Nome do Projeto
Representação Digital para Apresentação de Projetos Acadêmicos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 01/03/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
O processo de Apresentação de Projetos Acadêmicos, quer sejam de Arquitetura ou Design Gráfico, utiliza a Representação Gráfica como forma de simulação e visualização do que está sendo proposto. Nesta representação gráfica o uso das ferramentas digitais faz parte do cotidiano dos cursos de Arquitetura e Design Gráfico. Entretanto, as ferramentas digitais são constantemente utilizadas, renovando as possibilidades de apresentação digital de projetos gerando a necessidade de constante atualização das habilidades e conhecimentos necessários para o seu uso na visualização do que é proposto pelos projetos de arquitetura e design desenvolvidos pelos estudantes. Neste sentido o presente projeto de ensino busca propor um conjunto de atividades de caráter temporário que visem contribuir com processo de ensino/aprendizagem nas disciplinas de Projeto ao realizar atividades, extra sala de aula, orientada e voltada ao uso de representação digital na apresentação de projetos acadêmicos.
Objetivo Geral
• Desenvolver material didático e ministrar oficinas que auxiliem na criação e uso de Representações Digitais para Apresentação de Projetos Acadêmicos de Arquitetura e Design Gráfico.
Justificativa
No contexto do ensino de Projeto para Arquitetura ou Design Gráfico temos nas representações gráficas, uma importante ferramenta de apresentação, simulação e análise do que está sendo proposto pelos estudantes. Entretanto, este processo de representação gráfica quando utiliza conteúdos digitais depende necessariamente da aplicação de alguma ferramenta específica para o tipo de representação desejada, como programas de modelagem tridimensional, de ilustração vetorial ou mesmo edição de imagens. Além do conhecimento especifico de cada ferramenta digital novas possibilidades de uso dos conteúdos digitais criados se atualizam constantemente como Realidade Aumentada, Ambientes Interativos, Hologramas ou diferentes possibilidades de criação de Mockups. Dessa forma, o presente projeto se propõe a desenvolver materiais didáticos que auxiliem no uso destas possibilidades de apresentação de Projetos Acadêmicos.
Metodologia
O projeto de ensino proposto caracteriza-se como Projeto para o Ensino, pois visa à elaboração de materiais para utilização em práticas pedagógicas.
Sendo assim, o seu desenvolvimento consistirá nas seguintes etapas: Proposição, Desenvolvimento e Avaliação.
A etapa de Proposição consistirá em propor diferentes exemplos, contextualizados para Arquitetura e Design Gráfico, de novas possibilidades de uso para as Representações Digitais na apresentação de projetos acadêmicos.
Na etapa de desenvolvimento serão criados materiais didáticos que auxiliem na utilização das ferramentas digitais propostas pelos exemplos de apresentação de projetos academicos. Além disto, nesta etapa serão ministradas oficinas que demonstrarão como ocorre o desenvolvimento das representações propostas.
A etapa de avaliação consistirá na análise dos materiais didáticos, bem como das oficinas ministradas, para avaliar a possibilidade de inclusão dos conteúdos em disciplinas regulares dos cursos de Arquitetura e Design Gráfico.
Sendo assim, o seu desenvolvimento consistirá nas seguintes etapas: Proposição, Desenvolvimento e Avaliação.
A etapa de Proposição consistirá em propor diferentes exemplos, contextualizados para Arquitetura e Design Gráfico, de novas possibilidades de uso para as Representações Digitais na apresentação de projetos acadêmicos.
Na etapa de desenvolvimento serão criados materiais didáticos que auxiliem na utilização das ferramentas digitais propostas pelos exemplos de apresentação de projetos academicos. Além disto, nesta etapa serão ministradas oficinas que demonstrarão como ocorre o desenvolvimento das representações propostas.
A etapa de avaliação consistirá na análise dos materiais didáticos, bem como das oficinas ministradas, para avaliar a possibilidade de inclusão dos conteúdos em disciplinas regulares dos cursos de Arquitetura e Design Gráfico.
Resultados Esperados
Espera-se com a realização do presente projeto contribuir no uso de Representações Digitais na Apresentação de Projetos Acadêmicos no contexto dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, e Design Gráfico, ampliando as possibilidades de análise e simulação do que é proposto pelos estudantes em seus projetos. Desta forma, pretende-se contribuir para o aprimoramento e qualidade de ambos os Cursos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANO DA ROCHA TAVARES | 5 | 15/10/2016 | 15/11/2016 |
ALICIA CRUZ LEONARDO | 5 | 17/11/2016 | 02/12/2016 |
ANA PAULA CLAUDIO DE FREITAS | 5 | 17/11/2016 | 02/12/2016 |
ANA PEREIRA GONZALEZ | 5 | 15/10/2016 | 15/11/2016 |
ANDREIA BORDINI DE BRITO | 2 | 02/05/2016 | 01/03/2017 |
CAROLINE OLIVEIRA DOS SANTOS | 20 | 02/05/2016 | 01/03/2017 |
CLÁUDIA DA SILVA NOGUEIRA | 5 | 07/11/2016 | 02/12/2016 |
EDUARDO FARINA AMARAL | 5 | 15/10/2016 | 15/11/2016 |
FELIPE ETCHEGARAY HEIDRICH | 6 | 02/05/2016 | 01/03/2017 |
GIULIA RUSZKOWSKI PEREIRA | 5 | 15/10/2016 | 15/11/2016 |
GUSTAVO DOMINGUES STEFANI | 5 | 15/10/2016 | 15/11/2016 |
HENRIQUE DOS SANTOS OLSON | 5 | 15/10/2016 | 15/11/2016 |
IOHANA STEINWANDTER | 5 | 17/11/2016 | 02/12/2016 |
IVANA FARIAS FERNANDES | 5 | 15/10/2016 | 15/11/2016 |
IVANA PATRICIA IAHNKE STEIM | 1 | 02/05/2016 | 01/03/2017 |
JULIA CASTILHO TERRA | 5 | 15/10/2016 | 15/11/2016 |
JULIANA ROSINHA CONZATTI | 5 | 17/11/2016 | 02/12/2016 |
KARISSA HARUMI YOKEMURA | 5 | 15/10/2016 | 15/11/2016 |
LUCAS BOEIRA BITTENCOURT | 5 | 17/11/2016 | 02/12/2016 |
LUCAS DA CRUZ BASILIO | 5 | 15/10/2016 | 15/11/2016 |
MARCELO FEHLBERG NEY | 5 | 15/10/2016 | 15/11/2016 |
MARIANA COREIXAS VALENTE | 5 | 15/10/2016 | 15/11/2016 |
MARIANA TIMM DA SILVA | 5 | 07/11/2016 | 02/12/2016 |
MATHEUS AFONSO JESUS LOPEZ | 5 | 15/10/2016 | 15/11/2016 |
NATÁLIA GONÇALVES MARTINS MENNA | 5 | 15/10/2016 | 15/11/2016 |
PEDRO MATHEUS | 5 | 15/10/2016 | 15/11/2016 |
RAFAEL OLIVEIRA CORRÊA LUZ | 5 | 17/11/2016 | 02/12/2016 |
RAMAIANA CABRAL DE MELLO MESKO | 5 | 17/11/2016 | 02/12/2016 |
RENILDO FRANCISCO DA SILVA JUNIOR | 5 | 15/10/2016 | 15/11/2016 |
ROBERTA PASSOS BOEMEKE | 5 | 15/10/2016 | 15/11/2016 |
ROSEANA RUTZ IVEN | 5 | 17/11/2016 | 02/12/2016 |
TAUANE UARTH | 5 | 17/11/2016 | 02/12/2016 |
THAMARA BRUGNHAGO VITALINO | 20 | 02/05/2016 | 01/03/2017 |
THIAGO COSTA DA SILVA | 5 | 15/10/2016 | 15/11/2016 |
VINICÍUS VARGAS | 5 | 15/10/2016 | 15/11/2016 |
VINÍCIUS NUNES DE ANDRADE | 5 | 15/10/2016 | 15/11/2016 |