o espaço como uma instância da sociedade, algo que importa na produção social. Enfim, o espaço aparece, finalmente, como algo humano, condição e resultado do processo produtivo social. Portanto, entender as matrizes originárias do pensamento geográfico se impõe como uma tarefa necessária para o real entendimento da Geografia enquanto ciência e enquanto disciplina escolar nos dias atuais.

Objetivo Geral

Analisar as matrizes do pensamento geográfico

Justificativa

O pensamento geográfico se estrutura com base em fundamentos teóricos e metodológicos expressos ao longo da história por diversos pensadores. Pretende-se conhecer a fundo a contribuição deste pilares da Geografia com base em três perspectivas diferentes: i)as matrizes clássicas originárias, estudando a contribuição de Elisée Teclu, Vidal de La Blache, Jean Brunhes, Max Sorre, Pierre George, Jean Tricart e Richard Hartshorne; ii) as matrizes da renovação, com análise das obras de David Harvey, Neil Smith, Massimo Quaini, Jean Tricart, Milton Santos, Yi-Fu Tuan e Yves Lacoste; iii) as matrizes brasileiras, com estudos de Josué de Castro, Aziz Ab'Saber,Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, Bertha Becker, Milton Santos, Horiete Gomes e Armando Correa da Silva.
Assim, será possível construir um quadro analítico da evolução do pensamento geográfico.

Metodologia

Estudos em grupos dirigidos sob a coordenação dos professores integrantes do projeto, incluindo monitores e estudantes das disciplinas de Epistemologia da Geografia I, Epistemologia da Geografia II e Epistemologia da Geografia para os cursos de Licenciatura em Geografia e Bacharelado em Geografia.
Serão organizadas reuniões para estudo e debate dos textos dando condições para que os monitores participem de maneira ativa de tarefas auxiliares nas disciplinas envolvidas e permitindo aos estudantes não monitores o aprofundamento dos conhecimentos dos programas destas disciplinas.

Resultados Esperados

Espera-se o melhor rendimento escolar dos estudantes participantes tendo em vista que o conteúdo das disciplinas envolvidas é extremamente volumoso, exigindo atividades extra classe como apoio ao estudo. Ao longo do tempo, também por ser uma disciplina para ingressantes, há uma reprovação muito grande nestas disciplinas associada à impossibilidade dos estudantes acompanharem a carga de leitura disponível. Portanto, espera-se que o Projeto de Ensino seja capaz de melhorar o desempenho dos participantes.
Qualificar o entendimento dos pressupostos da Geografia, questão fundamental para a compreensão da disciplina e da ciência em todo o seu contexto. A Epistemologia da Geografia apesar de, enquanto disciplina, ser datada no currículo e nos estudos acadêmicos, trata-se de uma postura científica necessária para o profissional da área em toda a sua formação. Por isso, espera-se, também que seja possível melhorar a compreensão da Geografia no contexto escolar e científico dos profissionais que lidam com esta ciência.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MARA LUCIA VASCONCELOS DA COSTA202/05/201616/12/2016
SIDNEY GONÇALVES VIEIRA202/05/201616/12/2016

Página gerada em 29/03/2024 11:53:08 (consulta levou 0.024248s)