Nome do Projeto
Um convite à Matemática: Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral para os cursos de Engenharia da UFPel
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 30/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Resumo
Na Universidade, disciplinas de Cálculo aparecem em cursos das áreas de exatas, em vários semestres. São disciplinas básicas, ministradas para alunos recém-egressos do Ensino Médio. Em alguns cursos tais disciplinas são essenciais para a formação do aluno e em outros, são disciplinas complementares. Principalmente em cursos de engenharia, as disciplinas de Cálculo são tratadas com diferentes ênfases, sob alguns pontos de vista que são relevantes para a formação do aluno, de acordo com sua área de concentração, visando a introduzir os significados mais importantes conforme surja a necessidade. Muitos alunos, no entanto, iniciam tais disciplinas sem terem desenvolvido estruturas cognitivas relacionadas à interpretação da linguagem matemática, à compreensão de conceitos que são estruturas para o desenvolvimento de novos conceitos. Revelam, assim, dificuldades em habilidades de reflexão, exploração e dedução. Às vezes, “guardam” a técnica e não o significado dos conceitos. E, consequentemente, apresentam dificuldades no desempenho acadêmico. É nesse contexto que se destaca o papel do monitor de Cálculo, figura primordial para o sucesso de um curso, uma vez que personaliza a modalidade mediante o apoio organizado e sistemático que estimula e orienta o aluno que apresenta dificuldades, facilitando-lhe às situações de aprendizagem. O trabalho de monitoria, nesse sentido, traz um diferencial para a instituição. Como atividade extra-classe, atua como fonte de auxílio, a fim de suprir deficiências de conhecimentos necessários para o perfeito entendimento de conceitos do curso, numa situação em que a população estudantil assistida ganha, qualitativamente, pois o monitor, por ser um integrante da mesma categoria da população alvo, reúne favoráveis condições de se tornar um vetor motivacional no processo de ensino aprendizagem.

Objetivo Geral

• Dar suporte ao aluno que apresente dificuldades em conteúdos básicos anteriores ao curso de graduação;
• Dar suporte ao aluno que apresente dificuldades em conteúdos referentes às disciplinas de Cálculo;
• Aprofundar a teoria dos temas associados às disciplinas de Cálculo;
• Aprimorar a qualidade de ensino da disciplina, uma vez que favorece a adoção de novas metodologias de ensino, bem como impulsiona o exercício da pesquisa acadêmica, permitindo uma contínua associação entre teoria e prática;
• Favorecer o contato entre os monitores e os alunos.

Justificativa

“Ao ingressar no terceiro grau, os estudantes de engenharia passam por uma transição difícil, de uma posição em que os conceitos eram construídos baseados em experiências e intuição, para uma em que lhes são apresentadas definições formais e propriedades reconstruídas através de deduções lógicas. Consequentemente, demonstrações adquirem um novo e importante status. Mesmo sendo necessária apenas lógica elementar para superar essa dificuldade extra, isso é muito mais do que o aluno estava acostumado a ver na escola secundária”. Conceitos como Limite e Derivada são bastante complexos e exigem um certo grau de abstração para serem compreendidos. Observa-se, assim, dificuldades na articulação da disciplina de Cálculo à rede de conhecimento dos estudantes ingressantes na Universidade. As dificuldades a serem enfrentadas se transformam em fatores de desmotivação, e têm como consequência níveis altos de reprovação e de desistência e os danos são incalculáveis. A partir da observação desses problemas, a contribuição de um monitor para as disciplinas de Cálculo seria muito importante, uma vez que ele auxiliaria no desenvolvimento cognitivo, que segundo Piaget se dá através de discussão de saberes, nas dificuldades sobre os conteúdos da disciplina bem como na deficiência de conteúdos básicos necessários para o entendimento das mesmas. Beneficia-se, de igual forma, o monitor, que ao contribuir para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de suas práticas e experiências pedagógicas, intensifica seu relacionamento com alunos e professores, favorecendo seu interesse pelo ensino e pela pesquisa e a consequente construção de competências necessárias a sua atuação acadêmico-profissional.

Metodologia

As 20 (vinte) horas de trabalho semanal do monitor (ou monitores) serão distribuídas da seguinte forma: 12 (doze) horas para atendimento aos alunos da disciplina e 8 (oito) horas para as outras atividades;

Encontros do orientador com o monitor visando ao seu aprimoramento acadêmico, onde o orientador poderá evidenciar ao monitor como abordar a teoria de alguns tópicos das disciplinas no atendimento aos alunos;

Encontros do orientador com o monitor, visando um melhor atendimento do monitor aos alunos, onde o orientador discutirá com o monitor os exercícios mais difíceis das listas de exercícios das disciplinas como também dos livros das referências bibliográficas;

Atendimento dos monitores aos alunos da disciplina em horários previamente divulgados em quadro de avisos para, na medida do possível, procurar esclarecer as dúvidas dos alunos;


Se necessário, de acordo com o acompanhamento, serão implementadas outras atividades para melhorar o desenvolvimento e compreensão da disciplina por seus alunos.

Resultados Esperados

Com o projeto de monitorias espera-se atingir uma diminuição nos índices de reprovação das disciplinas de Cálculo dos cursos de engenharia desta universidade. Acredita-se que as estratégias e intervenções que contribuam para o desenvolvimento de aprendizagem significativa, levando os alunos a usarem o conhecimento matemático para perceberem a realidade sob diferentes pontos de vista e a proporem formas alternativas de resolver os problemas com os quais lidam, faça com que esses alunos obtenham maior sucesso na vida acadêmica, não só nas disciplinas Cálculo mas também nas disciplinas específicas de seus cursos, visto que a área de engenharia tem como base essas ferramentas.

Indicadores, Metas e Resultados

A avaliação da monitoria será através de relatórios mensais em que
constem as atividades desenvolvidas e uma breve análise crítica, possibilitando um aprimoramento do papel do monitor, das aulas e do professor durante a disciplina

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE BORGES AZEVEDO1602/05/201630/12/2016
CARLOS EDUARDO ESPINOSA402/05/201630/12/2016
FRANCISCO STARK1602/05/201630/12/2016
GERMAN RAMON CANAHUALPA SUAZO402/05/201630/12/2016
GUILHERME JAHNECKE WEYMAR402/05/201630/12/2016
LARA RÚBIA TRANIN DE ALMEIDA1602/05/201630/12/2016
LUCAS MARTINHO BRANDT1602/05/201630/12/2016
MARCIA ROSALES RIBEIRO SIMCH402/05/201630/12/2016
WELTON ALVES DE MENEZES802/05/201630/12/2016

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