Nome do Projeto
Terceiro Ciclo de Estudos: cidade, margens e materialidade
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
06/05/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Resumo
No âmbito do Grupo de Estudos e Etnografias Urbanas (GEEUR) o presente Projeto de Ensino pretende dar continuidade as discussões desenvolvidas na edição anterior sobre a construção das referências culturais que sustentam as políticas públicas sobre patrimônio cultural. O objetivo do projeto anterior era focar na interação entre a produção/expressão cultural dos grupos sociais e a apropriação/construção desses elementos na definição das políticas de Estado (CERTEAU, 1998; PEIRANO, 2006). Nesta terceira sessão, o trabalho do Projeto de Ensino do GEEUR pretende aprofundar a reflexão sobre o tema das fronteiras e das margens como uma territorialidade específica da cidade, forjada sob a dinâmica da produção de sentidos afetada pela pluralidade própria à experiência urbana dos cidadãos contemporâneos e que comporta expressões de cultura imaterial e de cultura material (APADURAI, 1986; BHABHA, 2010). A dinâmica das expressões simbólicas materiais e imateriais que “tecem” as diferentes narrativas na cidade e que forjam suas territorialidades têm uma importante dimensão de poder que influenciam nas relações hierárquicas e/ou igualitárias que instituem a vida dos cidadãos. Assim, o que pretendemos é explorar às diferentes narrativas que constituem a cidade plural contemporânea e seus efeitos de poder. Sob a forma de encontros semanais, o tema acima será abordado através de discussões entre alunos do Bacharelado em Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia. O resultado dos estudos deverá produzir subsídios teóricos e metodológicos para as disciplinas sob responsabilidade dos professores integrantes do projeto.

Objetivo Geral

Proporcionar aos estudantes a possibilidade de praticar a disciplina de estudos que leve ao aprofundamento teórico-conceitual sobre o tema proposto: as dinâmicas da cultura material e imaterial que produzem as narrativas na cidade plural e seus efeitos de poder, bem como de compartilhamento de conhecimentos sobre os mesmos.

Justificativa

Os temas que serão desenvolvidos durante este terceiro Ciclo de Estudos têm inegável relevância na formação continuada dos alunos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Antropologia desta Universidade, assim como incidem nas pesquisas desenvolvidas pelos professores titulares do Grupo de Estudos e Etnografias Urbanas (GEEUR). Nesta edição, a intenção é que as atividades do grupo de estudos intensifique a conexão entre os estudos teóricos e os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no GEEUR. Parte-se aqui da compreensão de que a produção do conhecimento necessita da abertura de espaços em que o objetivo seja a integração das dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão próprias às atividades acadêmicas.

Metodologia

Apresentação de capítulos de livros e/ou obras completas, de artigos científicos de especialistas nos temas propostos, seguidos pela discussão e análise que tenham por foco a apreensão de conceitos relacionados às pesquisas. Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa e extensão dos participantes do grupo para consolidar as referências teóricas conforme os objetivos dos diferentes projetos. Neste âmbito dos projetos, a intenção é que ocorra o envolvimento conjunto entre os pesquisadores e estudantes e os grupos da comunidade envolvidos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, na perspectiva de que as avanços teóricos e pedagógico produzidos nos estudos passe por uma interlocução efetiva com os grupos e suas experiências de “criação” da cidade. Produzir a interação do grupo de estudos com disciplinas ministradas pelos professores participantes e que tenham conexão com os temas trabalhados.

Resultados Esperados

Os resultados esperados referem-se ao incremento teórico-metodológico das pesquisas e dos projetos de extensão dos professores e estudantes no que se refere ao tema proposto e que tal incremento qualifique as etnografias produzidas pelos participantes do grupo de estudo. Desenvolvimento de práticas pedagógicas que permitam a dinamização das disciplinas de graduação através da integração dos produtos do grupo de estudos nos conteúdos das disciplinas ministradas pelos professores participantes do projeto. Outro impacto importante é o compartilhamento e a interação do conhecimento acadêmico com o saber produzido por diferentes grupos sociais que compõem a cidade de Pelotas e outras localidades.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE CUNHA DA FONSECA206/05/201616/12/2016
CRISTIANO LEMES DA SILVA206/05/201616/12/2016
DANIEL VAZ LIMA206/05/201616/12/2016
FLAVIA MARIA SILVA RIETH406/05/201616/12/2016
FRANCISCO LUIZ PEREIRA DA SILVA NETO606/05/201616/12/2016
GUSTAVO FIORINI MARQUES2006/05/201616/12/2016
LOUISE PRADO ALFONSO406/05/201616/12/2016
LUÍSA XAVIER BARTZ206/05/201616/12/2016
MAIRA ARAUJO CHAGAS606/05/201616/12/2016

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