Nome do Projeto
Metodologias de Ensino em Educação Física Escolar
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
18/08/2014 - 15/12/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
Trata-se de um projeto de ensino que propõe a realização de estudos sobre temas de didática, metodologias de ensino e organização do trabalho pedagógico na área de Educação Física e de intervenção pedagógica na escola pública. O propósito do projeto é o de contribuir para a qualificação da formação inicial do aluno do curso de Licenciatura Plena em Educação Física desenvolvendo estudos e práticas pedagógicas nas escolas de ensino fundamental e médio das redes pública estadual e municipal da cidade de Pelotas-RS. Na atualidade, após um período de forte crítica à Educação Física ministrada nos diferentes níveis e modalidades da educação, professores e pesquisadores impuseram-se a tarefa de formular novas propostas metodológicas para esta área de conhecimento. Tais propostas foram elaboradas contendo forte crítica à educação física tradicionalmente ministrada no âmbito escolar que objetivavam fundamentalmente a melhoria da aptidão física e saúde e o ensino dos esportes nas escolas. No sentido de superar as contradições observadas nos processos educativos tradicionais, adequar o ensino e a aprendizagem à realidade social vivenciada pelos estudantes e traçar um caminho que tivesse como horizonte um perfil de aluno mais crítico, participativo em sua comunidade, sensível às necessidades de mudanças sociais para que a construção de uma cidadania verdadeiramente emancipada seja viável, forjou-se um movimento na comunidade acadêmica que teve como resultado o surgimento de diferenciadas maneiras de compreender o papel do professor, as funções e as tarefas da educação física no meio escolar. Entretanto, contrariando as perspectivas de seus formuladores, estas compreensões, materializadas em propostas pedagógicas, não foram integradas ao cotidiano da escola pública. Este distanciamento entre o que é produzido no meio acadêmico e a realidade vivenciada na escola têm como consequência mais marcante o alijamento do aluno da escola pública de um tipo de conhecimento mais elaborado, atualizado e condizente com as suas características e necessidades individuais e sociais. É interessante notar que nem os processos formativos instaurados no nível superior de ensino e tampouco as políticas públicas educacionais propostas no nível de governo federal, estadual e municipal, foram capazes de romper com o isolamento entre o que é “produzido” na universidade e o que é “vivenciado” pelo professor no decurso de seu trabalho na escola. Sem dúvida, esse fenômeno tornou-se o mais estudado em linhas de pesquisa de programas de pós-graduação na área de conhecimento da educação física, no âmbito dos estudos pedagógicos e sociais. Assim, a oportunidade deste projeto na área da Educação Física, é de fundamental importância para uma formação mais qualificada para o Licenciado em Educação Física e para a formação continuada do professor que desenvolve sua atuação como docente na rede pública escolar. Por um lado, oportuniza ao graduando a antecipação do contato com a realidade que caracterizará seu espaço de trabalho após completar sua graduação superior permitindo-lhe aplicar conhecimentos, observar e avaliar resultados de sua ação mediada pelos conhecimentos obtidos nas disciplinas cursadas. Dessa forma, o graduando participa de um processo que relaciona de modo indissociável a teoria e a prática educativa, contribuindo significativamente para a superação dos problemas comuns ao processo de ensino e aprendizagem. Os resultados positivos esperados por esse tipo de ação é fator de incentivo a dedicação do futuro docente à Educação Básica. Por outro lado, esse projeto permite ao professor que realiza o trabalho docente na escola publica sua atualização constante, aprimorando sua capacidade de “ser” professor e de garantir o acesso ao conhecimento aos alunos dessa rede de ensino. Além disso, protagoniza e co-participa da formação inicial do futuro docente da Educação Básica. Para a efetivação da proposta aqui apresentada é fundamental que a teoria e a prática pedagógica desenvolvidas nas escolas estejam alicerçadas em propostas metodológicas que tenham como objetivo o acesso ao conhecimento da cultura corporal, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionas (PCNs) da Educação Física, a Teoria Crítico-Emancipatória, a Teoria Critico-Superadora, a perspectiva Desenvolvimentista, a perspectiva Construtivista, entre outras. Trata-se, portanto, de experimentar, analisar, pesquisar e demonstrar a pertinência e a contribuição dessas teorias para o aprendizado e a assimilação dos conteúdos com significado humano e social de modo inter e transdisciplinar.

Objetivo Geral

Pesquisar, analisar e vivenciar propostas metodológicas sistematizadas para o ensino da Educação Física no âmbito da escola pública.

Justificativa

Considerando:
- o baixo rendimento dos alunos oriundos de algumas escolas públicas da cidade de Pelotas-RS, evidenciado pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica);
- a formação inicial do professor da escola pública ser considerada um fator e uma variável importante nos resultados escolares obtidos pelos alunos do ensino fundamental e médio;
- a necessidade de melhor qualificar a formação inicial do futuro trabalhador em Educaçâo Física para atuar na escola pública;
- o impacto na formação inicial proporcionado por vivências e experiências metodológicas realizadas desde o início do curso de Licenciatura em Educação Física;
Propõe-se este projeto de ensino que tem por propósito contribuir com a melhoria da formação inicial dos futuros trabalhadores em Educação Física que atuarão no ambiente escolar da escola pública no nível da educação básica.

Metodologia

Atividades Específicas da Área de Educação Física (AEEF)
Estas atividades serão executada por alunos participantes, professores das escolas, professor colaborador e professor coordenador. As atividades específicas da área de licenciatura em Educação Física objetivam o desenvolvimentode conhecimentos pedagógicos necessários à prática da Educação Física no ambiente escolar. Pretende-se atingir todos os níveis da educação básica.

AEEF 1. Análise situacional das escolas envolvidas e da disciplina de Educação Física por meio de observações, entrevista com a administração, professores e alunos e análise documental (legislação educacional, Projeto Político Pedagógico das Escolas, Plano de Ensino da Educação Física). Esta atividade visa elaborar um relatório com conhecimentos que possam orientar o planejamento das atividades a ser desenvolvidas no decurso do projeto nas escolas.
AEEF 2. Atividades de apoio à aprendizagem, realizadas em reuniões com bolsistas visando construir aportes didáticos que possam ser aplicados pelos bolsistas nas aulas acompanhadas e ministradas na escola. Aqui objetiva-se apresentar aos alunos temas para reflexão, problemas concretos e fontes de estudos, incentivando a criatividade e a originalidade na solução desses a partir de observações críticas da realidade;
AEEF 3. Apoio e acompanhamento às atividades dos professores de Educação Física do ensino fundamental e médio das escolas públicas integradas ao programa. Estas atividades tem por finalidade a compreensão da prática pedagógica presente nas aulas de Educação Física nas escolas, a problematização dessa prática, o apoio didático ao professor em suas tarefas de planejar, executar e avaliar o processo educativo.
AEEF 4. Investigação sobre temas pertinentes à prática pedagógica na área da educação física escolar – métodos, conteúdos, objetivos e avaliação, entre outros -, e sobre temas que interferem nessa prática, tais como a violência, o buyling, questões étnicas e de gênero, entre outras.
AEEF 5. Apoio à elaboração de trabalhos de pesquisa na área da educação física escolar, objetivando motivar os alunos a sistematizarem cientificamente seus estudos e reflexões sobre os problemas enfrentados no cotidiano escolar e socializa-los em eventos científicos.
AEEF 6. Participação em eventos científicos locais, regionais e nacionais, objetivando a divulgação e a socialização dos conhecimentos obtidos e sistematizados cientificamente.
AEEF 7. Criação do site do projeto, objetivando divulgar as atividades desenvolvidas na Educação Física.
AEEF 8. Promoção de atividades culturais com periodicidade mensal com a finalidade de debater temas pertinentes à educação e à educação física escolar. Estas atividades visam também criar um mecanismo que articule, aproxime e integre as atividades do projeto aos demais graduandos do curso de licenciatura. Enquadram-se neste tipo de atividade filmes, debates, palestras, entre outros.

Resultados Esperados

- Ampliar a qualidade da formação dos alunos do curso de Licenciatura em Educação Física para aturarem nos níveis de Ensino Fundamental e Médio da rede pública de ensino;
- Contribuir para a implantação de metodologias de ensino no âmbito da escola pública que tenham como perspectiva a formação de alunos críticos, emancipados e conscientes do seu papel de cidadão no interior da comunidade em que convivem;
- Oportunizar aos alunos do curso de Licenciatura em Educação Física vivências de experiências teórico-práticas na escola pública que permitam ao estudante compreender, intervir e participar do processo de elaboração do conhecimento a partir da realidade concreta do cotidiano escolar;
- Aproximar o aluno bolsista do futuro trabalho docente na escola pública de educação básica de forma autônoma e reflexiva sobre os problemas da educação, assumindo o papel de sujeito de seu processo de formação;
- Participar de atividades de cunho cultural e científico que promovam a integração das atividades do Subprojeto da Licenciatura em Educação Física ao Projeto Pedagógico da ESEF-UFPel e Projetos Político-Pedagógicos das escolas públicas participantes do programa;
- Elaborar relatório profundo sobre as condições das escolas públicas envolvidas pelo projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALISANE KARINE DE SOUZA MACHADO1218/08/201415/12/2014
CELEIDE HAUDT CASARIN1218/08/201415/12/2014
FLAVIO MEDEIROS PEREIRA218/08/201415/12/2014
FREDERICO DOS SANTOS LEITE1218/08/201415/12/2014
JOSE FRANCISCO GOMES SCHILD218/08/201415/12/2014
LUIZ FERNANDO CAMARGO VERONEZ318/08/201415/12/2014
MARIANGELA DA ROSA AFONSO218/08/201415/12/2014
Miriam Ribeiro Dallmann1218/08/201415/12/2014
Misael Aguiar da Cunha1218/08/201415/12/2014
PABLO FREITAS SANTOS1218/08/201415/12/2014
RUBIANE CASTELI1218/08/201415/12/2014

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